cimerio Veterano |
# out/10 · Editado por: cimerio
O projeto de lei do Senado 345 concede isenção dos impostos de importação, PIS/PASEP e COFINS (Importação aos instrumentos musicais, suas partes e acessórios. O projeto é de 2006, por isso algumas alterações já devem ter sido propostas.
De autoria do senador Cristóvão Buarque (DF), o projeto estimulará a atividade musical brasileira. E além disso, é um incentivo a novos praticantes que desanimam diante de instrumentos musicais de qualidade caros. Em suma, também é um grande apoio à cultura. O texto original está aqui: http://legis.senado.gov.br/mate-pdf/9092.pdf
Esse projeto chegou na Comissão de Esporte, Educação e Cultura em 11/2007, sendo o primeiro parecer (Senador Paulo Paim) aprovado em 08/2009, sem emendas e com elogios (fato bastante notável, considerando como funciona o legislativo).
Como há um projeto similar, o PLS 86 (2004) do Senador Morazildo Cavalcanti, um requerimento para analisar os textos em conjunto foi aprovado e agora a matéria passa por um segundo relator, o Senador Sergio Zambiase.
Esse projeto de 2004 propunha a isenção do imposto de importação, mas para: *orquestras ou instituições similares; *músico profissional inscrito no CROMB (para uso pessoal e limitado a uma compra no período de 5 anos!);
Ou seja, o projeto de 2004 não cutuca as empresas nacionais (com seus instrumentos caros e de baixa qualidade), e não resolve o problema dos aspirantes e massa que gosta de tocar com paixão sem interesse profissional. Esse projeto passou pela Comissão de Assuntos Econômicos, e pelo parecer do Senador Demóstenes Torres e logo ganho as graças do Senador Sergio Zambiase (RS).
No novo relatório, o Senador Sergio admite que: "...indústria nacional, apesar de promissora, ainda não consegue, em muitos casos, produzir equipamentos com a mesma qualidade técnica que as tradicionais marcas internacionais oferecem. Para o aperfeiçoamento do músico, é de fundamental importância o acesso ao instrumento de mais alta qualidade possível." Mas logo abaixo, elogia o projeto de 2004, dizendo que este protege a indústria nacional, ao restringir a compra às orquestras, e limitar a aquisição por um período de tempo.
O que o Senador Sergio propõe a seguir é um substitutivo, que apenas altere o tempo de 5 anos pra 3 anos, aprovando o projeto de 2004 e rejeitando o PLS 345.
Bem, amigos, é isso. No ponto atual, só orquestras e músicos comprovadamente profissionais poderão conseguir a limitação de imposto (e ainda apenas um a cada 3 anos). Nós, pobres mortais, apaixonados pela música, e seres comuns fomos relegados. O lobby da indústria nacional falou mais alto.
Que fique claro que não sou de forma alguma que os músicos e nossas orquestras, que trabalham no sacrifício tenham o benefício. Só acho que ele deveria ser extendido a todos, para realmente difuntir o gosto musical e quem já está no meio. Poderia ser contado uma regressão gradativa do imposto, para nossa indústria melhorar. Como aconteceu em parte com as "carroças" da indústria automobilística.
Há solução?? Bem, a única alternativa a meu ver é contatarmos nossos representantes, pedindo para que o benefício seja extendido, fazendo valer nossa palavra através dos fóruns, internet, twitters, orkuts, etc.
O projeto ainda está na Comissão de Educação, pronto para a pauta. Ainda há tempo de pressionarmos. Os senadores integrantes da Comissão são:
Fátima Cleide fatima.cleide@senadora.gov.br Marisa Serrano marisa.serrano@senadora.gov.br Roberto Cavalcanti robertocavalcanti@senador.gov.br Paulo Paim paulopaim@senador.gov.br Inacio Arruda inacioarruda@senador.gov.br Valter Pereira valterpereira@senador.gov.br Mauro Fecury fecury@senador.gov.br Gilvam Borges gilvamborges@senador.gov.br Gerson Camata gecamata@senador.gov.br Niura Demarqui niura.demarchi@senadora.gov.br Marco Maciel marco.maciel@senador.gov.br Rosalba Ciarlini rosalba.ciarlini@senadora.gov.br Heráclito Fortes heraclito.fortes@senador.gov.br Joao Faustino joaofaustino@senador.gov.br Adelmir Santana adelmir.santana@senador.gov.br Alvaro Dias alvarodias@senador.gov.br Flavio Arns flavioarns@senador.gov.br Eduardo Azeredo eduardoazeredo@senador.gov.br Sergio Zambiasi (já se colocou contra) Romeu Tuma romeu.tuma@senador.gov.br Cristovam Buarque cristovam@senador.gov.br
Claro que ano que vem, muda a legislatura, mas não pensem que até o fim do ano não se decide nada. Sabendo que vai sair, às vezes um senador se torna muito mais decisivo.
|
usuario Veterano |
# abr/11
· votar
Caras, na época da tramitação deste projeto, enviei vários emails pedindo a todos os Senadores que estendessem o benefício aos músicos amadores, mas somente o Senador Mozarildo Cavalcanti respondeu que iria verificar esta questão. No entanto, no final, ficou como estava, somente profissionais de orquestras e registrados na OMB. Infelizmente para os reles mortais, como diz nosso amigo Cimerio, ainda vamos ter que pagar mais caro.
|