viajando um pouco: o futuro da mu$ica

    Autor Mensagem
    sou ruim e vc
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: sou ruim e vc


    Outro dia eu estava no site do Alex Skolnick (guitarrista do testament, entre outras coisas) e ele falava sobre como tá dificil a situaçao do musico, no quesito grana. Falou que com esse lance de internet, downloads e blablabla a coisa tá ficando insustentável e etc e tal...
    Ele até falou que se você nao for dos grandes (ele citou metallica, no estilo dele) a sua aposentadoria fica complicada.
    Até que ponto isso é verdade eu nao sei, mas imagino que todo mundo acredite que haja fundamento nisso. Por mais louco que um musico seja de buscar o seu espaço por puro amor à coisa, chega uma hora que o dinheiro se faz necessário na sua vida.

    Pensando com meus botões aqui, pensei se nao haveria alguma solução de nós, consumidores, pagássemos pelo que consuminos de alguma forma diferente. (Aliás, nao apenas consumimos, mas adoramos, cultuamos, vivemos musica.)
    Pensei na formação de instituições para cada banda existente, e cada fã estaria livre para pagar pelo trabalho da banda, ou "dar" o dinheiro que bem entendesse, para a instituição symphony x, a instituição sepultura, a instituição van halen... Com fins lucrativos. Resumindo, cada banda com sua conta. Sem dinheiro pra gravadora, etc.
    Aliás, nao apenas consumimos, mas adoramos, cultuamos, vivemos musica(2) deveríamos retribuir de alguma forma? Sem duvida alguma, a nossa retribuiçao causaria uma maior oferta de musicos e de musica (e talvez mais chance pra alguns daqui do forum?) Haveria um feedback positivo.

    Tenho certeza de que se você é fã de verdade de alguma banda "nao mto grande" você daria uns pilas pra essa banda, antes de ver ela acabando.
    Eu daria uns pilas pro mr bungle, pro blue oyster cult...
    enfim, viajei... talvez sou bonzinho demais... ou já existe isso!?

    EdilsonSlash
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    sou ruim e vc

    Se ele quiser trocar essa vida dificil dele comigo eu aceito kkk

    Brincadeira... Mas falando sério:
    Eu acho que realmente ta ficando osso... Essa pirataria nos dias de hoje. Raramente alguem compra CD, a net te oferece tudo do melhor e de graça...

    luuuuuuuuky
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    porra nenhuma, musico tem que fazer o que se fazia antes de existir gravacoes e midias sonoras: performace!

    sou ruim e vc
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    luuuuuuuuky
    bem lembrado. Pra quem é grande realmente o caminho é mais facil, simplesmente fazer shows e arrecadar nisso. E pra quem tá começando???

    Invalid User
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    sou ruim e vc

    Divulgar ué. Quer tudo mastigado também, né?

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Essa postura de "mimimi a internet tá destruindo meu sucesso" é ultrapassada já. Quem sabe jogar com a internet, se dá bem e aumenta o faturamento, mesmo com toda a pirataria - que, convenhamos, sempre existiu.

    Pra mim, foi só mais um mimimi pra se fazer de vítima.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Banda underground, querendo fama e grana ? Não rola né ?

    patudodi
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    A pior coisa pra mim é o download de musicas, o cara que ralou pra fazer a musica nao vai ganhar nada com o seu download. Vc sabe que é errado, mas é tao facil que vc faz no fim.

    Dá um pouco de raiva, mas na Outra mão, nao se faz download de bandas da regiao, se compra, o que é um certo incentivo pra banda que começa, enfim

    As bandas nao fazem sucesso porque nao tem qualidade, ponto.

    Marcosrcf
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Ken Himura
    mesmo com toda a pirataria - que, convenhamos, sempre existiu.

    Que isso cara, tenho certeza que ninguém aqui nunca duplicou uma fita K7, ou gravou as músicas de um vinil numa K7 também. (To ficando velho)
    Deu até vontade de procurar a caixa de fitas aqui...
    Huhauhauhauha

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    tá dificil a situaçao do musico, no quesito grana. Falou que com esse lance de internet, downloads e blablabla a coisa tá ficando insustentável e etc
    tem banda por ai (e banda boa) que apareceu devido a isso, uma música no youtube, que leva a outra, alguns downloads e essas bandas estão tocando por ai



    Ele até falou que se você nao for dos grandes (ele citou metallica, no estilo dele) a sua aposentadoria fica complicada
    é complicada porque os caras tem gastos pessoais megalomaníacos como são os shows
    se eu ganhasse menos de 1% limpo do que essas bandas ganharam, com essa grana já dava para ter vários imoveis em ótimos pontos comerciais e viver de renda deles e ter uma megashow a cada mês só por curtição

    aposentar não tem segredo:
    você guarda dinheiro de certa forma: inss, previdencia privada, aplicações, imoveis.... quando você para de gerar dinheiro diretamente passa a viver do que guardou, se você torrou tudo, não vem dinheiro do além


    Tenho certeza de que se você é fã de verdade de alguma banda "nao mto grande" você daria uns pilas pra essa banda, antes de ver ela acabando.
    acaba por não administrar, se os caras tocam por ai já ganham dinheiro com isso, se o som é bom eu vou no show e mais gente vai, isso é grana no bolso deles

    todos os músicos até antes do sec.XX viveram de música sem existir CD, LP, K7, Internet, Radio, gravadora empresario
    ralavam muito com aulas, músicas por encomenda, receita de apresentações, músico da corte, músico de igreja....

    hoje há uma cadeia maior entre músico até o público:
    produtor, agente, empresario, patrão, o cara do Q.i. (quem indica), gravadora, Radio com jabá, distribuidora, ag. marketing.... esses estão mais amarrados a venda de CDs (formula que criaram lá pra 1960)

    músico com visão de futuro, consegue achar caminho entre isso, cortar boa parte destes caras pendurados no teu lucro e nessa ganhar o teu: fazendo show

    MisterMoney
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    a Solução é

    seria vender as camisas da banda pelo site da mesmo banda.

    O lucro depende dos shows que banda fazer,e tmb depende das fãs.

    ser mais chato com dono da organizado,mais dificil. se ele não pagar,processa logo!

    tmb a venda de cd deverá ser autoridade do gravador,e pode vender pelo site do gravador ou da banda se quiser, e comprador deverá pagar.

    e ser empresario,e ser dono do boate,restaurante ou seja qual for. ajuda mais.

    Bog
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    fernando tecladista

    todos os músicos até antes do sec.XX viveram de música sem existir CD, LP, K7, Internet, Radio, gravadora empresario

    Do meu contato com o pessoal do Pato Fu - uma banda "média" para os padrões brasileiros - aprendi que só ganham dinheiro com CD artistas como Ivete Sangalo e Zezé di Camargo & Luciano. A maior parte dos mortais ganha principalmente com shows, e mais um pouco com atividades paralelas (trilhas sonoras, produção, etc.).

    Eu não sei como se disseminou essa idéia de que música e indústria musical são a mesma coisa. A música existia muito antes de existir disco!

    Darlan Felix
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    fernando tecladista

    Simplificou tudo! É isso aí mesmo cara.

    brendonmetal
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    patudodi
    eu faço download direto mas depois disso vou fazer uma forcinha pra comprar uns cds e um som legalzinho
    ei pretendo seguir carrera na musica toco guitarra e pretendo fazer alguma banda mas a mulekada de hj tbm soh quer saber em dinheiro
    (dinheiro é importante sim vivemos num pais captalista)
    mas não deve ser objetivo e sim conseguencia
    tenho apenas 13 anos ja pretendo fazer banda com um carinha ai q pensa assim como eu pq um fudido na banda estraga tudo neh
    mas ta muito dificil encontrar alguem disposto q enfrentar muitas didiculdades quase de graça (culpa dos downloads)
    soh doido pra ir num show ao vivo de uma banda grade (slayer metallica megadeath avanged sevenfold disturbed slipknot >>rock in rio 2011 lol essas ultimas são as poucas mais novas ainda com credibilidade
    futuro fodido

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Marcosrcf
    huahauahauhauaha Eu guardei minhas antigas fitas no armário.

    trendset
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Bom, Vejo que a música esta num periodo decadente, infelizmente a musica nacional ( diga-se de passagem ) esnta em total desalinho, tudo que tem a formula da decoreba faz sucesso, passa um ano no faustão, no gugu, no raio que o parta e depois some.
    antes pra se fazer sucesso o cara tinha que ir pro perdidos na noite pra tocar ao vivo. ralar pra caramba, fazer musica, infelizmente os santos pagam pelos pecadores. Renato russo previu tudo isso em que pais é este. onde estao os mitos da musica nacional?

    certo dia ví num video do renato russo - que pais é esse, o seguinte comentario:

    Deus,vamos fazer um trato:

    te damos o restart,replace,fresno,hevo 84,stevens,misty,nx zero,jullie,rbd,rbl,rbc,rbf,a xuxa,o maradona,e todos esses pés de rato e vc só precisa devolver o renato russo

    eu pediria o Freddie Mercury o Cazuza, a Cassia Eller e etc...

    ToRR.2907
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Ao mesmo tempo q a internet pode fazer o músico perder dinheiro com venda de cds e etc, tambem pod fazer ele ganhar mto mais cara. E a divulgação q hoje só consegue com a internet??

    Em cinco minutos dps do lançamento de uma musica bacana de uma banda la do ezbequistãozão vc já ta ouvino ela pela net.

    Pergunta pro justin bieber se a internet fez ele ganha ou perde dinheiro com suas musicas brilhantes.

    (atenção: ironia do ultimo paragrafo)

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    trendset
    Discurso clássico de quem quer arrumar desculpa. É assim o sistema desde que intenvaram o JABÁ.

    brendonmetal
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    falando em ja´ba eu acho q não vai adiantar nada criar uma lei pra acabar com isso ou ao menos amenizar pois vcs conhecem como é o brasil neh... nada dá certo

    trendset
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    mas funciona assim mesmo, voce ve essas bandas que fazem sucesso, elas nao estao na tv, no radio, em canto nenhum, so na internet. dificilmente uma banda faz sucesso hje sem internet

    [B]ToRR.2907
    Pergunta pro justin bieber se a internet fez ele ganha ou perde dinheiro com suas musicas brilhantes.

    (atenção: ironia do ultimo paragrafo)

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. rí muito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a viajando um pouco: o futuro da mu$ica