duvida num acorde complicado

    Autor Mensagem
    xGumAx
    Veterano
    # fev/11


    Eu pesquisei mas não achei nada q me ajudasse...

    Estava transcrevendo uma musica q tem poucos acordes porem quase todos são "slash chords"(como F9/G Em/A Fm9/G), o q não é um grande problema pra mim, com um pouco de pesquisa e paciencia eu me viro.

    O problema é q me deparei com um acorde q parece ser um B7+/A# (A#, B, D#, G, A).
    Sim, um si aumentado com sétima menor e baixo em A#, e se não é um Lídio aumentado q encaixa ae com um "blues feel" eu não sei q diabos é isso...
    O estranho é q o baixo não faz nenhuma espécie de cromatismo nada q justifique esse acorde estranho.

    Alguém me explica o q fazer com isso?
    Se isso ajuda antes e depois dele tem um Em/A (A7sus2?).

    carlcarl
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: carlcarl
    · votar


    sem querer entrar em polemicas mas....a escrita de acordes tipo Em/A é coisa de quem tem medo dos intervalos porque se observarmos os intervalos contidos neste acorde temos:
    Em:E,G e B----------nota E=5° grau de A
    nota G=7° grau de A
    nota B=9° grau de A
    o teu Em/A= A(7/9) sem a terça(cifra é complicado)

    F9/G=G(7,9,4,13b)
    Fm9/G=G(7,9b,4,13b)
    etc...
    não entendo porque chamar este acorde de "si aumentado com sétima menor"
    quando me deparo com acordes em que cifra-los(não confundir com chifra-los) fica dificil ou melhor de dificil compreenção para outros musicos no momento de ler,o mais facil é escrever as bolotinhas na pentagrama.
    afinal a escrita é pra facilitar a comunicação entre os musicos.
    para ilustrar o assunto,ha varios anos atràs fui convidado pra integrar a banda de uma cantora famosa e quando cheguei para ensaiar a pianista me deu uma pilha de folhas de papel com as cifras das musicas do dito repertorio,quando tentei tocar a primeira musica não consegui tocar nem o primeiro acorde,porque?
    a pianista colocava a Mão no piano e por exemplo "Em" na Mão direita baixo C na esquerda,ai escrevia Em/C no lugar de "Cmaj7"----"Am/F#" no lugar de F#5dim/7 e por ai vai pra me salvar pedi 15 minutos e escrevi tudo de forma lisivel.
    espero que não seje este o teu caso.
    conclusão:"musica é som e não discussão" se é si com tudo ou si com nada não importa o negocio é o som...
    Carlcarl

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    carlcarl - velho, pegou pesado... desculpa aí, mas você apresenta todo este conhecimento e tem que parar um ensaio para 'acertar' as cifras porque de outro modo não consegue entender?

    Eu concordo com você que o correto pode ser C7+ ao invés de Em/C, mas eu não interrompo ensaio por conta disso...

    ---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------
    Vamos tentar ajudar no tópico?

    xGumAx - eu confesso que não entendi a pergunta:
    Alguém me explica o q fazer com isso?

    O que você quer dizer com isso? Se está certo?
    Qual a música?

    Renato F
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    O problema é q me deparei com um acorde q parece ser um B7+/A# (A#, B, D#, G, A).

    Se vc acredita que o B é a fundamental, então:

    B = T
    D# = 3M
    G = 6m ou Fx = 5#
    A = 7m
    A# = 7M

    O A tocado junto com A# não fica estranho?

    E se vc omitir o A? Teria então, B(#5)/A#..
    Que seria a terceira inversão do acorde B7M(#5).

    Alguém me explica o q fazer com isso?

    Pra improviso?
    Jônio #5.
    É o que eu faria.

    Espero ter ajudado.

    De Ros
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    xGumAx

    Cara, a cifragem não é universal, tem maneiras diferentes de cifrar. Talvez o acorde que tu encontrou assim:

    "B7+/A#" seja um desses casos diferentes, onde o sinal de "+" indique que a sétima é maior...

    Ou seja, um B maj7 com baixo na sétima (maior), só isso...

    Vê se não é o caso.

    carlcarl
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: carlcarl
    · votar


    dei o exemplo do Em/C mas a coisa não era tão simples como parece,nas folhas de papel tinham inversões de acordes que da forma que foram escritos eram de dificil compreenção e foi preferivel perder 15 minutos a ter que parar a todo momento para entender que acorde a pessoa queria representar.
    não tenho todo este conhecimento que me é atribuido mas estudei um pouquinho.como foi dito a cifragem não é universal(so na musica erudita) por esta razão é sugeita a diversas interpretações.
    Para facilitar a vida de outros que vão ler uma musica escrita desta maneira penso que é mais facil escrever limpo e explicado para que o musico toque exatamente o que o arranjador deseja.em acordes duvidosos é simples escrever entre parenteses as notas na ordem grave----agudo e no caso de uma guitarra mesmo indicar a inversão desejada.isto faz ganhar tempo.
    um grupo que tem sempre os mesmos musicos atuando é claro que estes se adaptam ao sistema porem quando o musico é chamado para uma substituição 5 minutos antes do show começar,apresente a ele estes acordes escritos dessa maneira e vamos ver o que acontece.
    como ja disse antes quero estar longe de polemicas,a minha intenção é participar e penso não faltar com respeito aos colegas presentes no forum.
    talvez eu esteja errado mas insisto em dizer que a escrita de qualquer coisa(musica,jornais,livros etc..)tem como objetivo transmitir uma mensagem de forma que quem leia possa compreender de forma autonoma.
    carlcarl

    Renato F
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    carlcarl

    talvez eu esteja errado mas insisto em dizer que a escrita de qualquer coisa(musica,jornais,livros etc..)tem como objetivo transmitir uma mensagem de forma que quem leia possa compreender de forma autonoma.

    Concordo. Porém, no exemplo que vc citou: "Am/F#" no lugar de F#5dim/7. As notas são as mesmas, mas, e a função do acorde?

    O acorde F#5dim/7 (ou F#m7(b5), essas cifras...) sétimo grau de G, tem função de dominante. Pode estar, entre outras possibilidades, indo para o G ou iniciando uma cadência para o Em. As mais comuns. Ex.: F#m7(b5) - B7 - Em

    Am/F# seria mais comum vindo do G para o F. Não concorda? Ex.: Am - G - Am/F# - F

    Vc percebe como a nomenclatura pode facilitar o entendimento e execução da música?

    Infelizmente, nem todos que anotam uma cifra compreendem o que determinado acorde está fazendo ali e qual sua função na harmonia.

    Abraço!

    carlcarl
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: carlcarl
    · votar


    desculpe Renato F,leia com atenção o que escrevi "a pianista colocava a Mão no piano e por exemplo "Em" na Mão direita baixo C na esquerda,ai escrevia Em/C no lugar de "Cmaj7"----"Am/F#" no lugar de F#5dim".em nenhum momento eu citei que era favoravel à esta forma de escrever "Am/F#"
    concordo com a tua explicação sobre cadência e espero que esta nossa discussão servira como resposta à pergunta do autor do topico.
    carlcarl

    xGumAx
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Não tenho problema algum com intervalos e cifras, e prefiro chamar um G7sus4b9b13, de Fm9/G. É algo q aprendi com um pianista q tocava jazz.
    Acordes com D7sus4(9) podem ser simplesmente notados como
    C/D, é só uma forma simples de escrever um acorde q fica grande no papel. Chama isso de "slash chords". É claro q precisa ter bom senso, inversões são inversões.

    O problema é q o tal B+7/A# (errei no outro post qndo escrevi B7+, dei a impressão de ser B7M, como gosto de escrever) não faz sentido algum pra mim. Eu qria entender a formação de tal acorde, e sua função na harmonia. Eu sei q posso improvisar sobre ele usando uma escala alterada ou a Lídio aumentada. Mas faço isso às cegas, pq ñ entendi patavinas disso.


    Vou colocar a disposisão das notas, vem de um solo de piano, a musica tem uma cara de cool jazz. Então o baixo faz uma coisa, as "strings" faz outra.

    o acorde no piano é assim:
    A - Eb - G - F - A

    as strings fazem um triade de B+

    Até ai nada de cabeludo, poderia interpretar de várias maneiras... mas o baixo segura uma nota bem dissonante e não a resolve. O maldito do A#.

    Engraçado q na musica sai mto bonito, qria colocar um movimento harmonico desse na minha "biblioteca"!! hehehehe


    A musica esta aki, ouvindo não parece tão estranho né

    http://www.4shared.com/audio/mC-VsWze/Crystal_Teardrops.htm

    o acorde em questão é o segundo acorde onde entra o piano!


    Qm conhecer essa musica é brother!!

    carlcarl
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    por curiosidade dei uma ohada no teu link e encontrei isto:

    http://www.castlevaniadungeon.net/Media/sotncd.html

    não entendi o que voce quis dizer com "Qm conhecer essa musica é brother!!
    agora que me apresentei a ela me considero brother!!!

    deve ter sido composta em um programa tipo fruits loops.

    verifique.

    xGumAx
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Nem sei, provavelmente pouca coisa daí eh instrumento real...

    A musica é de um jogo, mto conhecido entre a "NERDaiada" por ae, chamado Castlevania SOTN, q antes q o preconceito de alguns entre em cena, o jogo possui musicas mto boas e gravadas por musicos, e não sintetizada.

    Se tiver tempo, procure por Wandering Ghosts, Wood carving partita, Lost Paintings, Marble Gallery, Tragic Prince e várias outras musicas q são lindas...

    Eu tenho um passatempo besta q é transcrever musicas de jogos, e estou reunindo e transcrevendo material pra fazer um songbook e jogá-lo free pela net, e já tenho bastante coisa boa aki.

    carlcarl
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    xGumAx
    "Eu tenho um passatempo besta q é transcrever musicas de jogos"
    não penso que seje um passatempo besta.deve ser um bom exercicio de percepção musical.
    não vou verificar as outras musicas sugeridas porque o meu filho desde muito pequeno brinca com estes jogos e agora adulto trabalha com os mesmos isto quer dizer que ouço indiretamente estas musicas de vez enquanto.
    estarei esperando para(por curiosidade)ler o teu songbook,avise quando ele estiver na net.
    abração e continuemos a falar de musica.
    carlcarl

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida num acorde complicado