Choro, um estilo "condenado?!

    Autor Mensagem
    Dr.Pacheco
    Veterano
    # ago/11


    Dei uma pesquisada e não encontrei nenhum tópico parecido.

    Depois de um certo tempo estudando música tive contato com o choro, este estilo tão interessante e peculiar, e vi que tanto o contato quanto a disseminação do estilo eram bem escassos, conheci e gostei muito deste tipo de música, passei a escutar frequentemente e a tentar tocar algumas músicas (no meu caso no violão). Respondendo a um tópico aqui no fórum me veio a mente o porque o choro ser um estilo de música "esquecido", o que as pessoas veem, ou não veem no choro para que ele seja relegado a um papel secundário, o que vejo muitas vezes é que o estilo é caracterizado como música para vovó, e acho isso muito injusto, visto que pessoas como eu (jovens), mesmo que em pequena quantidade tentam disseminar o máximo possível essa maravilhosa expressão musical tipicamente brasileira.

    Enfim, sem mais divagações, vou logo ao ponto: o que vocês acham do choro, o que os atrai ou repele nele e o porque de ele ser tão relegado assim?

    De Ros
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Adoro choro, acho uma das coisas mais Brasileiras e geniais que temos por aqui.

    Se tu tiver um tempinho, escreve choro'n'roll no YouTube que tu vai dar muita risada!

    Renato F
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Dr.Pacheco
    1 - O que me atrai no chôro são as melodias muito criativas e cantantes. Verdadeira expressão da alegria do povo brasileiro. Gosto muito de tocar as peças da Suíte Popular Brasileira de Villa-Lobos, onde ele mistura o chorinho com outros estilos;

    2 - Nada me repele;

    3 - Não é um estilo musical "vendável", não tem apelo popular. É conhecida, como vc disse, por música pra vovó, porque naquela época foi um estilo popular. Mas com a banalização da nossa cultura caiu no esquecimento. Acredito que, entre os jovens, apenas os músicos, artistas em geral e pessoas com sensibilidade se interessam pelo estilo. O povão, em sua grande maioria, não se interessa.

    Abraço.

    carloneslive
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Acredito que, entre os jovens, apenas os músicos, artistas em geral e pessoas com sensibilidade se interessam pelo estilo. O povão, em sua grande maioria, não se interessa.

    É como a música erudita.

    Prometherion
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Acredito que, entre os jovens, apenas os músicos, artistas em geral e pessoas com sensibilidade se interessam pelo estilo. O povão, em sua grande maioria, não se interessa.

    É como a música erudita.


    É como TUDO mais, se não tá na mídia o povão não quer saber...

    luckitto
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Dr.Pacheco

    Enfim, sem mais divagações, vou logo ao ponto: o que vocês acham do choro, o que os atrai ou repele nele e o porque de ele ser tão relegado assim?

    Quem ouvir Waldyr Azevedo e naum gostar, tá mal cara!

    Choro. Bom D +++

    Its Fucking Boring To Death
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Muito melhor que bossa nova

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Achei que ninguém ia responder, ainda mais um tópico desse tipo.

    Enfim, mudando um pouco da ideia central, que ficou meio perdida nas respostas, como vocês veem o choro como possibilidade de estudo/desenvolvimento musical, vcs acham que seria importante todo música estudar um pouco de choro (e de muitos outros estilos, é claro) ???

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Eu não ouvia muito choro não, mas desde uns tempos eu tive uma curiosidade pelo estilo.
    Aí com a ajuda do De Ros, que atiçou ainda mais essa curiosidade e ainda me deu umas indicações, eu comecei a ouvir e gostei muito.
    Acho que é um estilo cheio de musicalidade. Em geral as músicas possuem temas, idéias, melodias interessantes, ritmos legais, polifonia, virtuosismo sem perder musicalidade... tudo que eu procuro em música.
    Sem contar que é um dos vários tipos da música popular brasileira, eu diria que é o meu preferido. O fato de ser instrumental também é um fator muito atrativo pra mim.

    Sobre ser um estilo popular ou não (em número de ouvintes), eu não me importo. Contanto que exista gente pra manter o estilo vivo, pra mim pouco importa se quem ouve é velho ou jovem.
    Quando eu tinha 15 anos eu não ouvia, por que eu deveria exigir que os jovens ouçam? Podem ouvir o que quiserem, que eu ouço o que eu quero e todo mundo ganha.

    Allan.Melo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Por incrível que pareça, eu gosto de Choro desde pequeno . Eu tinha uns 7 anos, na verdade.

    Meu pai comprou o álbum "ÉPOCA DE OURO E ARMANDINHO" e a partir dai comecei a gostar ( na época eu só escutava o Live at BBC dos Beatles...)



    No demais, concordo com o que o Die Kunst der Fuge disse.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Cada um tem os seus gostos, e cada estilo teve sua época.

    Eu mesmo não curto muito aquele "choro raiz" (violão, cavaquinho) talvez por não ouvir tanto, mas, sem preconceitos, prefiro o choro fragmentado em outras vertentes como o choro 'n' roll que o De Ros faz.

    Não é uma música com forte apelo comercial hoje, isso porque não se enquadra na nossa realidade.
    Porém o choro foi um dos primeiros gêneros musicas populares no Brasil, ele teve a sua época de ouro, pode se dizer que ele foi foda e que todo mundo ouvia choro, mas como tudo na vida isso passou e ele saiu das graças do povo.

    Mesmo assim não acho que o choro irá "morrer", pois ele está fortemente enraizado em outros estilos populares hoje no Brasil.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Choro, um estilo "condenado?!