klavier Veterano |
# jun/12
Escolas de música nos últimos dez anos abriram novas filiais. A Barra da Tijuca continua em expansão comercial, com empresas saindo do centro da cidade para lá, que está para receber um novo shopping inclusive, o que significa que há uma aposta no aumento do consumo na região. Com as obras da trans oeste vai aumentar o acesso à barra tanto quanto aumentar o acesso dos moradores da barra a outros pontos da cidade, e nesse tráfego por questão de logística pode-se buscar uma escola de música que não seja no bairro em que a pessoa resida. Com o preço convidativo dos instrumentos musicais produzidos na china e a facilidade no parcelamento da compra aumenta o número de pessoas que compram um instrumento, e são potenciais alunos das aulas de música. A terceira idade consome cada vez mais serviços, incluindo aulas de música. As escolas públicas e particulares estão obrigadas por lei a oferecerem atividades musicais dentro de seus projetos político-pedagógicos. Essas escolas podem escolher terceirizar esse serviço. A facilidade de gravação de áudio e/ou vídeo é um incentivo para a prática musical, e naturalmente estes praticantes buscam aprimorarem-se, e em muitos casos procuram por aulas de música. O laptop da aple é um exemplo, que já vem com um programa de gravação de áudio chamado garage band. Ações empresariais : 1)Ética concorrencial : Deve-se compreender o papel da concorrência como na arte marcial. Devemos reverenciar o adversário porque ele nos dá a oportunidade da luta. E não há vitória sem luta. 2) Transformar concorrentes em parceiros pontuais : Lanço aqui uma proposta aberta : criar um festival de música entre as escolas de música parceiras. Uma co-produção entre três ou quatro escolas seria bastante viável do ponto de vista do investimento, e poderia e deveria ser realizado para além dos muros das escolas, em espaços culturais da cidade. 2) Tão importante quanto conseguir novos alunos é manter os alunos que já estão na escola. 3) As empresas de instrumentos musicais têm profissionais para demonstração de seus produtos, e sua escola poderia propor que eles visitassem a escola periodicamente, na ocasião dos saraus da escola, por exemplo, e oferecerem preços diferenciados para seus alunos. Isso seria uma vantagem para o aluno escolher sua escola, ganhar um desconto na compra do instrumento de determinada marca parceira.
Como músico e professor acredito na conciliação da razão e da intuição, tanto no processo de ensino e aprendizado quanto na criação musical e artística em geral. Acredito na complementaridade da tradição oral e da erudição. O Tango nasceu nos bordéis. O Flamenco é uma música das ruas, das tabernas, como também o samba e o choro, e o rock. O jazz foi criado nas ruas, nos bares, na escola da vida. São todas músicas da escola da vida, nenhum desses gêneros foi criado dentro das universidades ou das escolas de música. Uma escola de música deve estar aberta à vida, ao sagrado e ao mundo. Um lugar de encontro, um templo da audição, o habitat natural da manifestação da sagrada beleza sublime através da arte da música. Guilherme Lessa Gonçalves (músico multi – instrumentista; aulas, shows, gravações, produção e consultoria) guilherme.lessa@yahoo.com.br
|