E quando te vem uma música na cabeça e você não pode executá-la?

    Autor Mensagem
    dibass
    Veterano
    # jul/12


    Me refiro sobre composições.

    Isso acontece muito comigo, de criar músicas com melodias, arranjos, etc. na cabeça mas não ser capaz de executá-las. Tanto por uma limitação técnica ou por uma falta de oportunidade de não ter o instrumento em mãos.

    Como ando de ônibus tenho muito tempo pra pensar. E é comum eu viajar bolando músicas na cabeça. Que já foram desde ideias aplicadas no violão, piano e até ideias pra músicas para orquestras. Como escuto bastante música instrumental e um pouco de música clássica sempre me vem ideias nesse sentido. No entanto não toco piano, nao toco em orquestra e as ideias que muitas vezes tenho não sou capaz de executar no violão ou baixo.

    Enfim...alguém mais aí passa por isso?

    Jube
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    dibass
    Eu passo por isso, eu até consigo passar o que vem na cabeça para o instrumento pensando nos intervalos, mas as ideias só aparecem quando estou na rua, no trabalho ou na cama quase dormindo e dificilmente consigo levar elas adiante. Ou a ideia cai pronta na cabeça, a musica com varios instrumentos, mas ai eu me concentro em uma pista e esqueço o resto

    Bob Mauley
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Enfim...alguém mais aí passa por isso?



    Sim, acontece direto comigo
    me sinto como um baixista agora =(

    Higor Leal
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Acho q todo estudante de musica passar por isso, é por isso que devemos estudar mais e mais, pra usar a tecnica em prol da musica e nao ao contrario :)

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    As idéias musicais são como as nuvens.
    Da mesma forma que chegam vão embora.
    E depois que o vento leva, nunca mais volta.

    Assim temos que registrar no papel para depois relembrar mais fácil.
    O ideal seria ter um instrumento por perto, o quando estiver dormindo ou em estado de vigília, levantar e se for possível pegar um instrumento e também anotar tudo.
    Mas muitas vezes as idéias que veem a nossa mente estão muito além da nossa capacidade musical, as músicas das esferas superiores, em que se ouve o som na mente.

    Outro dia veio um arranjo de música clássica na minha mente, e o máximo que consegui anotar foi um pouco do ritmo da batida das cordas dos violoncelos.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    dibass

    Cansei de perder ótimas linhas e melodias "ao vento", até porque sou dispersivo e do mesmo jeito que vêm vai rápido....

    Como não queria mais perder, só ando com celular com gravador de voz......se vêm na cabeça, gravo, cantarolando, assobiando, ou produzindo qualquer som com a boca (as vezes "falo instruções" do tipo "estilo Fulano").

    No começo tinha um pouco de vergonha quando estava em público/buzão/padaria e etc.

    Hoje em dia não ligo mais.........passo por doido, mas não perco uma ideia!

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig
    Boa sugestão.
    As melhores idéias eu tenho quando estou dirigindo um automóvel.

    dibass
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig
    Adler3x3
    Boa ideia!! Mas e quando não se é capaz de executar o que se "cria"? Hoje mesmo "compus" uma fuga hehe
    Parecia um loco balançando os braços e imaginando as tensões da música hehe

    Esp_erto
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    dibass
    Acontece com todo músico. Mas uma coisa que pode ajudar é comprar um smartphone e arranjar apps de música. Nesse caso você nem precisa da técnica necessária para registrar sua ideia. O app faz para você.
    ;)

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    dibass

    Não me preocupo com execução.....NUNCA!!

    Sou um guitarrista limitado, um músico mediano, mas nunca tive a pretensão de ser virtuose. Sou em primeiro lugar um compositor, um criador, um artista.....hoje o computador permite que eu escreva peças que não posso executar ou instrumentos que não toco.

    Mas não perco meu registro, até porque minha criatividade e imaginação, geralmente vai além de minha técnica.

    dibass
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Esp_erto
    Lelo Mig
    Mas eis aí outro problema. Não sei como registrar. Gravar no celular cantarolando a melodia até vai. Mas e nos casos que tenho a ideia de arraanjos pra vários instrumentos? Aí o bixo pega. Normalmente deixo passar rsrs

    ...meu sonho é ainda construir peças pra orquestra

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    dibass

    Eu recorro a um pouco de cada coisa que sei "meia boca"....

    Escrevo algumas coisas, executo no teclado algumas melodias (não sou tecladista, só consigo fazer linhas melódicas no teclado, se colocar a mão esquerda para harmonizar da "tilt" geral...e eu entro em coma...kkk)...e apelo para o "piano roll" (note on note) dos programas de escrita musical.

    Quando entram instrumentos específicos que não conheço o suficiente (trompas, oboés, fagotes e etc) procuro literatura sobre cada um deles, em que clave/tonalidades/alcance de escalas se enquadram e cuido de fazer o melhor possível para que eles soem natural (já que no computador tudo é possível, como executar um acorde num saxofone, por exemplo) evitando situações irreais.

    Esp_erto
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Esp_erto
    · votar


    dibass
    Gaste o tempo que você passa no ônibus aprendendo, seja num note ou num smartphone.

    Mas e nos casos que tenho a ideia de arraanjos pra vários instrumentos?
    ..meu sonho é ainda construir peças pra orquestra
    Já ouviu falar do edirol? Com ele seu sonho pode ser virtualmente realizado.

    edit: O edirol que eu falo é o vst.
    Coloque o vídeo no 5:42



    cafe_com_leite
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    isso acontece comigo, mas acontece muito de as ideias virem quando estou com a guitarra na mão, as vezes vem ideias de músicas inteiras, com linhas do baixo, bateria e até teclado, tudo de momento, as vezes dá pra registrar na mente ou gravar no cel mesmo pra lembrar depois, mas algumas vem na hora e mesmo que eu lembre oque eu estava fazendo eu não consigo dar continuidade, as vezes acontece de eu conseguir termina-la depois de meses sem toca-la, algo bem natural, acho que a verdadeira música é assim, natural, nada programado, são ideias que surgem na hora e do jeito que elas querem

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    dibass
    Mas e quando não se é capaz de executar o que se "cria"? Hoje mesmo "compus" uma fuga hehe
    Parecia um loco balançando os braços e imaginando as tensões da música hehe


    Isto é um problema em usar tudo virtual.
    Muitas destas composições podem ser tocadas somente por instrumentos virtuais.
    Quando for compor uma peça para instrumentos reais tem que levar em conta os detalhes de cada instrumento e o lado prático de efetivamente a peça poder ser tocada por um ser humano.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    Adler3x3

    Exatamente.......tem que ter muito cuidado, pesquisar cada instrumento, e as possibilidades reais de cada um....tomo sempre o maior cuidado com isso.

    Já vi cada bobagem no virtual, como executarem acordes em instrumentos monofônicos ou baterias em que o batera precisaria de 4 mãos e 4 pé prá tocar....rs

    sebber
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    dibass, se a limitação para tocar for por causa de velocidade, por exemplo, acho que você pode tentar gravar numa cadência menor, e depois acelerar para como deve ser.

    Blz, fica a gravação e você continua não conseguindo tocar, mas pelo menos não perde o registro.

    A propósito, comigo acontece o mesmo, penso em solos com técnicas que não sei fazer rsrs.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Enfim...alguém mais aí passa por isso?
    sim, eu as vezes sonho com música nova, no proprio sonho eu digo a mim mesmo que devo acordar e escrever a partitura, mas quando acordo não lembro dela

    o que você pode fazer é logo após um momento deste teu é pegar o gravador de audio e cantarolar essa tua música, depois com menos pressa para que a ideia não evapore você passa pro papel

    RuanbestXx
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: RuanbestXx
    · votar


    É um saco eu sempre passo por isso,só que eu penso nas músicas quando eu to dormindo ai eu não lembro no dia seguinte hauhsua , eu acho que vou começar a carregar um pedaço de papel com uma caneta ou um celular pra começar a gravar as músicas vai que sai uma boa ai hehe .

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    dibass

    Hoje mesmo me veio a idéia de um tema "batera/baixo/guita"....tava dirigindo......não tive dúvida >> acostamento >> celular >> gravador de voz >> e pronto!!.....ideia registrada.

    Obs: Se você me pedisse prá "cantar" ela agora (fazem umas 2 hs que gravei), não saberia mais...já apagou da memória. Por isso GRAVO sempre....não tá mais na minha cabeça, mas tá lá no meu celular!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a E quando te vem uma música na cabeça e você não pode executá-la?