Tablatura X Partitura

    Autor Mensagem
    mr.floyd
    Veterano
    # mai/11


    Bem um Assunto polêmico é essa sobre Patituras e Tablaturas, e eu vou gastar meu topic diário com ele.hehehe


    A tablatura é mais popular, porem muito incompleta musicalmente falando...
    Ela tem uma linguagem e representação bastante simples...Resumindo, ela é incompleta para o musico que realmente quer tocar,certo e ser um Profissional qualificado..


    A partitura já é completa, e obvia, nela tem o andamento da musica, divisão e duração das notas, tanto que é possível tocar uma musica sem nunca te-la ouvido...mais também ela não dispensa uma boa audição que é essencial...

    eu comecei a estudar com partitura algum tempo, ainda arranho algumas coisas, mais as peças didáticas, já saem fácil...
    mais a perfeição vem com o tempo, todo dia estudo um pouquinho nem que seja 15 minutos...
    com a partitura eu to percebendo que fica tudo muito mais fácil de estudar, tocar.ela ajudou muito na minha evolução musical!

    Hoje consigo tocar coisas mais complexas que nunca tocaria de ouvido ou apenas lendo as tablaturas..
    com ela eu consigo realmente entender oque é realmente musica...

    Bem eu não dispenso a tablatura porque ela ainda pode ser util, como por exemplo na formação de um especifico dedilhado, ou digitação...



    fica a dica quem realmente quer expandir musicalmente tentem aprender a partitura, que tudo fica mais claro!



    oque vcs acham?comentem..


    abç

    guizimm
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    tbm acho q ler partituras eh essencial e tal...
    mais soh consigo com piano,pq com guitarra eu tenho a maior dificuldade,mais isso eh pq eu estudei mto poko partitura com a guitarra,mais o problema eh q da mor preguiça de estudar

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Acho que uma complementa a outra. A Tablatura sozinha, é inútil, a menos que vc tenha a música perfeitamente memorizada.

    A Partitura sozinha, é muito mais completa e torna possível a execução da música mesmo sem conhecê-la, mas ao meu ver, é menos dinâmica do que quando se junta ambas.

    No piano, somente a partitura é suficiente e coesa, mas na guitarra, acho perfeito quando se combina as duas, automaticamente eu leio o rítimo na partitura, e as notas na tablatura, o que torna minha leitura fluente, muito mais do que se eu estivesse apenas lendo uma ou outra.

    Acho que o músico deve usar o que é melhor para ele, para seu próprio entendimento, e não o que outros músicos consideram melhor.

    renatocaster
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    guizimm

    mais soh consigo com piano,pq com guitarra eu tenho a maior dificuldade,mais isso eh pq eu estudei mto poko partitura com a guitarra

    E tem diferença? Não sabia disso.

    Para mim a partitura era a mesma na forma de ler e escrever, para todos os instrumentos.

    Carregando
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    renatocaster


    acho que ele ta falando que é mais dificil de encontrar as notas na guitarra. Porque no piano é uma do lado da outra...

    coisa de quem não estudou direito e acha que é o fim do mundo ler partitura na guitarra.

    Mr. Danniel
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Mr. Danniel
    · votar


    hahahaahahaha +/- o meu caso.
    Cara tem alguma partitura q vc's recomendam, ou até msm exercicios pro cara q táh começando ?? (euaqui)

    2Humbucker
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: 2Humbucker
    · votar


    Uma dúvida que sempre tive foi como identificar em que região do braço (oitava) fica uma determinada nota na partitura.

    Ex.: Numa clave de Sol no segundo espaço temos um lá, mas como eu sei em que oitava/região é esse lá na guitarra? Será na 5ª casa/6ª corda, será a 5ª corda solta, será 12° traste/5° corda. Enfim isso eu ainda não aprendi. Tem algum método pra saber isso?

    makumbator
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    2Humbucker

    Cada nota na partitura já define qual a oitava da mesma. Essa definição é feita pela clave, além da informação de para qual instrumento a parte foi escrita(pois há instrumentos transpositores, em que a nota escrita é diferente da tocada).

    Pegue um livro de teoria musical básica para aprender os fundamentos da organização de partituras.

    mr.floyd

    Eu prefiro partitura, mas meu caso é muito específico, pois toco contrabaixo acústico em orquestra(em que a boa leitura a primeira vista é fundamental), e no universo erudito não tem como fugir da escrita musical tradicional.

    Inclusive, prefiro ler uma parte de guitarra sem a tablatura, pois prefiro desenvolver meu próprio dedilhado e posição no braço(coisa que a tablatura já te direciona).

    mr.floyd
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    guizimm
    realmente achar as notas no braço no inicio é um pouco "chato" mais depois acostuma e vai "automaticamente" ..heheh

    Paul.Gilbert
    tbm faço isso, até por que ainda eu não estou digamos "expert" para poder criar meus propios dedilhados,...

    renatocaster
    oque muda são as claves, mais no violão/guitarra realmente é mais difícil devido as notas estarem "espalhadas"...igual no violino que é mais difícil ainda..

    Mr. Danniel
    para começar eu aconselho aquelas apostilas BEM DIDATICAS que ensinam nota por nota...eu tenho algumas aqui vo olhar o nome e te falo, no momento to pegando carcassi, e vivaldi, porque é fácil e didatico..

    2Humbucker
    no segundo espaço temos um lá
    digamos que esse lá é corda presa...tipo 2casa 3corda
    saca? já o la corda solta ela fica nas linhas imaginarias na parte de baixo...

    é difícil explicar assim, é bom ter a partitura em mãos...

    makumbator
    ainda eu to tendo que usar a tablatura, mais no futuro que "esquecer" ela, deixar só pra momentos "específicos"...


    com a partitura aprendi que para tocar certas musicas ela é essencial, faz toda a diferença... por exemplo malmsteen sem partitura da pra tocar porem fica aquela coisa meio errada , pelos cocos...e não é tão difícil pois ele usa ritmos meio "quadradões" estudando devagar, no ritmo certo chega-se a velocidade dele fácil..

    guizimm
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    renatocaster
    Carregando
    eh isso ae q o carregando flo
    eh mais dificil achar as notas na guitarra pq são 'seis linhas' pra olhar e no piano eh uma soh,mais em compensação na guitarra vc le uma clave soh e toca uma coisa soh

    erickx
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Sobre o tuxguitar:


    To afim de treinar partituras!
    Tem como eu deixar a partitura sem a tab no tux guitar?

    Só a partitura sem a tab por baixo/

    Valeu

    mr.floyd
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    erickx
    no tux guitar eu não sei, mais no guitar pro tem jeito...

    se quiser mais dicas sobre partitura e tal, me passa seu msn por MP que eu te add..

    flws

    abç

    erickx
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    MP
    ?????

    2Humbucker
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    erickx
    Mensagem Privada, vai no perfil dele manda um recado direto no perfil dele, sacou?

    felipelfln
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Para os dias de hoje, que a realidade é bem diferente, existem MP3s, pen drives, acho muito melhor a tablatura. É mais simples, mais fácil de representar, de ler.. Pra guitarra é mais eficiente. Fora que tem os tempos em várias tablaturas. As vezes tem uns q q q q e e q q q em cima das notas. É muito difícil escrever, aprender a ler e ter fluência na partitura. Mas pra leitura a primeira vista, partitura é o melhor.

    mr.floyd
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ...U................U....PPPPPPPP....
    ...U................U....P..............P..
    ...U................U....P..............P..
    ...U................U....P.............P...
    ...U................U....PPPPPPP......
    ....U...............U....P..................
    ......U...........U......P..................
    ........UUUUU........P..................


    felipelfln
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    mr.floyd

    Premio up mais desesperado do ano..

    mr.floyd
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    felipelfln
    Premio up mais desesperado do ano..
    hahhaha
    Rachei aqui.eheheh

    erickx
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Premio up mais desesperado do ano..
    hahhaha
    Rachei aqui.eheheh


    Hahahha que up disfarçado!

    Edipo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Eu confeço que não li o tópico inteiro, coisa que faço sempre, isso por q já tem uma opnião bem definida sobre isso.

    Tablatura é legar pra aprender no começo, por q é uma escrita extremamente obvia e lógica, qualquer um q não sabe nada de teoria consegue usar. É simples e é objetiva.

    Partitura é universal na música, vale pra tudo, é bem mais complexa, mas carrega bem mais informações.

    Do meu ponto de vista, se eu tivesse a visão de hoje a 4 anos atrás quando comecei a tocar eu aprenderia somente a partitura e só depois aprenderia tablatura, como uma ferramenta auxiliar e não faria o contrário. No entanto eu comecei com tablatura e agora tenho que aprender partitura q é muito mais importante pra quem ser um bom músico.

    starling_music
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    A tablatura é uma linguagem especifica para guitarristas.
    Imagina que a unica lingua que vc fale seja o guarani. Vc vai se comunicar muito bem com essa lingua dentro da sua tribo mas fora dela vc vai precisar de outra lingua. Sabendo apenas a TAB vc não vai conseguir transmitir aos outros musicos a linguagem escrita da musica.

    mpmegas
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    tablatura é mais fácil de entender,é melhor para guitarristas não profissionais

    mr.floyd
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    aconteceu um fato com partitura aqui comigo ,foi assim

    uns caras aqui do bairro montaram uma banda, e me chamaram para ser guitarrista, iam ser dois guitarristas...

    pra tocar em casa brincando eu nem me ligo muito a partitura, mais se for uma coisa seria, um cover ou outra coisa eu gosto das cosias bem certinhas, pois bem
    la fui eu ver qual era a da banda, os caras já tocam a algum tempo, mais não fragam de partitura, e nada muito teorico logo vi que os caras tavam "pausados" eles não conseguiam evoluir musicalmente, talvez por falta de animo, preguiça, não sei ao certo..

    a musica escolhida foi uma do P.O.D...
    no ensaio tava todo mundo meio fora, ai parei e pedi pra todo mundo pegar a pulsação certa pra sair uma musica decente, peguei no metronomo a pulsação de exatamente 82 batidas AI que eu percebi que ngm acertava realmente,mesmo sem instrumento sem nada apenas BATENDO O PÉ por isso tava tudo fora, apenas o baixista e eu que conseguiu..

    não sou o mestre fodão mais mais logo vi que era roubada e sai fora... tive que recusar a proposta...os caras insistiram mais realmente não da..fica difícil ensaiar com caras que realmente "pararam no tempo", que não querem estudar serio, que apenas querem ficar naquela
    "será que ta certo?"
    "vamo mais uma vez que vai ficar parecido"

    ...ai é FODA..

    Flws galera
    abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tablatura X Partitura