has4 Veterano |
# set/11
Não conheço bem sobre o assunto, daí, resolvi fazer uma pesquisa sobre Reggae Raiz, e, sobre corais africanos.
Preciso do título das músicas - nome autor – intérprete. (sugestão)
Reggae (no geral, abrangendo outros estilos).
Por exemplo, conforme a wikipedia: o Rocksteady é um estilo musical proveniente da Jamaica dos anos 60, sendo próximo ao reggae e ao ska. Era muito apreciado pelos rude boys. Um estilo de música popular jamaicana que se diferenciava do ska nos anos 60. Em seus termos mais simples, rocksteady é como o ska com metade da velocidade, com o trombone substituído pelo piano e pelo baixo proeminente. As letras desse estilo são mais voltadas a temas sociais, com maior consciência política.
– (Essa última parte da definição acima é o que muito me interessante, por tanto, as letras das músicas com estes temas, são mais importantes mim!) ou seja, a mensagem! Ocorre que, não sou bom em Inglês, e assim, não conheço as letras e as mensagens. Gostaria de sugestões de músicas no referido estilo, com tais mensagens (aquela mais fortes!!!).
Fiz uma breve pesquisa, e sei de nomes como Bob Marley, Lee Perry, Peter Tosh, Gladiators, The Heathen (...)
Assisti hoje ao Documentário 'ROCKSTEADY: The Roots of Reggae': http://www.rocksteadyrootsofreggae.com/english/rocksteady.html
Encontrei musicas citadas no documentário acima referido – relação:
Sounds and Pressure – Hopetown Lewis Silent River Runs Deep – Judy Mowatt Stop That Train – U-Ray & The Tamlins People Rocksteady – Leroy Sibbles Rivers Of Babylon – Hopetown Lewis Tougher than tough – Derrick Morgan You don't love me no, no, no – Dawn Penn Love me Today – S. Cole & G. Anderson Freedom Street – Ken Booth Equal Rights – Leroy Sibbles & The Tamlins Take it easy – Hopetown Lewis Tipe is Higth – Marcia Griffith Bog Walk (instrumental) – The Musicians Conquering Ruler – Derrick Morgan Shonty Town (007) – Ken Booth & The Tamlins
Outras sugestões (citações que encontrei no FCC – não sei se são letras sociais e de protesto, mas as coloco aqui): i shot the sherif [i]woman no cry - Bob - regravada por Gil. Three Little Birds - Bob - regravada por Gil. I gonna be all right Jerusalem alpha blondy What I Got - Sublime Concrete Jungle - Bob Marley you don't love me - dawn penn So Much Things To Say
Quanto aos corais africanos, daqueles lindos pra caramba que a gente ouvi em alguns filmes sobre escravidão, etc., com aquelas negras que cantam pacas - aqueles vocais que nos reportam para a África, etc. Não conheço nada desse estilo, daí, também essa pesquisa! - Adoro ouvir aqueles corais - massa!
Desculpem-me se não estou sendo tão objetivo quanto ao que busco, mas a letra é essencial.
E,
Para não deixar o tópico somente nisso, que venham então as músicas mais famosas e melodiosas (Tops) do estilo, pois assim, teremos aqui a oportunidade de encontrarmos uma relação bem legal, para aqueles que queiram conhecer o estilo, baixar músicas, etc!
Figuem à vontade mesmo!
É isso. Obrigado!
\º/
|