Aulas de teoria musical

    Autor Mensagem
    dalecapela
    Veterano
    # jan/12


    Olá pessoal, hoje eu vou passar para vocês, os conhecimentos que eu tenho sobre teoria musical ( para quem já tem conhecimentos sobre teoria musical, eu peço que ignore este tópico, para evitarmos conflitos ou controvérsias ). A teoria musical é o conjunto de todos os conhecimentos ( ciências ) sobre música.

    Introdução a teoria musical

    Música

    A música é um meio de comunicação, a qual nós utilizamos a arte de expressar idéias, manifestar os sentimentos de nossa alma ou dar vazão a todas as nossas emoções, por meio da combinação lógica de sons sucessivos e simultâneos, e silêncios, organizados no tempo. A música é composta por 3 elementos fundamentais, que são: melodia, harmonia e ritmo.
    A melodia é uma série de sons sucessivos, um após o outro, e que são representados graficamente de forma horizontal.
    A harmonia é a combinação de sons simultâneos, ou seja, executados de uma só vez, e que são representados graficamente de forma vertical, um som acima de outro som.
    O ritmo é o andamento frequente da música, que serve para organizar os sons com durações variadas no tempo, e mostrando-nos a velocidade da música.

    As propriedades do som

    O som possui 4 propriedades, que são: altura, intensidade, duração e timbre.

    - A altura é a propriedade de o som ser grave ( baixo ) ou agudo ( alto ). Em Física, a altura do som é medida por frequências ( vibrações ) e a sua unidade de medida é o Hertz ou Kilohertz. Sendo assim, quanto mais agudo ( alto ) for o som, terá maior frequência ( ou número de vibrações por segundos ), e quanto mais grave ( baixo ), terá menor frequência.

    - A intensidade é a propriedade de o som ser forte ou fraco, ou seja, se empregarmos maior ou menor força na execução de uma música. Se executarmos uma música com força, o resultado será um som forte, mais amplo ( volume alto ) e cheio de energia, ao contrário, o resultado será um som fraco, menos amplo ( volume baixo ), com menos energia. Em Física, a intensidade do som é medida pela sua amplitude, e a unidade de medida que eles usam é o Bel ou decibel.

    - A duração é a propriedade de o som ser longo ou curto no tempo. Note que quanto mais grave ( baixo ) for o som, terá maior duração e quanto mais agudo ( alto ), terá menor duração.

    - O timbre é a qualidade do som, que nos permite reconhecer a sua origem, ou seja, se o som vem de um piano, de uma flauta, de um violão, de uma bateria ou de uma voz humana, ou também, se estamos utilizando de uma técnica ou um efeito que deixa um determinado instrumento com um som diferente.

    Notas musicais

    A nota musical é um som isolado, ou um único som, como o som produzido quando tocamos uma corda solta de um violão ou quando apertamos uma só tecla de um piano. Cada nota musical tem uma determinada frequência ( altura ) com a sua duração correspondente. Em nosso sistema musical ocidental, nós temos a totalidade de 12 sons ( notas musicais ) diferentes, que segue nesta ordem ( do grave ao agudo ):

    Dó - Dó# - Ré - Ré# - Mi - Fá - Fá# - Sol - Sol# - Lá - Lá# - Si

    Destas 12 notas, 7 são chamadas "notas naturais", que são:

    Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si

    E as outras 5 notas são chamadas de "acidentes musicais", que são:

    Dó# - Ré# - Fá# - Sol# - Lá#

    Esta série de 12 notas diferentes, nós chamamos de "Escala Cromática".


    Tom e Semitom

    Em nosso sistema musical ocidental, nós temos uma unidade de medida, que serve para medir a distância entre duas notas musicais. Assim como, por exemplo, a unidade de medida centímetro e metro serve para medir a distância entre duas extremidades, a unidade de medida musical que é "semitom" ( também chamado de meio-tom ) e "tom" mede a distância entre dois sons.
    - Semitom ( ou meio-tom ) é a "menor" distância entre duas notas musicais.
    - Tom é o equivalente a 2 semitons ( 1 tom = 2 semitons ).

    A escala cromática ( Dó - Dó# - Ré - Ré# - Mi - Fá - Fá# - Sol - Sol# - Lá - Lá# - Si - Dó ) é formada por semitons, ou seja, o intervalo entre as notas é de 1 semitom. Por exemplo, entre Dó e Dó# temos o intervalo de um semitom, entre Mi e Fá temos 1 semitom, entre Sol# e Lá temos 1 semitom e entre Si e Dó, 1 semitom. Já entre Dó - Ré temos 1 tom ( ou 2 semitons ), assim como entre Mi - Fá#, e Sol# - Lá# também temos 1 tom.

    Acidentes

    Um "acidente" ou "alteração" é um sinal usado para elevar ou abaixar a altura de uma nota, em certas medidas.
    Esses acidentes são:

    - sustenido ( # ) = "eleva" a altura de uma nota em 1 semitom.

    - bemol ( b ) = "abaixa" a altura de uma nota em 1 semitom.

    - dobrado sustenido ( x ou ## ) = "eleva" a altura de uma nota em "2 semitons" ( 1 tom ).

    - dobrado bemol ( bb ) = "abaixa" a altura de uma nota em "2 semitons" ( 1 tom ).

    Por exemplo, se elevarmos o Dó em 1 semitom, então vai ser Dó#. Se abaixarmos o Ré em 1 semitom, então vai ser Réb. Se elevarmos o Mi em 1 tom, então vai virar Mix ou Mi##. Se abaixarmos o Sol em 1 tom, vai ser Solbb.
    Note que a nota Dó# está 1 semitom acima do Dó, e ela também pode ser chamada de Réb, pois está 1 semitom abaixo de Ré. Então, apesar de Dó# e Réb terem nomes diferentes, elas representam o mesmo som. Quando nós temos 2 notas com nomes diferentes e que representam o mesmo som, nós chamamos elas de notas enarmônicas. Exemplos de notas enarmônicas:

    Dó# e Réb - Ré# e Mib - Fá# e Solb - Lá# e Sib - Mi# e Fá - Mi e Fáb

    Si# e Dó - Dób e Si - Dó## e Ré - Mibb e Ré - Mi## e Fá# e Solb

    Sibb e Lá - Si## e Dó# e Réb

    Escala Cromática

    Nós temos 2 tipos de escala cromática: a ascendente ( do grave ao agudo ), e a descendente ( do agudo ao grave ).

    Escala cromática ascendente:

    Dó - Dó# - Ré - Ré# - Mi - Fá - Fá# - Sol - Sol# - Lá - Lá# - Si - Dó.

    Escala cromática descendente:

    Dó - Si - Sib - Lá - Láb - Sol - Solb - Fá - Mi - Mib - Ré - Réb - Dó.

    Note que a escala cromática ascendente vai elevando as notas em semitons, pois por esse motivo ela é feita com sustenidos. Já a escala cromática descendente vai abaixando as notas em semitons, por isso é feita com bemóis.

    Semitom Cromático e Diatônico

    Quando duas notas com um intervalo de 1 semitom, têm o mesmo nome, elas são chamadas de "semitom cromático". Por exemplo, Sol e Sol#, ou Mi e Mib, ou Lá# e Lá##. Já quando têm nomes diferentes, são chamadas de "semitom diatônico". Por exemplo, Si e Dó, ou Mi e Fá, ou Ré# e Mi, ou Sibb e Sol#.



    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/277663/relacionados.html

    dalecapela
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bem pessoal, eu vou terminar por aqui, e a continuação eu vou fazer no próximo tópico, onde vou falar sobre escalas, intervalos genéricos e específicos.
    Espero que aproveitem bastante, e estudem com calma, sempre fazendo uma pesquisa profunda.
    Bom estudos!!!

    juninholiveira
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Esse texto é de sua autoria ou vc copio de algum lugar?

    dalecapela
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    é de minha autoria
    e poucas vezes tive que recorrer a livros ou sites, pra poder dar uma explicação melhor. Porém este texto é de minha autoria

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Aulas de teoria musical