Origem de acordes alterados de função dominante

    Autor Mensagem
    maxalves77
    Veterano
    # ago/11


    Boa noite,

    Em seu livro "Arranjo - volume 3", Ian Guest, apresenta um quadro funcional (página 82 pra quem possuir o livro) separando acordes em funções tônica, subdominante, subdominante menor e dominante.

    Na coluna de acordes de função dominante, ele coloca os acordes:
    -VII7(alt), IV7(#11), IV(#11), bIII(#5), bIII7(#5), III7(b9).

    Procurei no campo harmônico maior, menor e nos modos naturais origninados da escala maior (dórico, frígio, lídeo, mixolídeo, lócrio) e não encontrei a origem desses acordes.

    Alguém saberia me dizer de onde (campo harmônico de uma escala) surgem esses acordes?

    Richard Guitar
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Richard Guitar
    · votar


    Dê uma olhada nas escalas Menor Harmônica e Menor Melódica

    Abraço.

    Renato F
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Richard Guitar
    + 1

    maxalves77
    Respondido, pode fechar o tópico.

    pablo guibérrtô
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Esses acordes vem de um lugar distante através dos Navi. Brincadeiras a parte o Richard Guitar esta corretíssimo

    maxalves77
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: maxalves77
    · votar


    Obrigado pela resposta. Bom... sobre o acorde bIII(#5) tudo bem. É o terceiro grau da escala menor harmônica e melódica (bIII7M(#5) considerando a tétrade).

    Sobre os acordes IV7(#11) e IV(#11), tudo bem também. São o 4º grau da escala menor melódica (subdominante blues) e, considerando a escala deste acorde eu poderia colocar a (#11) fazendo com que o acorde fique IV7(#11).

    Agora... os acordes VII7(alt), bIII7(#5), III7(b9) não se encontram no campo

    harmônico menor melódico:
    Im7 IIm7 bIII7M(#5) IV7 Vm7 VIm7(5) VIIm7(5)

    e nem no menor harmônico:
    Im(7M) IIm7(5b) bIII7M IVm7/6 V7 bVI7M VIIº


    ---------------

    Nesse contexto, continua a pergunta... de onde vem os acordes

    VII7(alt), bIII7(#5), III7(b9) ?

    E outra questão relativa a eles... Segundo Ian Guest e alguns autores para ser considerado dominante o acorde deve possuir 4ªJ e a sensível (7M) do tom.

    Alguns desses acordes não possuem 4ªJ, possuindo apenas a sensível(7ªM). Mesmo assim podemos considerá-los de função dominantes, mas por possuírem apenas sensível e não 4ªJ, dominantes de "baixa força"?

    Richard Guitar
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Richard Guitar
    · votar


    Agora... os acordes VII7(alt), bIII7(#5), III7(b9) não se encontram no campo

    Eles vêm dos modos derivados também

    VII7(alt) - Menor Melódica
    Esse grau é enarmonicamente considerado.
    Pois sua 4b é vista como uma 3M, transformando-o em um acorde Maior.
    Ele é bastante discutido.
    Dê uma olhada nas características do acorde alterado (Escala Menor Melódica).

    Na escala Maior Harmônica aparece enarmonicamente um III7(b9) (substitui a 4b por uma 3M, já que esse grau é menor)
    Também na escala de Jônio5# (bIII derivado da Menor Harmônica) aparece um III7(b9)

    Para tentar achar o do bIII7(5#) eu pensei assim:
    Um acorde menor ( bIII7(5#) )
    com 5J (terça maior de um acorde maior)
    com 9b ( bIII7(5#) )
    com 7M ( bIII7(5#) )

    = Xm7M(9b)

    Esse acorde formaria uma escala interessante com 3 notas juntas por um intervalo de semiton ( 7M T 9b )

    Mesmo assim podemos considerá-los de função dominantes, mas por possuírem apenas sensível e não 4ªJ, dominantes de "baixa força"?

    Na minha opinião função de dominante mesmo só no V grau do campo harmônico, seguindo até a caracteristica exposta, de que eles devem ter a 7M e a 4J do tom, ou seja, se é do tom, somente ocorrerá no V grau mesmo.

    Os outros seriam dominantes alterados devido ao trítono, e não pela função em si.

    Abraço.

    Renato F
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Richard Guitar
    = Xm7M(9b)
    Esse acorde formaria uma escala interessante com 3 notas juntas por um intervalo de semiton ( 7M T 9b )


    Deve ter um som horrível, devido à proximidade das notas. rsrsrs


    Na minha opinião função de dominante mesmo só no V grau do campo harmônico, seguindo até a caracteristica exposta, de que eles devem ter a 7M e a 4J do tom, ou seja, se é do tom, somente ocorrerá no V grau mesmo.

    Vc esqueceu do VII grau (VIIm7(b5)), também tem 7M e 4J do tom, função de dominante. Ou vc estava falando de outra coisa?


    maxalves77

    Mesmo assim podemos considerá-los de função dominantes, mas por possuírem apenas sensível e não 4ªJ, dominantes de "baixa força"?

    Não cara, acorde dominante deve ter o trítono. Vc pode até imaginar um acorde sem o trítono "levando" a harmonia à outro acorde, mas isso se dá por outras características, não que eles sejam dominantes.

    Por exemplo na sequência:
    | F | Fm | C |

    O Fm não é dominante.

    Abraço.

    Richard Guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Renato F
    Vc esqueceu do VII grau (VIIm7(b5)), também tem 7M e 4J do tom, função de dominante. Ou vc estava falando de outra coisa?

    É mesmo! Atende os requisitos de ter a 7M e a 4J, mas acredito que ele seja visto como uma inversão do próprio V com uma 9.

    Abre margem para outras inversões como um IIm6 ser encarado como inversão do VII ou do V, nesse caso ele poderia ser um dominante também.

    Abraço.

    Renato F
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Richard Guitar

    Pô brother, mas aí vc já tá forçando a barra. rsrsrsrs

    Vamos tomar como exemplo a tonalidade Dó maior.

    mas acredito que ele seja visto como uma inversão do próprio V com uma 9.

    G7/9 = G - B - F - A
    Bm7/9 = B - D - F - A - Cadê o Sol?

    Abre margem para outras inversões como um IIm6 ser encarado como inversão do VII ou do V, nesse caso ele poderia ser um dominante também.

    G7 = G - B - D - F
    Dm6 = D - F - A - B - Cadê o Sol?

    No caso do IIm6 e o VII, tudo bem, mesmas notas.

    Bm7/9 = B - D - F - A
    Dm6 = D - F - A - B

    Mas, acredito que o IIm6 (apesar do trítono), não seja dominante porque a função subdominante, neste caso, é mais forte por causa da tônica.

    Já no caso do VII grau como a tônica é a sensível a função aparece mais clara.

    O que vc acha?

    Eu li uma vez que: "É por isso que chamamos de teoria musical, porque na prática..."

    Abraço.

    Richard Guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Renato F
    G7/9 = G-1 - B-3 - F-7 - A-9
    Bm7/9 só ajustando - Bm7(5b) = B-3 - D-5 - F-7 - A-9 - Cadê o Sol?


    Pensando em G no acorde de Bm7(5b). 3 5 7 9 - baixo na 3

    G7 = G-1 - B-3 - D-5 - F-7
    Dm6 = D-5 - F-7 - A-9 - B-3 - Cadê o Sol?


    Mesma situação, pensando em G no acorde de Dm6. 5 7 9 3 - baixo na 5

    Mas, acredito que o IIm6 (apesar do trítono), não seja dominante porque a função subdominante, neste caso, é mais forte por causa da tônica.

    O caso do Xm6 é muito famoso, e visto muitas vezes como um dominante disfarçado.

    Um G79 = G-1 B-3 F-7 A-9 por exemplo
    Se o baixo estiver na 5(D) ele fica como um Dm6

    G79 = G-1 B-3 F-7 A-9
    Dm6 = D-1 B-6 F-3 A-5

    Só mudou o baixo que é a 5 do acorde dominante.

    O que vc acha?

    Eu gosto muito de fazer minhas próprias deduções (claro, baseado na teoria) sobre essas coisas, e avaliar na prática como funciona, comigo ajuda bastante.

    Abraço.

    Renato F
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bm7/9 só ajustando - Bm7(5b)

    Tem razão, escrevi a cifra errada, valeu.

    Só que eu não entendi como inverter um acorde e omitir a tônica.

    O caso do Xm6 é muito famoso, e visto muitas vezes como um dominante disfarçado.

    Um G79 = G-1 B-3 F-7 A-9 por exemplo
    Se o baixo estiver na 5(D) ele fica como um Dm6

    G79 = G-1 B-3 F-7 A-9
    Dm6 = D-1 B-6 F-3 A-5


    Nesse exemplo, que vc citou. Inverteu o G79, mas omitiu a tônica. Sem a tônica perdemos os parâmetros pra entender de onde veio o acorde.

    Sei que o mesmo trítono está ali mas, apesar disso, não resolve da mesma forma.

    Na manjada harmonia:

    | D | F#m | G | Gm6 |

    Apesar de possuir o mesmo trítono do C79, o Gm6 não resolve no F (o que seria o certo, teoricamente falando), mas leva a harmonia de volta ao D. (neste caso)

    Eu gosto muito de fazer minhas próprias deduções (claro, baseado na teoria) sobre essas coisas, e avaliar na prática como funciona, comigo ajuda bastante.

    Tá corretíssimo, eu também estudo assim.

    Como é esse dominante disfarçado?

    Já ouvi falar em dominante sem efeito. Que é um acorde V7 que, na harmonia, não resolve no I.

    Abraço.

    Richard Guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Na manjada harmonia:

    | D | F#m | G | Gm6 |

    Apesar de possuir o mesmo trítono do C79, o Gm6 não resolve no F (o que seria o certo, teoricamente falando), mas leva a harmonia de volta ao D. (neste caso)


    Nessa progressão ele está mais relacionado com Emprestimo Modal do que com dominante disfarçado.

    Como é esse dominante disfarçado?

    Tem um termo chamado Cifragem Aparente, fala sobre dominante disfarçado.

    É basicamente um acorde cifrado de uma forma porém com outra função, normalmente, dominantes.

    Por exemplo, um G#º que pode ser visto como um G7(b9) ou um C#7(b9)

    Já ouvi falar em dominante sem efeito. Que é um acorde V7 que, na harmonia, não resolve no I.

    Aí é candência deceptiva.

    Abraço.

    Renato F
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Tem um termo chamado Cifragem Aparente, fala sobre dominante disfarçado.

    É basicamente um acorde cifrado de uma forma porém com outra função, normalmente, dominantes.

    Por exemplo, um G#º que pode ser visto como um G7(b9) ou um C#7(b9)


    Valeu. Entendi. Mas não concordo. Porque senão o G#º pode ser qualquer coisa, como um E7(b9) ou um A#7(b9).

    A não ser que o baixo ou outro instrumento qualquer toque a fundamental.

    É assim que funciona?

    Richard Guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Porque senão o G#º pode ser qualquer coisa, como um E7(b9) ou um A#7(b9).

    Aí se analisa como a harmonia está caminhando.

    Por exemplo:

    | A | G#º | F#m |

    Esse G#º pode visto como uma cifragem aparente para o V ( C#7(9b) ) do F#m.
    Aí dá pra ter uma noção do que que a pessoa que escreveu queria, nesse caso um caminho de baixo descendente.

    Na leitura da cifra fica mais fácil lê o G#º do que algo como C#7(9b)/G#.

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Origem de acordes alterados de função dominante