[Idéia] Cítara , Mini-Harpa

    Autor Mensagem
    Aspirina_br
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Aspirina_br


    Bem , no início desse ano , recebi de presente uma mini-harpa , e fiquei assustado com a facilidade que todos tocavam o instrumento (inclusive minha família que nao tem habilidade nenhuma para com a música).

    Enfim , daí eu resolvi pesquisar sobre o assunto e nao achei praticamente nada de conteúdo pra estudo deste instrumento (que eu considero uma mao na roda para quem quer compor) . Daí eu tava pensando em organizar um tópico sobre este instrumento com objetivo de esclarecer duvidas sobre o mesmo.


    Á princípio , ja vi algumas duvidas postadas no forum:

    1- Cordas
    2- Afinação das cordas
    3- Bends
    4- Construção de acordes

    ---------------------------------------------------------------------- -----

    1- As Cordas que vierao na minha cítara foram todas cordas de aço "B" de 0.014" ( ou seja , a corda Si de um conjunto de cordas 0.10 de violao de aço )


    2-Afinação:
    Bem , a afinação da cítara é bem simples:
    C-D-E-F-G-A-B-C-D-E-F-G-A-B-C
    1-2-3-4-5-6-7-8-9- ... ...-15

    Para afinar , eu uso um alicate ( sim , é bem pedreiro e dificil de se fazer pq qualquer torção difere muito a nota desejada ) , pq se for usar uma chave de fenda como as "tarrachas" sao de chumbo/alúminio , elas amassam.
    E como eu ainda nao acostumei perfeitamente com o som do instrumento eu uso o programa "PitchPerfect Musical Instrument Tuner" , que é muito bom.


    Obs: To pensando sériamente em fazer tarrachas para afinação manual , mais tenho medo de ficar frouxo e perder a afinação com muita facilidade :/



    3-Bends
    Um dia desses eu tava tocando perto de um amigo , e ele notou q eu tirava notas sustenidas na cítara , ele encucado me perguntou como eu fazia isso .
    Daí eu moh na simplicidade axando que todo mundo fazia isso falei:
    " Ué aperta a parte esquerda da corda , que vai gerar mais tensão"

    Daí ele fico impressionado e talz... ( ¬¬" )

    Enfim , explicando , logo ao lado eskerdo quando a corda passa da parte metálica tem uma "sobra" pra que a corda chege até a parte que a prende a madeira , nessa parte , se houver pressão altera a tensão da corda , logo o som da corda altera.
    Dessa forma pode-se até tocar um Mi na Dó ^^

    (exemplo do lugar na foto)
    Imagem

    4- Construção de acordes
    Bem esse tópico é um pouco mais complicado como eu to sem tempo no momento , fica pra proxima , proximo post explico direitinho






    Obs: Contribuições serão bem aceitas.

    =D

    kiki
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    eu acho bem legal esse instrumento.
    mas só toquei de outras pessoas, por isso não consegui desenvolver muito.

    pra mim é um misto de harpa + piano + xilofone, algo do genero.

    o maior problema é que as que tem por aí, que é esse modelo que voce postou, são muito mal construídos (e devem ser baratíssimos).

    pro isso esse problema pra afinar e tudo mais.
    deve dar pra fazer um melhor (talvez até exista).

    alias, se voce observar harpas atuais (de verdade mesmo, aquelas que usa em orquestra e tudo mais), vai ver que elas tem tarrachas semelhantes à de guitarras, uma pra cada corda.

    uma opção é voce procurar por luthieres que estejam a fim de experimentar (ou marceneiros mesmo) e tentar construir um protótipo.
    se voce ta empolgado em desenvolver esse instrumento, acho que vale a pena.

    outra coisa a se procurar é as cordas... acho que sao todas iguais, ne?
    onde compra isso?
    é tipo uma mizinha de guitarra?
    nao sei se acha muito avulsa por ai

    Aspirina_br
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Musicas para iniciantesq eu PEDREIRAMENTE tive q fazer no paint aHuaHA


    Redemption Song:
    "Tab" da cítara


    Versão na cítara pra ouvir :
    http://www.4shared.com/audio/c0OspK97/redemption2.html

    Juninho0110
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Aspirina_br
    o som ta bem baixinho
    mais da pra perceber q esse instrumento tem um belo timbre

    Aspirina_br
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    é pq eu gravei no mic ferradinho aki do pc , e tinha acabado de tirar a musica , daí ela tá lerda e baixinha , mais com treinozinho ela fica massa xD


    ps: se alguem kiser eu posso postar a base da "tab" pra enviar alguma contribuição xD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Idéia] Cítara , Mini-Harpa