Penta Blues Maior (Dúvida teórica)

    Autor Mensagem
    Fernanda Seilhe
    Veterano
    # jul/11


    Bom, pelo que eu venho estudado de escala aqui pelo forum mesmo, a Penta blues pode ser maior ou menos. Minha duvida é na maior. Li em alguns lugares que devemos adicionar somente a segunda aumentada (no caso de C, adicionar D#) , e li em outros lugares que devemos adicionar além da segunda aumentada, a quarta aumentada ( no caso de C, adicionar F#) [ assim que o Guitar Pro mostra a penta blues maior ]
    Afinar, qual está certo ? Obrigada desde então :D

    qew
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Fernanda Seilhe
    Afinar, qual está certo ?

    A que lhe soar mais agradavel.

    Fernanda Seilhe
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    sério ? Oo

    qew
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Fernanda Seilhe

    Em partes.

    Se você utilizar no seu solo e gostar, 'cair bem' no som, que problema há, mesmo que contrarie algum intervalo? Apesar do fato que dificilmente vai soar bem uma nota fora da escala.

    Falo isso baseado na prática, claro que se você for pensar puramente na parte teorica, que também é importante, você precisa saber as notas, as escalar, os intervalos...

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!

    qew
    Quando vc está falando em construção de Escala, não acho que seja aquilo que soar melhor. Se vc estiver falando em improviso, concordo plenamente, pois não é imprescindível que vc fique raciocinando com qual Escala vc está usando num determinado momento.
    Mas como aqui a questão é tirar uma dúvida na Blue Note existente na Penta Blues Maior, acho que não dá pra escolher a que soar melhor, pois se vc escolher uma vc tem uma Escala, se escolher a outra, vc obtém outra Escala.

    Fernanda Seilhe
    Para se obter a Blue-Note, ou seja, para se construir a Penta Blues vc acrescenta uma nota que será Segunda Aumentada ou Terça Menor em relação à Penta Maior e Quarta Aumentada ou Quinta Diminuta em relação à Penta Menor.
    Na minha opinião, os lugares onde vc leu que além de uma deve-se acrescentar outra estão equivocados. Pra mim o correto é: ou uma ou outra, dependendo da Escala que vc está considerando: se Maior ou Menor.

    Valeu!!!

    Carregando
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Fernanda Seilhe


    tu não deve ter lido direito, ou escreveram errado mesmo... mas como o Penta_Blues ja disse...


    Quarta Aumentada ou Quinta Diminuta em relação à Penta Menor.

    qew
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Penta_Blues
    Mas como aqui a questão é tirar uma dúvida na Blue Note existente na Penta Blues Maior, acho que não dá pra escolher a que soar melhor, pois se vc escolher uma vc tem uma Escala, se escolher a outra, vc obtém outra Escala.

    Mas você há de concordar comigo, que apenas a certa irá soar bem.

    Eu retifiquei o que eu disse, no meu segundo post, não estou defendendo a ideia de que todos devem seguir seus instintos de ouvido.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    Boa noite!!!

    qew
    Mas você há de concordar comigo, que apenas a certa irá soar bem.
    Sim é verdade.

    Fernanda Seilhe
    Para maiores detalhes, dê uma pesquisada e pergunte nos tópicos já abertos sobre o assunto:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/264341/relacionados.html

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Penta Blues Maior (Dúvida teórica)