É fácil uma banda de rock faturar R$ 1 milhão !

Autor Mensagem
Curly
Veterano
# mar/11 · Editado por: Curly


Depois ainda dizem que é difícil viver de música no Brasil, basta ter PAI FAMOSO E INFLUENTE...

http://www.planetaosasco.com/oeste/index.php?/2011031910113/Coluna-pol itica/filho-do-noblat-tambem-usou-a-lei-rouanet.html

Filho do Noblat descola quase R$ 1 milhão na Lei Rouanet, igual a Maria Bethânia

A cantora Maria Bethânia teve um projeto cultural aprovado pela Lei Rouanet, no Ministério da Cultura, que a autoriza a captar R$ 1,3 milhão em deduções do imposto de renda das empresas para produzir 365 vídeos declamando poesias, e veicular na internet em um blog.

A Lei Rouanet precisa mudar, e sua aplicação também em alguns casos. A política cultural de fomento, como regra, deveria privilegiar muitos projetos culturais baratos, ou que empregue muita gente, em vez de concentrar altos valores em poucos artistas consagrados como Maria Bethânia. Não cabe esse tipo de mecenato com características de concentração de renda, para gente consagrada, outros com pistolão em empresas privadas, outros com projetos comerciais, disputando dinheiro dos impostos com o povo sofrido.

Mas o assunto não envolve só Maria Bethânia.

Todos nós temos o direito de questionar esse valor para esse projeto da Bethânia, menos o blogueiro de "O Globo", Ricardo José Delgado (Noblat), que anda zoando do caso, tendo um enorme telhado de vidro na família.

O filho do blogueiro, André Scatrut Noblat, é vocalista da banda de rock Trampa, de Brasília, e também arrancou R$ 954 mil dos cofres públicos, através desta mesma Lei Rouanet, para "realizar concertos da banda de rock com uma orquestra sinfônica...".

O "talento do prodígio" comoveu a Vale S.A., que achou mais importante aplicar quase R$ 1 milhão no patrocínio à banda de rock, do que recolher este dinheiro aos cofres públicos na forma de impostos que iriam para saúde, educação, segurança pública, erradicação da pobreza, etc.

Foram R$ 154 mil, na primeira tacada, e R$ 800 mil na segunda tacada.


AQUI A BANDA QUE VALE 1 MILHÃO !



explicações do rapaz:

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/03/19/meu-nome-andre-no blat-ricardo-outra-pessoa-368900.asp

Marcosrcf
Veterano
# mar/11
· votar


E tem nego que ainda reclama do "cenário atual do rock".
Tá bom demais! Vou montar um projetinho aqui e fazer amizade com algum político.

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


Vou pegar a cordeona* e me mandar pra Brasília.

*cordeona= nome pelo qual alguns gaúchos chamam o acordeon.

JoaoPauloGuitar
Veterano
# mar/11
· votar


Nuss mto foda!!!
Pelo menos uma parte dos enormes impostos que pagamos vai pra algo que presta!!

guitartube
Veterano
# mar/11
· votar


Curly

Pois é meu brother, a teta é acessível só para os afortunados.
Triste.

flw!!!!!

Clansman
Veterano
# mar/11
· votar


Nossa.

Lastimável.

Abs

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/11
· votar


1
instrumental ta bem trabalhado os musicos parescem ser boms.
2
o vocalista ta falando ,não cantando ,achei uma merda
3
com 1 milhão e não fazem uma produção descente pqp, a camera fica toda hora seguindo vocalista ,não da pra ver oque ta acontescendo nos outros instrumetnos.
4
os caras até que tem talento (menos o vocal) ,não prescisavam roubar dinheiro dos meus pais e de todos os brasileiros que pagam impostos ,pra chegar la.


bom acho q é isso.

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/11
· votar


5
ele argumenta que os 800 mil nao tao indo diretamente pra banda.mas e quanto a divulgação que esse dinheiro ta proporcionando?

mas ,se ainda sim vc acha certo emprestar 800 mil reais de dinheiro publico pra um filinho de papai influente divulgar sua banda com a desculpa de resrvar 40% dos acentos a periferia (ou seja ainda sim divulgando )voce é um babaca.

Curly
Veterano
# mar/11
· votar


guitartube

Pois é meu brother, a teta é acessível só para os afortunados.
Triste.


essa questão é bem ampla. em princípio, sou favorável ao patrocínio público aos artistas mas acho que o dinheiro deve ser direcionado para os em início de carreira e aos projetos instrumentais e coisas do tipo.

Nesse sentido, o dinheiro dado para o projeto da Bethania é um absurdo, haja vista que ele é uma artista mais do que consagrada

com relação a esse projeto da banda trampa, achei até interessante, se o fato de ser filho de um jornalista influente e poderoso ajudou ou não é outra questão mas o que eu não concordo é com o MONTANTE DA QUANTIA !

sim, porque ao invés de dar 1 milhão para UMA banda, vc pode dar 20 mil para 50 bandas, alavancando muito mais a cena cultural. Esse é o ponto central da questão.

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/11
· votar


sim, porque ao invés de dar 1 milhão para UMA banda, vc pode dar 20 mil para 50 bandas, alavancando muito mais a cena cultural. Esse é o ponto central da questão

+1

guitarg3
Veterano
# mar/11
· votar


o video é bom... ms só de saber q foi feito com dinheiro público já o vejo com outros olhos e meu estomago até embrulha.. tirando q a música é chatíssima...

maspn
Veterano
# mar/11
· votar


é foda, brasileiro só leva na bunda... eu pagando imposto e o povo fazendo essas coisas...

maspn
Veterano
# mar/11
· votar


O brasil tá uma merda nesse negocio de desenvolvimento a cultura, pra começar pelo preço dos instrumentos... tinha que mandar esse povo tudo pra pqp.
Lei Rouanet os krais.

pablogd
Veterano
# mar/11
· votar


Ei gente, calma, acho que tem gente confundindo um pouco. Não é bem o governo que empresta ou dá o dinheiro. São as empresas que, com essa lei, podem financiar com esse dinheiro a cultura, ganhando insenção de impostos. É igual acontece no cinema. O que eu acho é que isso devia ser mais explicado né, por que podia fazer como o Curly disse aí em cima. Não sei, mas pode ter até falcatruas por tráz dessas coisas.

Quer financiar a cultura?? Por que não começa colocando aula de música no currículo escolar?!

jimmy vandrake
Veterano
# mar/11
· votar


Acho que tem varias coisas a serem observadas.
Não gostar da musica dos caras não pode representar o não investimento na ação cultural. É preciso separar as coisas.
Outra é a questão de que não foi o governo quem foi lá na casa dos caras os acordou e os colocou ali naquele palco com esta grana na mão, "Toquem aí que eu estou afim de gastar o dinheiro público com uma banda de rock. "
Fica claro que através de um bom projeto, bem orientado dentro das possibilidades legais, o governo terá que fazer o investimento seja em quem for. Tá aí a brecha para todos que se dispõe a fazer um trabalho profissional com planejamento e foco.
Acho que depois disto não da para ficar reclamando que os fulano aí do vídeo usaram o dinheiro publico porque tem um que é filho de pai influente.
Quanto ao fato da musica ser boa ou não é outra história. Todos sabemos que pode-se almejar sucesso com o publico pela competência ou com o governo pelas vias legais.

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# mar/11
· votar


a Bethânia não é a primeira artista consagrada a fazer uso dessa lei, mas, a bomba explodiu na mão dela, por isso essa polêmica toda.

acredito que ela teve a melhor das intenções, mas já que ela quer divulgar literatura, por que não usar esse dinheiro para a construção de bibliotecas e incentivar a leitura em comunidades carentes, por exemplo. Ou para a criação de oficinas de música, desenho, pintura etc.?

Córtex Frontal
Veterano
# mar/11
· votar


Achei muito estranho isso, nunca tinha ouvido falar dessa lei...

É obvio que pedimos sempre mais atenção para o cenario musical de hoje em dia.. Mas é como falaram, éra bem melhor usar com pessoas que nao tem uma boa qualidade financeira, ao contrario desses dois exemplos que é obvio que eles tem o dinheiro necessario para poder produzir coisas desse tipo.

Gus79
Veterano
# mar/11
· votar


E' dinheiro publico sim, porra.



dinheiro que ia para o tesouro nacional, para talve contruir estradas, pontes e hospitais, mas que o governo abre mao para dar para a maria bethania e para o filho do noblat (que e' jornalista politico famoso, e pode ajudar bastante - ou prejudicar - o governo.

o melhor negocio do mundo deve ser receber uma bolada do governo para montar um show e no final da noite passar na bilheteria e recolher a grana limpinha para voce. risco zero, investimento zero, lucro total.

sou totalmente contra dar dinheiro publico para artista, mesmo que ele faca shows ou eventos gratuitos. pelo simples motivo que quem escolhe os projetos que vao receber sao pessoas indicadas por politicos, que vao beneficiar quem o politico pediu, ou quevao beneficiar quem e' do gosto particular delas., ou quem e' conhecido na midia.

quero ver voce chegar la com um projeto para arrecadar 500 mil para montar um show sem ter um padrinho politico por tras. nao vai conseguir.

como nao da para o governo beneficiar todas as iniciativas (e se desse, a que custo seria? quantas creches deixariam de ser construidas?), acho que nao deveria beneficiar ninguem.

deixa que o mercado e a criatividade das pessoas resolvem a parada, como e' noos eua, onde tem espaco pra muita gente, seja no mainstream seja no independete, sem que ninguem tenha que pedir dinheiro para o governo.

ps. na gravacao, o cara mais filmado e o vocalista, porque ele deve ser o filho do noblat, ou seja
deve ser o dono da bola.

jimmy vandrake
Veterano
# mar/11
· votar


Gus79

Não é assim. O governo tem sua obrigação orçamentária de investimentos prevista em lei. Tem que seguir.

pablogd
Veterano
# mar/11
· votar


Gus79

Sim, mas nesse caso, quem escolheu o artista foi a empresa Vale. E não o governo. E pela lei, as empresas podem investir na cultura, como um músico, ou em um filme, por exemplo, ao invés de pagar impostos, entendeu?

Hansen
Veterano
# mar/11
· votar


Vale dizer que o governo não dá o dinheiro, ele autoriza o artista a captar o mesmo.

O Artista tem que vender o projeto para empresas privadas, para estas deduzirem o valor do imposto de renda.

Quem tem que correr atrás e talvez conseguir o dinheiro são os artistas, vcs acham que o governo dá dinheiro assim, fácil?

Gus79
Veterano
# mar/11
· votar


eu sei muito bem como funciona a lei rouanet.

e' o seguinte: quando o governo autoriza o puto a pegar 960 mil, na verdade ele ta fazendo uma renuncia a um imposto que ia pro governo.

seja bem entendido: renuncia fiscal e' feita com dinheiro publico, porra. o governo ia arrecadar esses 960 mil, mas deu pra um filhinho de papai uma cartinha que diz: "a empresa que quiser dar para esse moleque 960 mil que deve para mim (imposto), pode dar. em vez de dar para o governo e beneficiar todo o pais com obras, etc, da' o dinheiro para o garoto".

ou seja: o dinheiro que esses merdas tao pegando e' meu e seu, pois e' grana que na verdade pertence ao governo, mas o governo abre mao pra dar pra eles. na verdade, essa "captacao" no fundo e' um desvio de impostos.

(sem contar que se eu ou voce fizermos um projeto parecido mas nao tivermos QI, padrinho, etc., pode sonhar em receber autorizacao para captar 900, 90 ou mesmo 9 mil pra tocar com sua banda).

guitarg3
Veterano
# mar/11
· votar


Gus79
até concordo com vc.. ms vc sabe que muito desse dinheiro não vai pra investimentos públicos.. grande parte dele vai pra corrupção.. entre corrupção e investir na cultura sou mais a segunda opçao.. só q isso deveria ser feito de uma forma mais distribuída e nao concentrar toda a verba em um artista só...

Gus79
Veterano
# mar/11
· votar


guitarg3

Essa afirmação de que "entre corrupção e cultura, sou mais cultura" é sofisma, cara, e você sabe disso.

Ninguém é a favor da corrupção, e tenho minhas dúvidas se dar dinheiro pra filhinho de papai fazer sucesso com a banda é "investir na cultura". Claro que ter banda é fazer cultura, mas não sei se ela vira mais cultura se o governo investir um milhão nela.

Vamos colocar em outros termos.

Os milhões que o governo dá para os apadrinhados, pela renúncia fiscal, poderiam ser um dinheiro que seria usado para ajudar a combater a corrupção.

Então fica a pergunta:

Entre o combate à corrupção e o benefício a algum artista apadrinhado, o que você prefere? ;)

Natis
Veterano
# mar/11
· votar


Eu acho que os músicos brasileiros tinham que sair nas ruas reclamando o ENORME número de imposto sobre os instrumentos musicais!

quanto esse caso vendo por um lado otimista pelo menos ajudou os músicos dessa orquestra e não foi usado pra pagar a ferrari de algum político!

eu nem me assusto mais com esses casos de uso indevido do dinheiro público.

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


Natis
Eu acho que os músicos brasileiros tinham que sair nas ruas reclamando o ENORME número de imposto sobre os instrumentos musicais!

Faço das tuas as minhas palavras...

jimmy vandrake
Veterano
# mar/11
· votar


Gus79

Muito bem colocado o exemplo.
Porém temos que lembrar que: A renuncia fiscal em favor da lei também é uma renúncia de investimento com o dinheiro público já arrecadado, e parte da obrigação do governo.
Ou seja, o governo já tem arrecadado em seu caixa 1 milhão e que deverá investir em cultura por decreto, e mais outro milhão que irá receber em imposto e que no entanto aceitou transferir para um projeto específico por solicitação de uma determinada organização.
Então o que ele faz, aceita que aquele dinheiro que iria receber seja utilizado diretamente naquele projeto solicitado. Desta maneira ele continua com sua obrigação de investimento com o milhão que já tem e aquele outro milhão nem passa pelas suas mãos vai direto para o outro projeto. Portanto em nenhum dos casos ele poderia utilizar qualquer um destes capitais para outros fins.
O que eu acho é que pode-se sim abrir uma brecha para a lavagem de dinheiro. Por exemplo, eu solicito ao governo que aprove o investimento de uma patrocinador na ordem de 1 milhão, no entanto o patrocinador negocia para que eu lhe devolva 500K e contabilize 1 milhão. Aí não tem jeito, a vaca vai pro brejo mesmo.

fernando tecladista
Veterano
# mar/11
· votar


e o povo fica por aqui com mimimi que "bares" não abrem portas para novos talentos, que não há bares com música autoral e mais mimimi..... e como comentei, estavam batendo na porta errada

esse bateu na porta certa

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


"Para deixar bem claro: captamos 800 mil reais para realização de quatro espetáculos (Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo). A banda, que tem cinco membros, receberá 10 mil reais por show e pagará impostos sobre isso.

Ou seja, cada um de nós receberá menos de 8 mil reais pelas quatro apresentações. Toda a planilha do projeto é pública e o que digo pode ser conferido no site do Ministério da Cultura"


Caralho!!! Toquei durante dois anos para pagar a faculdade ganhando cerca de R$80,00 e o cara chorando as pitangas pelos R$8000,00!!! kkkkkkkkkkkkkk

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


guitarg3
só q isso deveria ser feito de uma forma mais distribuída e nao concentrar toda a verba em um artista só...
Como disse o Gus79, "Ninguém é a favor da corrupção, e tenho minhas dúvidas se dar dinheiro pra filhinho de papai fazer sucesso com a banda é "investir na cultura". "

jimmy vandrake
O que eu acho é que pode-se sim abrir uma brecha para a lavagem de dinheiro. Por exemplo, eu solicito ao governo que aprove o investimento de uma patrocinador na ordem de 1 milhão, no entanto o patrocinador negocia para que eu lhe devolva 500K e contabilize 1 milhão. Aí não tem jeito, a vaca vai pro brejo mesmo.
Ia comentar isso...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É fácil uma banda de rock faturar R$ 1 milhão !