"Nota" para cada "Sílaba"?

    Autor Mensagem
    Niyuki
    Veterano
    # dez/11


    Olá galera, estou há dias tentando pegar músicas de ouvido, e estou tendo MUITA dificuldade para fazer isso, então andei pensando, e me veio esta idéia, que tem até uma lógica, então resumidamente.
    Existe algum "dicionário" que represente cada sílaba em uma nota?

    Por exemplo (não EXATAMENTE isso, apenas um exemplo):
    Jo -> Dó
    Gar -> Ré
    Aí quando vai tocar uma música que tenha jogar, você na guitarra usa um Dó e depois um Ré.


    Talvez seja bobagem da minha parte, mas realmente não tenho dinheiro para um professor, então estou há alguns meses treinando sozinho, pois é o unico jeito que tenho para treinar, e não consigo evoluir tanto assim.

    De toda forma, obrigado!

    alexandrecoppo
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: alexandrecoppo
    · votar


    kra acho q n e por ai nao

    Carregando
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    isso não existe.

    makumbator
    Moderador
    # dez/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    Niyuki
    Por exemplo (não EXATAMENTE isso, apenas um exemplo):
    Jo -> Dó
    Gar -> Ré


    Óbvio que não é assim... cada sílaba cantada pode ser entoada em qualquer nota cara, depende da melodia, tonalidade, tessitura, etc...

    Ou vc acha que determinada sílaba deveria ter sempre o mesmo som?

    Seguindo a sua idéia, sempre que se usasse uma palavra qualquer(que é formada por sílabas) a mesma deveria ter SEMPRE as mesmas notas. É totalmente ilógico e anti criativo...

    Tuwnguitar
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    makumbator
    É totalmente ilógico e anti criativo...

    Anti criativo até é, porque na música o importante é ter liberdade, mas há uma lógica no que ele disse. Cada sílaba com uma nota pré-definida.

    Niyuki
    Estude campo harmônico, deve ter pelos sites na internet e no próprio FCC. Funciona assim o Campo Harmônico: Você vê uma música em C. Você tem 7 acordes básicos que estão no campo de C pra te ajudar a tirar a música facilmente.
    Boa sorte c/ os estudos ae.

    makumbator
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    Tuwnguitar

    mas há uma lógica no que ele disse. Cada sílaba com uma nota pré-definida.

    Claro que não. É absurdo ter SEMPRE a mesma sílaba com MESMíSSIMA nota. Pelo menos foi o que eu entendi como sendo a proposta/pergunta dele.

    Nesse caso, uma palavra qualquer teria SEMPRE a mesma combinação de notas.

    Exemplo:

    amado (palavra comum em músicas).

    Digamos que em tal sistema o "a" seja SEMPRE dó
    o "ma" sempre sol
    o "do" sempre mi bemol.

    O resultado seria: dó, sol, mib

    Nesse caso, SEMPRE que tal palavra surgisse em uma música cantada, as síladas da mesma deveriam obrigatoriamente ter essas notas.

    Para mim isso é absurdo.

    debussy222
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    mas muitos compositores já usaram esse sistema de notas.O q diferencia é q cada compositor possui um "sistema" diferente e ele mesmo pode variar de acordo com o q lhe for melhor,tudo depende da criatividade.

    Tuwnguitar
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    makumbator
    Nesse caso, uma palavra qualquer teria SEMPRE a mesma combinação de notas.
    Sim, você entendeu direito. Tira a criatividade? Sim. Tira a liberdade? Sim. Mas há sim, uma lógica, um raciocínio, algo que complete a ideia dele que é exatamente isso, que a música seguisse uma ordem perfeita. Mas claro que seria sem criatividade isso.

    Nesse caso, SEMPRE que tal palavra surgisse em uma música cantada, as síladas da mesma deveriam obrigatoriamente ter essas notas.
    Isso é a lógica.

    O resultado seria: dó, sol, mib
    Essa é a falta de liberdade.

    makumbator
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    Tuwnguitar

    Há realmente uma lógica, digamos que cartesiana na idéia dele, mas do ponto de vista musical é estapafúrdio...hehehe!

    diego gr
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Ouvi algo parecido com isso numa música do Megadeth, "Losing My Senses".
    Na parte que ele fala essa parte da letra, cada sílaba é uma nota:
    "Yesterdays answers have NO-THING - TO - DO"

    Carregando
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    diego gr

    isso é só o cara tocando a melodia da musica na guitarra..

    leviribeiro
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Niyuki
    Existe algum "dicionário" que represente cada sílaba em uma nota?

    Não.

    Tipo, não tem regra pra isso, saca, como o makumbator disse, tu pode cantar qqr silaba em qualquer tom. Na real tu nem precisa de sílabas pra fazer notas, pode ser uma letra, ou um som qualquer que você faz.

    Mas tem uns compositores malucos, não duvido que algum tenha feito um esquema assim pra compor umas musicas.... como que nem aquela historia da musica que era tocada normal depois de tras pra frente na partitura.... mó loucura.

    Tuwnguitar
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    makumbator
    Há realmente uma lógica, digamos que cartesiana na idéia dele, mas do ponto de vista musical é estapafúrdio...hehehe!

    Exatamente.

    will789
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    que tem até uma lógica
    não.... não tem.... qualquer silaba pode ser cantada em qualquer tom... isso q vc quer num tem fundamento nenhum....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Nota" para cada "Sílaba"?