Aspirina_br Veterano |
# fev/11 · Editado por: Aspirina_br
Bem , no início desse ano , recebi de presente uma mini-harpa , e fiquei assustado com a facilidade que todos tocavam o instrumento (inclusive minha família que nao tem habilidade nenhuma para com a música).
Enfim , daí eu resolvi pesquisar sobre o assunto e nao achei praticamente nada de conteúdo pra estudo deste instrumento (que eu considero uma mao na roda para quem quer compor) . Daí eu tava pensando em organizar um tópico sobre este instrumento com objetivo de esclarecer duvidas sobre o mesmo.
Á princípio , ja vi algumas duvidas postadas no forum:
1- Cordas 2- Afinação das cordas 3- Bends 4- Construção de acordes
---------------------------------------------------------------------- -----
1- As Cordas que vierao na minha cítara foram todas cordas de aço "B" de 0.014" ( ou seja , a corda Si de um conjunto de cordas 0.10 de violao de aço )
2-Afinação: Bem , a afinação da cítara é bem simples: C-D-E-F-G-A-B-C-D-E-F-G-A-B-C 1-2-3-4-5-6-7-8-9- ... ...-15
Para afinar , eu uso um alicate ( sim , é bem pedreiro e dificil de se fazer pq qualquer torção difere muito a nota desejada ) , pq se for usar uma chave de fenda como as "tarrachas" sao de chumbo/alúminio , elas amassam. E como eu ainda nao acostumei perfeitamente com o som do instrumento eu uso o programa "PitchPerfect Musical Instrument Tuner" , que é muito bom.
Obs: To pensando sériamente em fazer tarrachas para afinação manual , mais tenho medo de ficar frouxo e perder a afinação com muita facilidade :/
3-Bends Um dia desses eu tava tocando perto de um amigo , e ele notou q eu tirava notas sustenidas na cítara , ele encucado me perguntou como eu fazia isso . Daí eu moh na simplicidade axando que todo mundo fazia isso falei: " Ué aperta a parte esquerda da corda , que vai gerar mais tensão"
Daí ele fico impressionado e talz... ( ¬¬" )
Enfim , explicando , logo ao lado eskerdo quando a corda passa da parte metálica tem uma "sobra" pra que a corda chege até a parte que a prende a madeira , nessa parte , se houver pressão altera a tensão da corda , logo o som da corda altera. Dessa forma pode-se até tocar um Mi na Dó ^^
(exemplo do lugar na foto) Imagem
4- Construção de acordes Bem esse tópico é um pouco mais complicado como eu to sem tempo no momento , fica pra proxima , proximo post explico direitinho
Obs: Contribuições serão bem aceitas.
=D
|
kiki Moderador |
# fev/11
· votar
eu acho bem legal esse instrumento. mas só toquei de outras pessoas, por isso não consegui desenvolver muito.
pra mim é um misto de harpa + piano + xilofone, algo do genero.
o maior problema é que as que tem por aí, que é esse modelo que voce postou, são muito mal construídos (e devem ser baratíssimos).
pro isso esse problema pra afinar e tudo mais. deve dar pra fazer um melhor (talvez até exista).
alias, se voce observar harpas atuais (de verdade mesmo, aquelas que usa em orquestra e tudo mais), vai ver que elas tem tarrachas semelhantes à de guitarras, uma pra cada corda.
uma opção é voce procurar por luthieres que estejam a fim de experimentar (ou marceneiros mesmo) e tentar construir um protótipo. se voce ta empolgado em desenvolver esse instrumento, acho que vale a pena.
outra coisa a se procurar é as cordas... acho que sao todas iguais, ne? onde compra isso? é tipo uma mizinha de guitarra? nao sei se acha muito avulsa por ai
|