Partitura x cifras

Autor Mensagem
Guizynhux
Veterano
# dez/10 · Editado por: Guizynhux


Bom to criando este topico para espor um assunto
Pq músicos que tocam com partitura são travados..
Meus professores antigos.. de tecnico em musica tocao grandes obras do piano
mas quando coloca uma cifra na frente deles nao fazem nada...!
pq?

rodsom
Veterano
# dez/10
· votar


Guizynhux
Pq músicos que tocam com partitura são travados
nao necessariamente... a proposito, nao era pra esse topico ta no musica em geral?

archmed-GuiTar_gUy
Veterano
# dez/10
· votar


Guizynhux

Lugar errado, bro.

Penta_Blues
Moderador
# dez/10
· votar


Boa tarde!!!

Guizynhux
mas quando coloca uma cifra na frente deles nao fazem nada...!
pq?

Porque quem sabe falar português, nem sempre sabe falar espanhol. Aliás, tente dar uma melhorada no seu, pois está meio complicado entender o que vc quer dizer.
Enfim, no que se refere à escrita musical, são linguagens diferentes, apesar de se tratar do mesmo assunto.
Valeu!!!

kiki
Moderador
# dez/10
· votar


Guizynhux
Pq músicos que tocam com partitura são travados..
só se for os que voce conhece

partitura e cifra são tipos de escrita completamente diferentes, pra finalidades completamente distintas.

ambas podem servir pra grandes musicos tocarem bem, ou pra musicos mediocres tocarem "travados"

Guizynhux
Veterano
# dez/10
· votar


vou mudar a pergunta então...
Porque Musicos que comessão tocando com partitura sao travados...
nao conseguem ler cifras direito...
assim axo que melhoro....

Doggy
Veterano
# dez/10
· votar


vou mudar a pergunta então...
ok.

Porque Musicos que comessão tocando com partitura sao travados...
nao conseguem ler cifras direito...
assim axo que melhoro....


Isso são afirmativas.
-
Um músico é "travado" simplesmente porque ele é "travado", não porquê ele sabe ler partituras.

Coisa sem noção...

Carregando
Veterano
# dez/10
· votar


cara, se ta afim de estudar elas, estude as 2...

eu fis uma prova seletiva para um concervatorio aqui aonde eu moro
e tive prova de leitura a primeira vista em partitura, e cifras.
e hoje em dia se usa muito partitura com a cifragem encima. para guitarra, violão e etc...

Piano ON GRACE
Veterano
# dez/10
· votar



Porque quem sabe falar português, nem sempre sabe falar espanhol.
[2]

assacinodeemos
Veterano
# dez/10
· votar


Garoto , o fato do cabra saber ler partitura não tem nada a ver com esse "travamento" alegado por você , o que seria ser "travado " pra você ???? aposto que você nem sabe o que está falando , provavelmente ouviu isso em algum lugar e está repetindo.
veja um exemplo de um cara que sabe ler partitura e não é nem um pouco travado rsrsrsrs

http://www.youtube.com/watch?v=Xdc7u4MUYYo

E outro

http://www.youtube.com/watch?v=SjH118NwQRk

Então , pense melhor a esse respeito.
Abçs

Guizynhux
Veterano
# dez/10
· votar


Bom depois de alguns comentarios vou espor a minha opinião !!!
Eu entendo sim de tocar e de ler partitura!!
na faculdade de musica vi muitos musicos virtuosos
que sabem ler partitura e sabem tocar bem!!!!
Mas e fato o musico que comessa lendo partitura tem uma dificuldade maior pois ele esta preso ao que le .... tipo cavalo com venda!ele nao olha para os lados!!!
Eu comessei a ler partitura depois de 5 anos de musico e a primeira musica que toquei no piano foi Für Elise completa tirei em 5 dias...
Eu so queira espor minha opinião

kiki
Moderador
# dez/10
· votar


Guizynhux
vou mudar a pergunta então...
Porque Musicos que comessão tocando com partitura sao travados...
nao conseguem ler cifras direito...

pelo mesmo motivo que um musico que começa a estudar por cifras não sabe ler partituras direito: por que não estudou.

não faz sentido a sua dúvida.

quem não estudou uma coisa, não vai saber ler. simples.
pra ser fluente em qualquer linguagem, precisa estudar. pode ser partitura, cifra, tablatura, espanhol, alemão, geometria analítica, desenho...

kiki
Moderador
# dez/10
· votar


Guizynhux
Mas e fato o musico que comessa lendo partitura tem uma dificuldade maior pois ele esta preso ao que le .... tipo cavalo com venda!ele nao olha para os lados!!!

Tá, acho que comecei a entender o que voce ta falando...

vamos tentar acertar o foco do seu debate:

por que um músico que começou estudando partitura - música erudita, provavelmente - não consegue "se soltar" depois?

--------------------

1
a partitura serve pra escrever um arranjo fechado, preciso.
foi criada pra escrever música erudita.

2
a cifra serve pra escrever uma harmonia, sem arranjo. foi inventada justamente pra ser improvisado.
ouvi dizer que foi criada para o Jazz, e serve pra música popular em geral.

assim sendo, quem começa estudando erudito não aprende a improvisar arranjo, mas a seguir um arranjo preciso pre-esscrito.
isso de alguma maneira dificulta depois a aprender a usar cifra, que é muito mais simples como escrita, mas exige mais "jogo de cintura" do musico.

mas voce está pondo a questao do seu ponto de vista, como se o musico erudito tivesse uma deficiencia.

eu vejo a mesma questao pelo outro lado: o musico popular tem uma maior dificuldade de tocar coisas com mais precisao, de construir um arranjo mais fechado.

Guizynhux
Veterano
# dez/10 · Editado por: Guizynhux
· votar


esse assunto mesmo
porem ...
qual vale mais um cara que le partitura ou encore ashduahsduahd
que toca igual...

kiki
Moderador
# dez/10
· votar


Guizynhux
na faculdade de musica vi muitos musicos virtuosos
voce faz faculdade de musica?

na boa, sem querer ser chato, mas ja sendo. Não parece.

primeiro porque voce escreve mal pra burro, as vezes é dificil entender.

segundo porque voce acha que tocar partitura é algo sem valor.

o encore - e qualquer software - executa a musica de maneira mecanica, quadrada.
um musico de verdade tem que ser capaz de dar vida pro negócio.

se voce acha que ouvir um software tocando uma partitura é igual a um musico erudito, voce precisa treinar mais o ouvido.

Guizynhux
Veterano
# dez/10 · Editado por: Guizynhux
· votar


passei em 17 na prova educaçao fisica ashudhasuhd
depois parei para fazer musica..
Comessei pelo tecnico no iaccs e so depois faculdade
Nao quis falar que um musico e pior que uma maquina tocando.
So fiz uma piada!!! Como piada de loira a maioria delas ficao brabas


e fiz Esse topico para espressar o que penso!
Que todos deveriao fazer as duas partes

Quando falo em cifra quero dizer musico de palco que emprovisa e toca so sabendo o tom da musica.... por ex:

Quando falo em partitura falo do musico erudito que so sabe tocar o que le!!!!

Penta_Blues
Moderador
# dez/10
· votar


Boa noite!!!

Guizynhux
Deixa eu te fazer umas perguntas:
Vc que tem ou está na faculdade de música, aprendeu a ler e escrever em partituras?
De 0 a 10, qual a nota que vc daria para a sua capacidade de ler e escrever partituras?
Se considera travado por saber ler e escrever partituras?
Valeu!!!

Guizynhux
Veterano
# dez/10
· votar


respPenta_Blues
Moderador # Enviado: 21/dez/10 22:01
Citar Votar Denunciar

Boa noite!!!

Guizynhux
Deixa eu te fazer umas perguntas:
Vc que tem ou está na faculdade de música, aprendeu a ler e escrever em partituras?
De 0 a 10, qual a nota que vc daria para a sua capacidade de ler e escrever partituras?
Se considera travado por saber ler e escrever partituras?
Valeu!!!



Nao estou fazendo pq to sem dinheiro ta tudo parado


de 0 a 10.... leio tudo algums movimentos que sao mais dificeis tenho que treinar axo que isso e normal... sei ler bem tenho um pouco dificuldade de escrever partituras....


Nao axo que sou travado.... porem peguei uns exercicios que o fernando me passo do ari borger to com 3 dias axei meio dificil mas consigui fazer tudo o que treinei ... falta so o slow blues pois nao tive muito tempo....

Bom vou comessar do comesso vejo que muitas pessoas que comessão lendo partituras , se tornan travados por exemplo meus professores do tecnico em musica ... nao desenvolverao a questao de harmonisaçao tao bem como a leitura ... Se colocar uma partitura na frente tocao na hora porem se colocar uma musica cifrada nao "fazem nada"..

makumbator
Moderador
# dez/10
· votar


Guizynhux

No que tange a música chamada de "erudita", vc tem vários preconceitos que não se sustentam na realidade.

1. Por exemplo, não sei se vc sabe, mas a música barroca é um dos maiores exemplos de convívio de improvisação com arranjos fechados pela escrita musical. Vc sabia que o acompanhamento de cravo das peças orquestrais barrocas é feito todo de improviso pelos cravistas? Eles tem apenas a linha do baixo(que executam na mão esquerda) + a cifragem barroca(diferente da cifragem popular). Com isso eles criam uma base harmônica e melódica para todo o grupo orquestral, e unicamente improvisando. Tal prática se chama de "realização de contínuo". Procure no google quye vc vai entender como é. saiba que qualquer cravista passa boa parte do seu tempo improvisando(inclusive há matérias sobre esse assunto nos cursos de cravo e música antiga em geral).


2. J.S. Bach por exemplo, era um exímio improvisador. Há relatos de longas sessões de improvisos dele solando ao órgão ou cravo, acompanhado de outros músicos ou mesmo isoladamente. Uma de suas obras primas, a Oferenda musical, surgiu justamente de improvisos e jogos de adivinhação contrapontísticos(muito apreciados como uma forma de lazer entre músicos e diletantes naquela época). Ele não era exceção, era REGRA todos os músicos improvisarem, comporem e executarem(não havia apenas compositores, ou apenas instrumentistas)

3. A partir do fim do séc XIX o ensino da música erudita realmente engessou muitos músicos, que se tornaram escravos d partitura. Mas observe, que além de não serem todos, há muitos anos que o ensino de música erudita em universidade busca uma certa reaproximação com o improviso, que como citei, faz parte da história da música desde a Grécia antiga(a improvisação não surgiu com o jazz, como muitos pensam).

4. Eu toco em orquestra há muitos anos(contrabaixo acústico com arco), tenho excelente leitura a primeira vista(e na clave de fá, sol, dó na terceira e quarta linhas). Modéstia a parte, leio qualquer coisa para o meu instrumento sem problemas. Ao mesmo tempo, também me considero um bom improvisador. Sempre toquei em bandas(baixo elétrico e guitarra), e nunca tive problemas de improvisação, ou "travamentos".

Mas o mais importante é que dentro do universo de músicos a que eu tenho contato, não sou uma exceção. Vários colegas improvisam e conseguem ler muito bem partitura. Atualmente qualquer bom músico de orquestra faz isso sem muito drama. Claro que alguns se saem melhores que outros.

Observo também que muitos bons músicos populares conseguem ler bastante bem, o que também quebra de certo modo o paradigma de que apenas improvisam e executam cifras. Até pelo fato de ser cada vez mais comum o mesmo músico transistar em vários meios(popular, erudito, gravação de jingle, ensino, etc...). Isso é particularmente verdade em certos instrumentos de uso mais amplo no que se refere a diferentes estilos(piano, contrabaixo acústico, flauta, violão, trompete, entre outros)

Talvez o problema esteja na média do nível dos músicos que estão em contato contigo. Observe que há músicos ruins em todos os estilos e meios.

fernando tecladista
Veterano
# dez/10
· votar


são duas linguagens de aprendizado, o cara por algum motivo (comodismo?) resolveu se dedicar a uma só

mas é igual muito guitarrista que conheço debulha tablatura mas partitura pura (sem a grade de tablatura abaixo) fica lá contando as linhas

Penta_Blues
Moderador
# dez/10
· votar


Boa noite!!!

Guizynhux
Cara, pode parecer sacanagem da minha parte, mas sinceramente não é.
Tenta parar um pouco de escrever desse jeito, pois está complicado de entender o que vc quer dizer. Não é possível que um cara com nível universitário, que tenha passado num vestibular que exige pelo menos o ensino médio completo, não saiba conjugar corretamente os verbos...
Valeu!!!

Guizynhux
Veterano
# dez/10
· votar


cara nao tenho todo o tempo do mundo para escrever no forum escrevo sem ler direito.
e odeio escrever nesse quadradinho aqui em baixo....
e to com filho pequeno ....
E a questão tratada aqui não e a minha escrita mas sim
Um ponto de vista .....

Guizynhux
Veterano
# dez/10
· votar


makumbator

adorei a sua resposta eu concordo com quase tudo que vc disse
porem...
mas olha o nome que vc citou

''2. J.S. Bach por exemplo, era um exímio"

escreveu 1080 músicas. Missas, Paixões, Cantatas, Concertos, Concertos duplos, triplos, ...

eu to falando de um modo em geral
eu axo que uma grande parte dos musicos quando começão a sua esperiencia na musica, com musica erudita tem um certo travamento na hora de emprovisar.... porem nao disse que não existe musicos virtuosos que le partitura ... acredito que para o musico ser completo hoje, não basta somente saber ler cifra e emprovisar.... tem que saber ler partituras tb...

Darlan Felix
Veterano
# dez/10
· votar


Guizynhux
Eu entendo o que você diz.
Quando comecei a aprender música, eu estudava apenas Cifra porque algumas pessoas ficavam no meu ouvido dizendo que quem toca em partitura não tem um poder de improvisação tão bom quanto a de um músico popular. Eu sempre dizia que a partitura não servia para nada e que não queria aprender aquilo nunca.
Meu pensamento mudou... Se quiser ser um músico de verdade, você precisa conhecer toda a teoria. Vamos dizer que você é um guitarrista que não tem um ouvido muito bom... Você cria aquele solo fantástico para uma música e não tem nada ali para gravar, nem um MP4 hehe. Se você não souber ler partitura, você concerteza esquecerá do solo e será infeliz... rsrs

Amigo, não é que músico que leêm partituras sejam travados... Aposto que alguem coloca isso na sua cabeça. Os músicos mais antigos e eruditos acredito que tinham esse problema, até porque não se via muito cifra antes. Hoje qualquer um lê cifras, e se você gostar daquilo que faz e ESTUDAR o seu instrumento concerteza pode-se conciliar os dois.
Hoje eu leio partitura, mas comecei apenas com cifras e tenho um certo pode de improvisação bom. É sempre bom saber ler partitura, e sinto que você tem o mesmo tom de preconceito que eu tinha antes de conhecer o verdadeiro mundo musical.

É como eu vi aqui no fórum mesmo. Um músico que não lê partitura, é como um analfabeto. Ele pode ter uma vida normal, tocar normal mas como você diz ele sempre será "travado". Quando alguém o der uma partitura ele não saberá o que fazer.

Então, se gosta mesmo de música, aprenda a teoria por completa mas nunca deixe de lado o lado de improviso, afinal a música é um improviso não é verdade ?

Indico um livro bom: Harmonia e Improvisação Vol.1 e Vol.2 de Almir Chediak.

Abraços!

Guizynhux
Veterano
# dez/10 · Editado por: Guizynhux
· votar


Darlan Felix
Esse e o ponto ....
Eu comecei tocando com cifras e depois de 4 anos em bandas aprendi a ler e tocar com partituras nao me cinto travado
e so um comentario...
Que para todos esta ate parecendo um preconceito contra quem le partitura....
nada disso eu axo que uma coisa liga a outra se vc nao improvisa nao cria musica se cria musica tem que escrever se nao esquece...
e se for boa a musica todos podem tocar...
partitura musical e a unica linguagen universal....

-Dan
Veterano
# dez/10 · Editado por: -Dan
· votar


Guizynhux

Bom vou comessar do comesso vejo que muitas pessoas que comessão

Eu começo
Tu começas
Ele começa
Nós começamos
Eles começam

eu comecei / eu começava
tu começaste / tu começavas
elecomeçou / ele começava
nós começamos / nós começávamos
eles começaram / eles começavam

-Dan
Veterano
# dez/10
· votar


Guizynhux

To achando até interessante a discussão, mas tá foda ler o que você escreve.

Guizynhux
Veterano
# dez/10
· votar


prometo que vo escreve antes no word!
ygutfkyrdfoyhljhkjg

Guizynhux
Veterano
# mai/11
· votar


Guizynhux
Deixa eu te fazer umas perguntas:
Vc que tem ou está na faculdade de música, aprendeu a ler e escrever em partituras?
De 0 a 10, qual a nota que vc daria para a sua capacidade de ler e escrever partituras?
Se considera travado por saber ler e escrever partituras?
Valeu!!!

F


Voltei aqui para falar que nao fiz faculdade de musica mas sim tecnico em musica... 4 semestres!!!!
rsrsrsr

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


Guizynhux
tecnico em musica... 4 semestres!!!!

Aonde?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Partitura x cifras