Ainda Há Gigantes Entre Nós - Parte I - Opeth

Autor Mensagem
tito lemos
Veterano
# ago/10 · Editado por: tito lemos


Resolvi dar uma de "colunista" e apresentar essa série falando um pouco sobre grandes bandas do cenário atual do rock. Em tempos de muita bobagem e pouca música, é bom saber que o rock ainda tem seus gênios, mesmo que estes não sejam conhecidos pelo grande público.

Volta e meia, aparecem bandas tidas como "a salvação" do rock. The Strokes, Franz Ferdinand, The Hives, The Vines, Libertines, The Killers, todas estas causaram um grande estardalhaço no mainstream. Não que falte qualidade a esses grupos, mas o que vimos sempre foi uma tentativa de reproduzir "o bom e velho rock'n roll", mas como fogo de palha, estes arderam e apagaram. Mas por trás das grandes luzes, ainda há gigantes entre nós.

A primeira banda desta série é o Opeth.

Nascido na Suécia, o Opeth começou a trilhar seu caminho em 1990. Só em 1995, saiu o primeiro full lenght, entitulado "Orchid". Mesclando um instrumental que oscilava entre o heavy metal tradicional e o black metal, o grande diferencial desse conjunto era mesmo o contraste: Por vezes, o som mudava para um clima totalmente acústico, com belos fraseados de violão, e em mais raros momentos, vocais limpos. Ainda não havia fluidez nesse contraste, mas essa seria a marca registrada e consolidada da banda anos depois.

Seguiram-se o ainda cru "Morningrise" (com a música mais extensa da banda, "Black Rose Immortal" e seus 20 minutos surpreendentes), o sombrio "My Arms Your Hearse" e o exuberante "Still Life". A banda apostava cada vez mais em transições entre o som pesado e o clean, e os vocais limpos foram ocupando o seu espaço na sonoridade do grupo. A influência do rock progressivo de bandas como Camel era cada vez mais perceptível, até mesmo em seus momentos mais brutais. A estrutura não era mais apenas de death ou black metal: A banda firmava cada vez mais a sua identidade, algo único até então.

"Blackwater Park" é considerado por muitos o magnum opus do Opeth. Com um som mais acessível, porém ainda não convencional, esse disco é um brinde a boa música. Pessoas que tinha aversão ao som extremo passaram a apreciar o quarteto sueco. O grupo começou a ganhar o nome e o respeito devido. Mas ainda havia mais por vir.

Contrário a qualquer prognóstico, o Opeth lança, em 2003, o álbum "Damnation". Nenhum resquício de brutalidade, nada de bumbos velozes, nada de guitarras distorcidas, nada de vocais guturais: Um disco clean em toda a sua extensão, com passagens majestosas, capazes de tocar a qualquer amante da música.

O disco mais recente, "Watershed" mostra uma banda que se reinventa a cada disco, passeando por searas nunca antes exploradas.

Apesar das constantes mudanças de formação, a sonoridade do grupo se mantém consistente e criativa, graças a mente por trás de todas as composições: o vocalista e guitarrista Mikael Akerfeldt, que se considera um músico, não apenas um músico de heavy metal.

Recomendações:

O DVD Roundhouse Tapes, que mostra todo o poder de fogo do Opeth em 9 músicas, abrangendo toda a carreira do grupo. É impressionante a fluidez entre as partes pesadas e as cleans, e a incrível facilidade de Mikael Akerfeldt em alternar vocais guturais aterradores e vocais limpos cristalinos.

O álbum Damnation, que com certeza agradará a todos os ouvidos, mesmo aqueles que relutam ao som extremo. Um banquete de sensações.

Vale a pena conferir.

Abraço a todos!

JP_dragon
Veterano
# ago/10
· votar


olha cara,depois de ler esse topico eu fui dar uma olhada no youtube,e nao achei a banda grandes coisas. claro que nao ouvi todos os cds,nem as musicas completas,mas uma banda recente que eu gosto é o FFDP. Five Finger Death Punch


e tem outras,mais leves ou mais pesadas,os dois cds da banda sao realmente bons.

ogner
Veterano
# ago/10 · Editado por: ogner
· votar


tito lemos

Não sou viciado, talvez ate por nao ouvir com o cuidado necessario, mas acho bem bom!!!!!
EDIT: Algumas coisas boas e outras ne tanto...

T-Rodman
Veterano
# ago/10
· votar


How the fuck can something be "Real Music"

Please, Answer that for me, for fuck sake, I'm sick of these "Metalheads" Who think they are better than everyone because of the genre they listen to. Get the fuck over yourself, Music is ANYTHING that you can listen to, and feel attatched to, or just find solace in, or just be happy around.

"Real music" isn't defined by a fucking Genre, It's defined by what people consider good or bad, and everyone has their own opinion.

:)

megazord
Veterano
# ago/10 · Editado por: megazord
· votar


Parabéns por esse tópico,que fala sobre uma das bandas que me faz não ter vergonha de falar que curto heavy metal,e uma das mais originais do gênero !
Opeth é o cúmulo da perfeição que já teve no heavy metal em arranjos instrumentais,passagens acústicas e pesadas,o vocal divino do Mikael Akerfeldt,tudo perfeito !
Não há um único álbum ruim,algumas mais geniais que os outros,mas só!
Quem não gosta é por que não ouviu direito,por que é um som complexo,principalmente pros metaleiros,não acostumados com passagens de jazz nas músicas,etc.
Um som pra quem tem mente aberta.
Os álbuns que eu mais recomendo pra começar e ver bem o estilo da banda é Blackwater Park(talvez o melhor álbum de metal já feito) e Still Life(não muito atrás do Blackwater Park).
Abraços!

tito lemos
Veterano
# ago/10 · Editado por: tito lemos
· votar


O que eu acho mais legal no Opeth é o equilíbrio. Há muitas bandas atualmente investindo em passagens intrincadas, quebras de tempo, fórmulas malucas de compasso, etc. O que torna isso maçante é que isso muitas vezes é exagerado. O Opeth aposta em um som progressivo, mas sem exageros. Não há solos mirabolantes. Não há trechos excessivamente técnicos. Não há improvisões masturbatórias. As músicas são longas? Sim, a média de duração excede os 10 minutos, porém, não há enchimento de linguiça. Há criatividade sobrando. Até quando essa criatividade vai durar, não se sabe. Espero que renda muito ainda.

E o tão falado feeling? Esse transborda! Vejam isso e se perguntem: Esta é uma banda de death metal? Incrível.



Stalingrado
Veterano
# ago/10
· votar


Não sou um grande fã do Opeth, mas gosto de algumas músicas dos caras.
O CD "Damnation" realmente é uma obra-prima, fantástico.
Recomendo!

megazord
Veterano
# ago/10
· votar


tito lemos
Exatamente!
No álbum still life,por exemplo,há pouquissimos solos e musicas compridas,mas nenhuma que cansa.
Outra que eu adoro e acho que tem muito feeling é Harvest,do Blackwater Park e Harlequin Forest do Ghost Reveries,entre muitas outras.Abraços.o/

Daniel Orp.
Veterano
# ago/10
· votar


Podem me crucificar mas eu gosto do John Mayer, rs.

tito lemos
Veterano
# ago/10
· votar


Daniel Orp.
Crucificar pq brother? John Mayer é ótimo!

Amarok
Veterano
# ago/10
· votar


tito lemos
Parabéns pelo tópico. O Opeth é realmente ótimo. Damnation e Blackwater Park são álbuns muito bons!

WROliveira
Veterano
# set/10
· votar


tito lemos

Parabéns pela "coluna"...rsrs...

Quando apresento Opeth pra alguém um dos pontos que gosto de ressaltar é justamente a exploração de contrastes que a banda faz.. Isso é uma das características do som deles...

tito lemos
Veterano
# set/10
· votar


UP!

megazord
Veterano
# set/10
· votar


To ansioso pela parte 2,por que Opeth é a única banda de metal que eu conheço que lança cds fudidos de metal hoje em dia...

tito lemos
Veterano
# set/10
· votar


megazord
Cara, eu tenho em mente mais duas bandas, mas as mesmas não são de metal. Daqui uns quinze dias lanço a parte dois. Quero ver o pessoal comentando mais aqui!

megazord
Veterano
# set/10
· votar


Foda é que aqui no Brasil a garotada conhece mais só guns e iron,por que eu mesmo nunca conheci além daqui alguém que gostasse ou conhecesse opeth...

Márcio Hi-Tars
Veterano
# dez/10
· votar



Foda é que aqui no Brasil a garotada conhece mais só guns e iron,por que eu mesmo nunca conheci além daqui alguém que gostasse ou conhecesse opeth...


eu acho que é pq a midia no Brasil é muito bitolada... focam só numa coisa...

Allan.Melo
Veterano
# jan/11
· votar


Opeth é uma banda sensacional,gosto muita da forma que eles exploram diversas sonoridades em suas canções,o equilíbrio entre o Peso e o limpo.

Enfim ,uma banda que merece aplausos.

P.S.: O Mikael Arkenfeldt me lembra o Lenine.

Cynic
Veterano
# jan/11 · Editado por: Cynic
· votar


Comecou muito bem sua coluna fera.

tenho fotos da única apresentação que eles fizeram aqui no Santana Hall em 2009 depois posso postar para acrescentar ao seu tópico, e foi inesquecível, estive na grade o show inteiro, e por incrível que pareca, não tinha muitos loucos balancando a cabeça lá não, o que tinha era muita gente como eu ali vidrado vendo como Arkefeldt variava dos guturais para os vocais limpos e ainda por cima tocar tanta guitarra daquele jeito.

PS: Ao final do show, o Åkesson guitar da banda jogou o setlist para galera, e eu peguei HAHAHA tá aqui e eu estou analisando alguma forma para emoldurar ele e colocar como um quadro no meu quarto. HUAEHE

Sem dúvidas, ainda há gigantes entre nós.
(ahahaha curti muito esse título)


Abraços.

tito lemos
Veterano
# jan/11
· votar


Cynic
Cara, valew! Inclusive, eu vou postar depois uns trechos de músicas do Opeth que eu considero marcantes, pra ver se a galera ouve hehehe. E essa coluna ainda terá outras bandas!

Cara, que privilégio vc teve! Ver os caras aqui, fantástico!

Abração.

tito lemos
Veterano
# jan/11
· votar


Allan.Melo
Cara, ri alto agora! E não é mesmo que o Mikael parece o Lenine? Irmãos!!! Nunca tinha parado pra observar isso! Boa!

Abração.

ohm777
Veterano
# jan/11
· votar


Curto algumas coisas do Opeth, mais o Roundhouse Tapes e o Watershed... mas geralmente ouço uma ou duas músicas isoladas. O estilo deles é muito sombrio (muito modo eólio e frígio), sinto falta de uma variação maior na parte harmônica. O que não os torna uma banda ruim, os caras são muito técnicos e tem boas composições.

De metal atual uma das bandas que mais me chama atenção é o Between The Buried And Me...

ricardocezario
Veterano
# jan/11
· votar


Cara, o Opeth realmente é uma banda muito boa!

Alias, respeito muito o seu gosto musical desde que você elogiou o Diorama do Silverchair, agora mais ainda.

Abraço

tito lemos
Veterano
# jan/11
· votar


ricardocezario
Valeu brother! Eu busco incansavelmente pelos bons sons, a internet ajuda mto nessa pesquisa. Já encontrei mta coisa boa, quem disser que vivemos num tempo de pouca criatividade musical está enganado! Só que são sons que não tocam nas rádios, é preciso procurar!

Abração brother!

Allan.Melo
Veterano
# jan/11
· votar


tito lemos

Ele parece com o Sirius Black do Harry Potter !uhauuahuauhauuha

Diorama?Puta disco também!

É o que eu falo,busco sempre coisas boas para ouvir,independente de gênero.

Almeidaboo
Veterano
# jan/11
· votar


Parabéns pela iniciativa!

ricardocezario
Veterano
# jan/11
· votar


Exato, vivemos em um tempo de muita musica boa, basta saber onde encontra-la.

Adoro os classicos, mas existe muita musica boa feita hoje em dia, inegavel.

Cynic
Veterano
# jan/11
· votar


ohm777


mas geralmente ouço uma ou duas músicas isoladas. O estilo deles é muito sombrio (muito modo eólio e frígio)


Isso é verdade, não somente pelos modos, mas o 'background' do Opeth é sempre melancólico/depressivo, seja pelas letras, pelas composições, não é uma choradeira, mas é depressivo, inclusive eu dei uma parada com Opeth recentemente, porque eu tava ouvindo 24 horas por dia, e analisando letras, e encontrando conceitos dos albuns, enfim, estava ficando depressivo aqui. HAUEHAUEH

Dudo_Goldem
Veterano
# jan/11
· votar


quando eu comecei a ouvir opeth eu tambem achava muito depressivo, dai eu ouvia um pouco de shadow gallery pra compensar, hehe
Opeth eh realmente uma banda muito talentosa, recomendo a todos ouvir, devia haver mais opeth em nossas vidas...

ohm777
Veterano
# jan/11
· votar


Cynic
Exatamente... você pegou o espírito da coisa!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ainda Há Gigantes Entre Nós - Parte I - Opeth