Dicas de acompanhamento do instrumento com musica desconhecida. Dê sua dica?!

    Autor Mensagem
    Heldson
    Veterano
    # nov/10


    Eu quero saber como fazer acompanhamento numa música que vc não conheça... Por exemplo:
    Um individuo que axa q só pq vc toca um instrumento[vc é mágico ou adivinho],essa pessoa começa a cantar uma música[que vc não conhece],que por sua vez, pede pra vc acompanhar ela nessa musica.

    Então faço minha pergunta... Existe teoria ou dicas pra esse tipo de acompanhamento[impovisado]?
    Se tem, então posta aí please!

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Heldson

    1-conhecer campo harmonico, circulo de quintas
    2- ouvido ajuda também
    3- ouvir e tocar muitas musicas de outros e de vairos estilos pra sacar sequencias de acordes

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Eh verdade que ouvido ajuda muiito, mas se eu identificar a tonalidade da voz da pessoa...então dá pra melhorar. Alguma dica sobre alguma progressõ basica disso?

    Richard Guitar
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    I V
    I IV V
    I ii IV V
    I ii iii IV V
    I ii iii ii
    I V vi IV
    I vi IV V
    I vi ii V
    IV V iii vi ii V I

    Essas progressões são bastante usadas.

    Abraço

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Vlw caras!
    Melhor ainda mais informações pra refinar as idéias...

    sobrevivente
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Heldson
    Cara, acontece de vez em quando comigo quando alguém vai cantar uma música na igreja sem playback.
    Primeiro de tudo eu identifico o tom que a pessoa está cantando. Depois eu tento identificar as progressões da música. Geralmente, as progressões são as mesmas no refrão e nas outras partes (por exemplo, ao identificar a progressão da 1ª parte, muito provavelmente ela se repetirá na 2ª parte, 3ª parte, etc).

    Com prática isso tudo fica bem automático.

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Na verdade sobrevivente foi por esse motivo que fiz o tópico, a igreja =]

    Jonh Master
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Heldson
    É cara,é assim mesmo,tbm sou da igreja,e as vezes tem pessoas que não sabem nada de música e falam: Vç sabe tocar "tal" música???
    Huahau,fico mto fulo!!!
    Abraços e sorte ai,e lembre-se que é só com o treino que a gente melhora!!!

    caioscattini
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Heldson
    Já passei muitas vezes por isso...
    Membros da igreja que não fazem parte do ministério de louvor sempre tem músicas 'na manga'. Eles treinam em casa, escrevem a letra num papel, guardam na bíblia e ficam esperando quietinhos a oportunidade pra cantar.
    A primeira dica e conversar com estes irmãos para que antecipem musicas que eles poderiam cantar, assim, você já fica preparado.
    Mas...
    Como isso é difícil de organizar, justamente porque isso ocorre com irmãos mais velhos, procure ouvir músicas antigas de louvor. Geralmente têm estilos específicos (Guarânias, Valsas, Baladas). Assim você vai se acostumando com seus ritmos e progressões e nunca vai ser pego de surpresa.

    Um exemplo: Guarânias antigas sempre têm progressões semelhantes e previsíveis. Fica fácil você captar logo nos primeiros compassos.

    Abraços

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Como isso é difícil de organizar, justamente porque isso ocorre com irmãos mais velhos, procure ouvir músicas antigas de louvor. Geralmente têm estilos específicos (Guarânias, Valsas, Baladas). Assim você vai se acostumando com seus ritmos e progressões e nunca vai ser pego de surpresa.


    kkkk aff, niguem merece, caioscattinivc foi no ponto,sempre os mais velhos e alguns bem descompassados rsrs
    Acredite,eles sempre surpreendem.rs

    caioscattini
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Heldson
    É meu irmão. A primeira coisa que eu fiz foi comprar uma harpa cristão com partitura. Aprendi quase todos os hinos, e cifrei-os num caderno pro pessoal da banda acompanhar tb. (Fiz uns duzentos, na mão, com toda a letra copiada).
    Depois comecei a fazer no Word aí deu pau no meu micro (já tinha feito uns 300), perdi TUDO e desanimei (não deveria)

    Depois em 2007 saiu a harpa cifrada da CPAD (a minha ia sair primeiro) que é o´tima.

    Mas quanto aos avulsos, acrescenta aí no seu playlist Shirlei Carvalhaes, Victorino Silva, Oséias de Paula e por aí vai

    Paz!

    sobrevivente
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    É isso aí, muita gente na mesma situação, hein? Hehe!

    caioscattini
    Mas é bem isso mesmo, geralmente quem nos propõe esses "desafios" são os irmãos de mais idade, que pegam a pastinha ou a folha e começa a cantar do zero. Raramente acontece do irmão dar o tom antes de começar a cantar, aí fica menos pior, mas ainda sim tem que ralar um pouquinho para descobrir as progressões. Se bem que é como você disse, hinos mais antigos possuem progressões bem previsíveis, ou seja, tocou um hino assim, tocará a maioria.

    Mas eu também fico sempre atento nos playbacks, e fico mentalizando o ritmo, tom e progressões. Não é tão raro acontecer do CD parar no meio do caminho, travar, ou coisa parecida (devo confessar, eu acho bem interessante quando acontece, claro, para os músicos, hehe). Fazendo isso, você já vai ficar mais fácil acompanhar a pessoa, que ficará em apuros.

    Ah, nós fazemos uso da harpa cristã cifrada da CPAD também, é uma baita de uma mão na roda! Mas tem um porém. Recentemente uma galerinha do sopro está tocando também, e volta e meia acontece do tom não bater. Então tem que descobrir o tom da galera do sopro, para depois fazer a transposição daquilo que está na cifra.

    O pior cenário possível nessa hora acontece quando aquele que está cantando o hino da harpa canta em um tom, a galera do sopro toca em outro, e na cifra está marcando um terceiro tom. Putz, nessa hora dá vontade de sair correndo! Haha!

    Heldson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    rsrs ainda bem que não esses instrumentos de sopro na minha igreja,se não a coisa iria piorar...xD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas de acompanhamento do instrumento com musica desconhecida. Dê sua dica?!