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mendigo_desabrigado Veterano |
# nov/10
Utilizei a busca e não achei nada semelhante :)
Qual seria a explicação física para as dissonâncias? Eu entendo o que são "musicalmente falando", mas gostaria de me aprofundar mais nisso, saber profundamente a origem das dissonâncias
Obrigado :)
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kiki Moderador |
# nov/10
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mendigo_desabrigado é uma relação matematica entre as frequencias
primeiro voce tem que saber ondulatória, que é uma matéria que se estuda em física. Todo som é uma ondulação, em geral do ar.
se voce tem mesmo 17 anos como consta no seu perfil, ou voce já viu ou estará vendo em breve isso no colégio. Estude, preste atenção principalmente nas Frequencias.
Pesquise também sobre as experiencias do monocórdio de Pitágoras (filósofo grego), que testou as relações entre frequencias harmônicas com um instrumento de uma corda só (monocórdio).
vai ver que tudo é uma relação matemática. cada intervalo é um par de frequencias. se elas tem uma proporção simples, elas harmonizam. se não, não.
por exemplo, uma oitava é 1/2. Uma quinta é 1/3. um tom é 8/9 (acho), e meio tom era uns 17/18 (algo assim, nao lembro mais).
Utilizei a busca e não achei nada semelhante :) tem sim, mas tem que saber os nomes das coisas pra pesquisar. se procurar por algumas coisas que eu falei aí já encontra mais coisa.
AH1, tem um video bom sobre isso!
Donald no país da Matemática (matemágica) Aula de Matemática e Música
outro bom: Matemática e música (parte 1) Arte e Matemática da TV Cultura
pronto, com isso voce ja tem a base pra entender!
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Jabijirous Veterano |
# nov/10
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kiki
porra, assim o cara pira
Vai pelo básico
Antigamente não existia harmonia, era apenas uma linha melódica
Depois com os experimentos, e claro, tudo isso se deve ao malandro do tio pitá (Pitágoras) não se esqueça disso. Vide explicação do(a) Kiki.
Começaram a utilizar a nota pedal, Low drones como você vai achar por ai, já é o início da harmonia
Depois com o tio Pitá, surgiram os intervalos de 4º e 5º!!
Depois a escola de notre dame com Leonin e Perotin começaram a trabalhar com mais vozes, aí veio a renascença, até então não tinha o intervalo de terça, e quando veio era dissonância. Terça só veio na renascença e mesmo assim não tinha ainda o conceito de harmonia.
Depois veio a ARS NOVA, isso sem falar de Josquin e o grande Palestrina. Aí já começa a entrar o conceito de harmonia, mas modalmente falando, e não era pensado verticalmente e sim horizontalmente, entre outras palavras, contraponto (pensamento intervalar)
Depois veio Montiverdi, ai o bagulho fica doido!! pois ele faz a transição da renascença para o barroco, quando chega no barroco é que começa a ter a harmonia TONAL, que é a harmonia que a gente vive hoje!!
Isso ta BEM RESUMIDO!!! Se tu quiser aprender tin tin por tin tin vai ter gastar uns meses ou até anos lendo tudo sobre a origem da harmonia!!
Espero ter sido um pouco claro, não que a explicação do(a) kiki seja ruim, mas é muito técnico!!!
E outra, uma segunda menor não é mais considerada dissonância!!
A gente vive escutando cada coisa que o conceito foi mudando, imagina uma terça (maior e menor) uma dissonância???? Hj não é nada de mais né?? Mas naquela época era "feio", assim como a tal da segunda menor!!
Faça um simples E7#9, e ve se soa dissonante pra você, é um acorde com 2 terças!! O blues trabalha com esse tipo de acorde!! A dissonâcia(o seu uso) vai depender do estilo que você quer trabalhar tb!!
Aliás,
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mendigo_desabrigado Veterano |
# nov/10 · Editado por: mendigo_desabrigado
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Muito obrigado para os dois! :D
Eu até sabia que tudo eram ondas ondulatórias, mas não conseguia enxergar ainda a relação entre a proporção das frequências das notas em um intervalo e a dissonância o.o
Vou por o tópico nos favoritos aqui e vou pesquisar bastante sobre tudo isso!
btw, as dissonâncias então são relativas ao ouvido do ouvinte então?
porque se uma segunda menor não é considerada mais dissonante, quer dizer que "apesar de ainda ser fisicamente dissonante o ouvido da população se acostumou" ? isso se aplica as blue notes também não é?
Da pra sentir um pouco de dissonância no E7#9, mas é um acorde bem "suave", pro meu ouvido pelo menos, uhasuhasuh... (nem parece que tem um E e um D# juntos, aushasuhs...)
ps: adorei os videos!
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Jabijirous Veterano |
# nov/10
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porque se uma segunda menor não é considerada mais dissonante, quer dizer que "apesar de ainda ser fisicamente dissonante o ouvido da população se acostumou" ?
Exato!!
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