Música de ouvido duvidas

    Autor Mensagem
    Biafc
    Veterano
    # jan/11


    Olá pessoal, eu estou aprendendo o campo harmônico, escala, etc e gostaria de saber se eu tenho que decorar tudo para conseguir tirar música de ouvido?

    BJ

    Marcosrcf
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Sim e não, pra tirar músicas de ouvido, você precisa ouvir e conseguir localizar as notas no instrumento.
    Obviamente sabendo tudo isso que você está estudando, tudo fica muito mais fácil!

    Por experiência própria eu já te adianto, estuda isso e aprende bem pra não sofrer depois!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    pra que tirar músicas de ouvido? a grande maioria das músicas ja ta cifrada....

    eu consigo tirar músicas de ouvido, mas demoro 1 hora, se eu ver a cifra são 5 minutos

    abraços!

    damiusc
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Com o tempo você vai sentir necessidade de saber o campo harmonico e escala. Mas não use o método do "decoreba" isso só vai fazer mau. Tente aprender sobre campo harmonico e escalas deixando ser algo natural pra vc.
    Estude e toque bastante, intimidade com o instrumento faz toda a diferença na hora de tirar de ouvido

    Biafc
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    obrigada, MAS TIPO ASSIM, EU TENTO TOCAR A MÚSICA E A FICA BEM PARECIDO, MAS DEPOIS VOU NO CIFRACLUB E AS NOTAS TÃO ERRADAS! é normal?

    Marcosrcf
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Biafc
    Nesse caso existem 2 possibilidades.

    1ª - Você tirou a música certa, mas a pessoa que mandou a cifra tirou de qualquer jeito e publicou uma cifra errada (Já vi várias por aí).

    2ª - Você tá "ouvindo de menos", várias músicas que eu tirei quando comecei a tocar ficavam meio incompletas e eu não percebia, com o tempo fui percebendo meus erros e os "buracos" que eu deixava. Hoje eu já presto muito mais atenção quando estou tirando músicas.

    patudodi
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: patudodi
    · votar


    É verdade, as cifras do cifraclub normalmente tao erradas, vc tem que pegar uma base e se virar com o resto.

    Pé de chinelo

    Porque é um treino de musicalidade,

    Tirando de ouvido é igual a analisar uma musica, entender os macetes dela, porque soa de tal forma, voce analisa por consequencia, para facilitar o trabalho de transcrever a musica.

    Mas é melhor pq a habilidade auricular é muito importante para improvisaçao, desde seguir o fluxo da musica até achar o tom.

    E tambem é muito importante para facilitar a composiçao. Quando voce sabe o que voce quer fazer, e tem que passar pro instrumento voce vai usar habilidade auricular, coisa que tambem se aplica a improvisaçao.

    A menor vantagem é voce conseguir tirar uma musica no caso de voce nao achar uma cifra, o que já é muito bom.

    Cara, eu Acho loco de importante, sempre tento treinar meu ouvido.

    Biafc

    Como já foi dito, não precisa, mas ajuda bastante, um pouco mais do que você pensa, porque boa parte das musicas segue as escalas eclesiásticas, ou as menores, e poucas musicas se aventuram em novos campos harmônicos, sao sempre os mesmos normalmente, principalmente do rock pra frente.

    Obs: As escalas eclesiasticas e as escalas gregas sao a mesma coisa, mas historicamente é errado falar escalas gregas

    Quarto edit Hahahaha:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/83864/
    Esse esqueminha ajuda bastante, nas musicas mais dificeis.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    patudodi

    Pode ser, mas pra quem é iniciante não sei se é legal ficar tentando tirar músicas de ouvido....pode se perder muito tempo e não chegar a lugar algum

    Por mais que as cifras não estejam certas, vc tem a possibilidade de pesquisar outras, afinal não existe só o cifraclub na internet

    Agora pra quem já tem nível intermediário é interessante tentar aprender melodias só ouvindo, mas nunca dispensar as cifras, elas tão aí pra nos ajudar, não tem pq ignora-las e querer fazer tudo sozinho

    abs

    baeta18
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Galera, acho que essa parte de tirar música muito complexa, e as vezes me perco ao fazer isso, por exemplo, acabo de ficar mais ou menos 1 hr ou mais pra tentar tirar somente a introdução de "o ultimo romantico" na versão do ratto, as cifras do cifraclub esta correta, ele toca no tom de E mesmo, porém o que acontece comigo é as vezse me perder tipo, vou la pego uma cifra aqui no site, ai caso ela nao esteja de acordo com a musica mesmo, eu tendo reajustar até ficar perfeitament eigual, o problema é o metodo que eu faço isso, igual no caso da introdução que eu citei acima, tem alguns acordes que ele toca, que eu nem sei nomiar, que eu tive que "adivinhar", tipo eu pegava o baixo e a nota mais aguda do acorde e depois descobria o que estava no meio, mas sem nenhuma seq

    baeta18
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    uencia logica, o que eu poderia fazer pra evitar de ter q ficar chutando?

    baeta18
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    A musica ficou igual, porém eu fiquei preocupado com isso, por causa da demora, geralmente com musicas que possuem poucos acidentes eu consigo tirar rapidamente, porém com músicas que possuem notas mais "incomuns" eu possuo maior dificuldade, será que insistir em tirar essas musicas apenas e suficiente pra eu acostumar o meu ouvido a essas sonoridades mais incomuns e ajudar a agilizar um pouco mais o processo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Música de ouvido duvidas