macbook no palco?

    Autor Mensagem
    carlcarl
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: carlcarl


    espero não ter postado no lugar errado.
    por favor,gostaria de saber como fazem alguns grupos musicais para lançar loops nos shows.necessito de detalhes como:quais programas e o que utilizar para lançar estes loops.assisti a um show da cantora céu e o percussionista/dj tinha no set dele um macbook e lançava os loops de backing vocal e efeitos sonoros,excelente musico.
    meu material é:macbook branco 2 GHZ , 4 gigs de memoria ram,uma placa audio/midi alesis io 26,um teclado midi e uma guitarra midi,logic 9 e mainstage 2.
    grato por toda ajuda.
    carlcarl

    gpeddino
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Eu uso o Ableton Live 8.0 e acho excelente. Relativamente fácil de usar e te permite fazer virtualmente qualquer coisa relacionada a loops, etc. É questão de deixar os loops prontos e configurá-los pra disparar pelo teclado, por exemplo.

    carlcarl
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    gpeddino
    gratissimo por tua resposta,e aproveito para fazer mais umas perguntas.
    nesse caso os loops estariam cada um ligado a uma nota do teclado?
    na mesma janela do programa?uma janela para cada musica?
    desculpe a avalanche de perguntas.
    uma vez mais gratissimo
    carlcarl

    gpeddino
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Sim, você pode abrir um arquivo e preparar cada loop pra ser disparado por uma nota diferente, por exemplo.

    carlcarl
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: carlcarl
    · votar


    gpeddino
    valeu a ajuda!!!vou experimentar e posto o resultado.
    feliz ano novo!!!
    gratissimo
    carlcarl

    T-Rodman
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    gpeddino
    pra complementar: existem controladores externos próprios para o Ableton Live, para disparar os sons.
    carlcarl
    Se optar pelo Live, procure na net exemplos, procurando pelos controladores da Akai APC40 e APC20, e o Novation Launchpad.
    Veja a página sobre o Novation Lauchpad para ver o que se trata um acionador externo desses:
    http://www.ableton.com/launchpad

    tem também o Reason/Record que seria a concorrente direto do Ableton Live hoje em dia. Mas tem inúmeras maneiras de se mexer nos dois programas, pois servem tanto como DAW para você gravar seus sons, quanto como disparadores de mídia utilizados por DJ's que tocam suas 'live actions' quanto como complemento para músicas tocadas em banda.

    tem banda que grava uma track MIDI inteira, e todo mundo acompanha a track base como um uma base. Dessa forma, você pode usar o próprio Logic para construir suas bases. É outro jeito mais fácil, em tese. Basta você disparar a faixa base e todo mundo acompanhar. um vídeo que eu gosto de usar para ilustrar utilização desse tipo é esse:
    http://www.youtube.com/watch?v=A9vNeKWxkmE
    - note o macbook ao lado do guitarrista. Ele dispara a faixa, que começa com teclado e tem uma base fixa de bateria. A banda toca, e pronto. Essa é a idéia mais simples de se utilizar, mas enfaixa de outro lado, a possibilidade da banda extender ou improvisar na faixa.

    amplexos

    T.

    carlcarl
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: carlcarl
    · votar


    T-Rodman
    muito interessante.pra começar vou tentar(pra perder o medo)no logic que eu ja tenho depois tentarei conseguir o live,colocar um loop de bateria tocando a musica toda pra servir como base ritmica para a banda(vozes,guitarra,baixo e percussão) e acrescentar uns loops de vocais e efeitos para serem disparados no meio das musicas.por favor por enquanto da para disparar os loops de vocais e efeitos com um teclado midi?
    gratissmo pela preciosa ajuda,com mestres da qualidade de voces fica mais facil compreender este mundo complexo.
    abraços
    carlcarl

    T-Rodman
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Daí temos 2 problemas:
    1. Seu micro vai rodar 1 programa por vez.
    2. disparar os loops d vocais e efeitos com um teclado midi - isso significa: disparar 'samples'. Nunca tentei fazer um loop ou sample para disparar no teclado, mas talvez isso seja possível com o Mainstage. Porém, voltamos a indagar que se o Logic estiver rodando, o Mainstage não funcionará.

    Então, como teste, o negócio é fazer só a faixa base no Logic por enquanto.

    amplexos

    T.

    carlcarl
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    T-Rodman
    o que pensei fazer é:abrir uma pista do logic colocar o plug in "exs24"que é um sampler do logic(so não sei se vai dar para assinar os loops nas teclas do teclado midi)
    em seguida colocar o loop de base em uma outra pista do logic(o logic tem uma função que faz o loop (mesmo que ele dura somente um compasso)tocar repetidamente durante toda a "duração da musica.
    por favor me corrija se estou falando bobagem,a vontade de acertar é grande mas o alvo é muito pequeno e distante"
    gratissimo
    carlcarl

    T-Rodman
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    bom, a idéia pode funcionar. Tem de testar.
    Apesar de eu utilizar primariamente o Logic, eu também tenho e uso o Live só pra tocar loops.
    O Logic na minha cabeça funciona como DAW. E o Live funciona como loop player, apesar de saber que tem muita gente que usa o Live como uma coisa só.

    Possibilidades existem. Tem até aquelas de se fazer rewire. O problema é que não vou falar que o que você quer fazer não é possível. Eu só falo que eu não testei e não sei fazer no momento, de cabeça tal rotina que você quer - porque não me lembro se na função 'play' os instrumentos abertos na monitoração podem ser tocados (é esse o detalhe que eu não me lembro agora que possibilitaria a utilização da forma que você quer).

    carlcarl
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    T-Rodman
    esta certo.
    vou testar e posto o resultado rapidamente.
    uma vez mais gratissimo
    carlcarl

    carlcarl
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    T-Rodman
    fiz um teste rapido no logic e sucesso total.
    abri uma pista audio na qual coloquei um loop de bateria do logic que toca este loop durante a duração da musica.
    coloquei um loop no exs24 que é lançado por uma tecla do teclado do macbook.
    funciona perfeitamente.vou tentar ir mais longe montando uma musica do nosso repertorio mas ja posso dizer sem medo que funcionara.
    muito obrigado pela preciosa ajuda de voces.
    abraços,feliz ano novo
    carlcarl

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a macbook no palco?