instalação de ponte 2 pivôs em guitarra strato

    Autor Mensagem
    rcorts
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: rcorts


    Alguém sabe como instalar uma ponte de dois pivôs em uma guitarra strato?

    Estou pensando em comprar a ponte EV510T-SS da GOTOH, que além de ser de 2 pivôs tem carrinhos com rollers e ainda dispõe de um sistema que elimina o contato da corda com o bloco da ponte, exceto pela argola metálica que trava a corda dentro da cavidade do passa cordas do bloco. Esse sistema da GOTOH se chama FTS.

    A ponte mencionada é essa do link:

    EV510T-SS

    Eu gostaria de receber respostas de pessoas com conhecimento em luthieria. Minha dúvida é apenas quanto ao modo como devo instalar os pivôs no corpo da strato, se o buraco deve ser feito com fresa, furadeira ou de algum outro modo.

    Antes que me perguntem porque eu não levo para um luthier fazer o serviço, eu lhes digo que é porque já cotei os preços aqui na minha cidade e só para instalar a ponte e regular a guita saiu R$ 230,00 que são 160 da instalação + 70 da regulagem.

    Ficarei muito grato se alguém puder ajudar com informações objetivas.

    Obrigado desde então.

    kiki
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    rcorts
    e só para instalar a ponte e regular a guita saiu R$ 230,00 que são 160 da instalação + 70 da regulagem.
    e se estragar a guitarra pra sempre, quanto vai te custar?

    mas pelo visto voce sabe no que ta se metendo... tnão vamo lá

    os pivôs são esse pinos cinza da foto?
    pelo visto eles tem umas ranhuras, tipo pino de montar armário.

    acho que tem que fazer um furo com furadeira mesmo, na espessura da parte mais fina do pivo, pras ranhuras travarem sob pressão.

    vale a pena ver uns tutoriais de reforma, mesmo que nao tenha especificamente isso, tem coisas parecidas que pode dar dicas de como proceder.
    dá uma olhada em www.projectguitar.com, www.guitarbuild.com. www.buildyoutguitar.com, eles tem alguns tutoriais com fotos.

    kiki
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    ah, claro, tem que tomar muito cuidado com o posicionamento da ponte em relação ao restante da escala, acho que voce sabe disso né?

    se não sabe, nem comece a mexer.

    Ramsay
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    rcorts

    E ainda tem um probleminha adicional!!
    E explico, como o captador da ponte das guitarras Fender ou tipo Fender é inclinado, vc tem que ver se com essa ponte, a mizinha e a mizona não ficam pra fora dos imãs do captador da ponte.

    Há anos atrás eu comprei uma ponte Gotoh com rolers, (não sei se desse modelo) pra pôr na minha SX ST-62 e aconteceu exatamente isso, das duas cordas extremas ficarem de fora do captador da ponte.
    Então, pesquise, antes de comprar!!

    kiki
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    Ramsay
    o espaçamento das cordas na ponte é maior que na original?

    rcorts
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: rcorts
    · votar


    kiki
    Moderador


    os pivôs são esse pinos cinza da foto?
    pelo visto eles tem umas ranhuras, tipo pino de montar armário.


    Kiki, na verdade os cinzas são as buchas, os pivôs vão dentro dessa parte cinza.

    Acho que pra fazer os furos para instalar as buchas a broca tem que ser do diâmetro do lado mais estreito da bucha mesmo, pra que o lado de maior diâmetro exerça uma forte pressão na madeira.

    Sobre o posicionamento da ponte, eu tenho um curso de luthieria aqui em casa que ensina a alinhar a ponte com o braço, o problema é que, como a guitarra já tem a cavidade do bloco, eu não tenho muito como fugir disso.

    Vou pensar bem a respeito ainda sobre eu me arriscar a fazer isto ou mandar para o luthier, mas estou pensando em esperar mais um pouco e mandar pra ele fazer o serviço, pois pra ficar bem feito, além de medir o alinhamento da ponte com o braço e medir a posição da ponte em relação ao 12º traste, eu precisaria de uma furadeira de bancada pra travar o corpo da guita e fazer o furo de maneira precisa, sem espanar a madeira.

    Acho que só compensa eu mesmo trocar a ponte no caso de eu comprar uma de 6 parafusos, com a minha ponte original é. mas aí não teria grandes vantagens.

    Obrigado pela atenção.

    rcorts
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Ramsay

    rcorts

    E ainda tem um probleminha adicional!!
    E explico, como o captador da ponte das guitarras Fender ou tipo Fender é inclinado, vc tem que ver se com essa ponte, a mizinha e a mizona não ficam pra fora dos imãs do captador da ponte.


    Bem Ramsay, eu estive olhando no site da GOTOH : g-gotoh.com, mais especificamente neste link: http://g-gotoh.com/NewDim/EV510T-SS-Dim2.jpg e a distância dos rollers da mizão até a mizinha batem com a distância central dos carrinhos da ponte da minha strato.

    Aliás, a distância entre os carrinhos da GOTOH é 1mm menor do que a da minha, o que seria até bom, já que com a ponte original as cordas não ficam exatamente alinhadas com os pólos das extremidades do cap da ponte. Na verdade, com os caps do meio e braço fica alinhado, mas na ponte fica levemente para fora dos pólos 1 e 6, sacou?

    A profundidade do bloco também daria certo na minha guita, já que a espessura do corpo da minha strato tem cerca de 4,5 cm e o bloco dessa ponte EV510t-ss tem 4,2 cm.

    A minha preocupação maior é em relação aos furos para instalação das buchas dos pivôs, que se feitos errados, aí é um problemão.

    Mas obrigado pelas dicas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a instalação de ponte 2 pivôs em guitarra strato