Mp3 ( Quais são as vantagens e desvantagens? )

    Autor Mensagem
    Musicólatra
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Musicólatra


    Eu sou viciado em mp3, acho muito legal. Mas eu gostaria de saber o que vcs pensam sobre o mp3, o que ele tem de bom e o que tem de ruim?

    Eu, por exemplo, peguei o finalzinho do vinil e o auge do cd. Então às vezes eu fico pensando, era legar comprar um cd. Tinha aquela coisa de ter que sair de casa pra poder comprar, a gente ficava pensando: será que tem encarte? Será que tem as letras? Ou seja, tinha todo um lance de curtição, mesmo não tendo as facilidades do mp3, como adquirir tudo de uma só vez, por exemplo. Eu não tinha dinheiro pra comprar todos os cd´s de uma vez só, hehe. Mas tinha o lance da curtição.

    Com o mp3 acho que perdeu um pouco a graça. A gente acha praticamente tudo o que quer, não tem capa, não tem encarte, não tem nada. Outro dia eu tava falando com um amigo meu sobre isso, ele me disse que vai chegar uma hora em que não vai ter mais discografia pra baixar, pq vamos ter tudo!

    O que vcs acham?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Musicólatra

    A vantagem do MP3 é que ele cria um arquivo de tamanho reduzido pois eliminando certas frequência, que nós humanos, não percebemos. Assim, fica fácil armazená-lo e mesmo "movê-los" pela redes da vida. É um formato muito prático e se bem convertido, com alta qualidade, eu não consigo diferenciar de um "wav" por exemplo. A desvantagem do MP3 é que muitas vezes a conversão fica horrível, além do que alguns alteram o áudio, equalizando diferente do original. Enfim, é fácil manipular, o que pode ser prejudicial.

    Sobre CDs, eu adoro tê-los, e compro muito!!! Mas tem coisas que não tem aqui no Brasil! Aí fica complicado... Sobre vinis, eu tenho um montão aqui, mas nunca gostei pq arranham/mofam facilmente. Quanto ao som, nem lembro direito mas me recordo que quando ouvi um CD pela primeira vez eu pensei: "Nunca mais vou querer outra coisa!". Lembro que fiquei maravilhado em poder carregar um monte de CD's dentro de uma mochila! :)

    Abs

    Fireyeah
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu sou grande usuário dos download de música, mas ainda tento comprar os CD's de bandas que eu gosto. Eu acho que é o mesmo esquema dos E-books, que leio muito, porém não tem o mesmo valor dos livros. Não existe coisa melhor do que comprar o CD da sua banda favorita e ouvi-lo sentindo o cheiro de encarte novo e lendo as letras das músicas no contra-encarte. Eu ainda vou ter todos da Legião e dos Beatles(no mínimo).
    Sei lá, eu posso ser meio saudosista, mas mesmo sendo novo(tenho 15 anos) eu realmente valorizo os Cd's, livros e VHS's.

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Analisando:
    MP3 - é um arquivo de áudio compactado.

    - tamanho reduzido que facilita o arquivo;
    - toca na maioria dos players de computador e de mídias móveis;
    Contras
    - como os arquivos são compactados perde-se em qualidade;
    Infelizmente a atual geração (de pessoas) mp3 esta ouvindo música com audio de baixa qualidade;
    - os aparelhos de som com seus efeitos mascaram o áudio;
    e os aparelhos tipo system (micro, mini, pocket etc) que se vendem hoje em dia são todos de péssima qualidade, estas equalizações, reverbs e efeitos plásticos só mascaram o som.
    Os Graves exagerados que não são naturais.

    Nunca uma geração escutou tanto áudio ruim.

    Por exemplo:
    Comparando um música;

    - CD de áudio normal - Frequência 46 hertz e 16 bits - 8.737 Kbytes
    - em mp3 - Frquencia de 46 hertz e 16 bits - 1.985 kbytes

    Já a qualidade de DVD é de 48 hertz e de 24 bits.
    Se você escutar a mesma música num filme por exemplo em dvd vai notar que a qualidade é bem melhor.
    Já na produção de áudio as frequências em hertz podem variar até 196 hertz em 32 bits.

    O Mp3 como você mesmo disse é uma facilidade, é um quebra galho, melhor do que escutar o som num rádio ou cassete antigo.
    Mas, é uma deformação da música.

    O ideal seria ter players de alta qualidade que tocassem arquivos de música com mais qualidade.
    Afinal as mídias de armazenamento aumentaram a capacidade.
    Mas em contrapartida não ocorreu um aumento de qualidade na mesma proporção.
    Para a indústria o que interessa é a facilidade e o faturamento.
    O próprio som de cd é sofrível.
    Estes chips feitos na China, Coreia etc... são pura enganação de áudio.
    Há muito tempo já poderiamos ter uma qualidade melhor.

    dibass
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: dibass
    · votar


    O legal seria se as bandas juntassem forças e fizessem uma campanha a favor da valorização da música.
    Só quem tem banda e já trabalhou na gravação de um disco sabe o sofrimento que é.

    Poh, 20 conto que tu gasta na compra de um CD gasate-se muito mais e muito mais fácil em coisas mais medíocres.

    ...a vantagem do mp3 é poder ter musica no celular (:

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mp3 ( Quais são as vantagens e desvantagens? )