Maneiras de Ensaiar com Banda!

    Autor Mensagem
    Bessoncas
    Veterano
    # out/10


    Estou em duas bandas, e nas duas ensaiamos de maneiras bem diferentes.

    1
    banda de pop/rock nacional, a banda já existia e estava sem baixista, peguei o bonde andando. Pra ensaiar os caras passam o repertorio pra tirar as musicas em casa e vamos pro estudio. Acontece q os caras querem ensaiar muuuuitas musicas numa vez só, aí acaba não rolando aquele entrosamento. Como cheguei por ultimo, não me sinto a vontade de querer mudar a maneira como o ensaio é conduzido.

    2
    Um amigo baterista e eu estamos ensaiando a "cozinha" tocando juntos e assmi q baixo e batera estiverem bem sincronizados e entrosados aí sim iremos procurar um guitarrista. Tem sido bem mais produtivo e crescido muito mais como músico ensaiando dessa maneira.

    O q vcs acham dessas maneiras de ensaiar?

    Independente do instrumento que tocam q experiencias já tiveram e gostariam de comentar as maneiras mais produtivas de conduzir um ensaio?

    Concordam que baixo e batera bem entrosados e tocados num ritmo impecavel são o principal para que se faça boa música?

    Ale Simoni
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Cara, achei muito interessante esse tópico.

    Na minha humilde opinião, penso que a primeira opção (de ensaiar toda a banda) é a mais válida. Recomendo pegar menos músicas por vez e ver como é o andamento da banda, se conseguem tirar x músicas novas por ensaio, além de consolidar as músicas de ensaios passados. Mais vale tirar 1 música nova e bem tirada do que 5 músicas que ficam capengas.

    Tb acho válido o ensaio em pequenos grupos. Exemplo: baixo e batera, cordas (guitarra e baixo), harmonias (guitarra e teclado), vozes.

    Agora a segunda opção de deixar bem ensaiado baixo e batera p/ depois pegar um guitarrista eu não acho tão bom assim, pois quando entrar o cara ele vai estar bem desentrosado com relação aos outros dois, e isso pode gerar um desgaste entre vcs, musicalmente falando.

    Abraço!

    Ivan_Guitar
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Na minha antiga banda, nós ensaiávamos como vc citou primeiro, mas não era mto legal, pois ninguém pegava as músicas em casa, e tinhamos que pegar tudo na hora de ouvido (ficava um lixo)
    como eu resolví? .......................saí da banda

    outra dica:
    se vc paga para ensaiar em Studio, tente ensaiar na casa de alguém, para cortar gastos...

    Bessoncas
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Ale Simoni
    O q eu acho ruim não é ensaiar com a banda toda, é querer tocar o repertorio todo em um ensaio só, concordo e contigo q vale mais uma música bem executada vale mais q 5 meia boca.

    Com a banda q é só eu e o batera é por enquanto somos só nós dois mesmo ainda nem procuramos guitarrista, mas acho q fica mais facil pra qualquer guitarrista se entrosar onde a baixo e batera já estejam em sincronia.

    Ivan_Guitar
    E mesmo se todos tirarem a música em casa antes do ensaio e tentar tocar junto na hora não fica legal de primeira, tem q insistir um pouco em cada música pro som começar a fluir, já pensei em tb em sair fora, mas achei melhor não ser tão radical, ta sendo só 1 ou 2 ensaios por mes e é sempre bom estar na atividade.

    Já com a q ta eu e o batera essa eu acho q vai render temos ensaiado bastante e som ta rolando legal, quando a gente chamar um guitarrista aí sim vai ficar irado.

    A questão do preço do estudio os caras da primeira banda já sugeriram de a gente montar os equips na casa de alguem, mas aí montar todo o equip e desmontar tudo de novo depois acaba perdendo muito tempo, se a gente já tivesse entrosado e tals até valia ensaiar na casa de alguem. E na outra banda o cara tem um estudio e to fazendo meio q um "estagio" lá acompanhando gravações e outras bandas q vão lá pra ensaiar, aprendi muito, muito mesmo depois q comecei a acompanhar o ensaio de outras badnas.

    marcusVinicius
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Bessoncas
    O q eu acho ruim não é ensaiar com a banda toda, é querer tocar o repertorio todo em um ensaio só, concordo e contigo q vale mais uma música bem executada vale mais q 5 meia boca.

    Cara, concordo totalmente. Eu prefiro sempre focar em algumas músicas e fazer o repertório crescer com tempo. É preciso deixar as músicas amadurecerem e isso acontece na repetição.

    Na real, sou sempre do contra nisso; a turma toca uma, duas vezes e quer ir para a próxima enquanto eu acho que deveria tocar essa mais umas duas ou três vezes...

    leticia123
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Na real, sou sempre do contra nisso; a turma toca uma, duas vezes e quer ir para a próxima enquanto eu acho que deveria tocar essa mais umas duas ou três vezes...

    com certeza, esse negocio de "ahh vamos pra outra" é furada, a musica tem que estar perfeita;

    jimmy vandrake
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Bessoncas

    Cara, depende do nível geral da galera da banda. Se tá todo mundo meio parecido não tem erro. Ensaiar baixo e batera com certeza melhoram em muito o resultado geral.

    guitarg3
    Veterano
    # out/10
    · votar


    com certeza, esse negocio de "ahh vamos pra outra" é furada, a musica tem que estar perfeita;

    pode ate ser.. ms xega uma hora q vc nao aguenta mais tocar a msma musica.. ai axo q vale a pena vc passar pras proximas e dps q tiver dado uma descansada daquela musica voltar nela novamente

    danirock
    Veterano
    # out/10
    · votar


    eu acho que a 2 é mais eficiente.

    dibass
    Veterano
    # out/10
    · votar


    O F*da é quando o indivíduo deixa pra tirar/aprender a música na hora do ensaio, aí complica tudo!!

    Mas normalmente ensaiamos cm a banda lá só afim de criar arranjos novos e produzir musicas novas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Maneiras de Ensaiar com Banda!