trabalhando com musica

    Autor Mensagem
    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # ago/10


    ae galera
    blz??
    eu sei que ja existem topicos sobre esse assunto
    ja usei a busca e nao achei o que procurava

    eu pretendo trabalhar com musica
    a inicio pensei em free lancer
    mas nao sei como começo ou como consigo trabalho de free lancer
    queria dicas de quem ja é free lancer ou trabalha nesse ramo da musica
    valeu

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eddie Van Hallen
    Músico de estúdio, talvez. Mas é preciso que você saiba ler partitura MUITO BEM.

    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ken Himura
    to ligado
    mas to querendo saber principalmente como começa o trampo de free lancer e tal

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eddie Van Hallen
    free lancer ou trabalha nesse ramo da musica


    Conheça os integrantes das bandas da sua cidade, ou de algum cantor ou cantores, algum estudio de gravação, mostre ou deixe claro quais são as suas habilidades. E quando precisarem irão te chamar. É assim que começa.



    Ken Himura
    ler partitura MUITO BEM.

    Ou que tenha um ouvido muito bom. Se ele souber improvisar, e consegue fazer isso dentro do que o produtor do estudio quer...

    Já fiz muita coisa, mas pra dizer a verdade isso não dá dinheiro. Não dá para ter só esta fonte de renda. O mercado está saturado.

    mota2014
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    mano eu tou kerendo aprender colokar musicas no paqlco mp3 como ki faço agradecido

    Caike_bend
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    mota2014
    Você tem que aprender a escrever..

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    a inicio pensei em free lancer
    então fique antenado com o que rola por ai, tenha já algumas músicas na manga mesmo que nunca tocou por ai, tenha noção de que é mais facil alguem te chamar pra tocar o que rola por ai, sertanejo, gospel... onde o mercado é grande, do que alguem te chamar pra tocar por exemplo classic rock toda semana

    tenha muitos contatos com outros músicos que saibam que você faz free lance
    conheca outros músicos que tocam o mesmo intrumento que você para quando o cara já tem trampo ele te indicar e vice-versa


    O mercado está saturado
    tudo tá saturado:
    musica, tv, comércio, shopping, banco, curso de Adm de empresas, flanelinha de semaforo, presidio, emo, supermercado, telemarketing, qualquer lugar tem muita gente mexendo com muita coisa

    zugo
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    mota2014
    mano eu tou kerendo aprender colokar musicas no paqlco mp3 como ki faço agradecido

    Cara, vc acabou de criar um tópico sobre isso! E esse assunto naum tm nada haver com ki o tópico do colega aki está propondo... assim, automaticamente, vc está desviando o assunto e desvirtuando o tópico do colega... eh chato! mas eh isso! =/

    Eddie Van Hallen
    Cara trabalhar de free lance eh tenso... pq vc naum tem nd garantido... pode ser ki hj vc toque, amanhã quem sabe?!
    eh mais ou menos esse esquema o free lance...
    eu tbm to afim de ser músico e pedi alguns conselhos pro meu professor, ele disse que eh só estudar e ter uma graduação e tal... aí sim pode ser que valha a pena...

    Abç. ;D

    mota2014
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    desculpa ai mano fui nessa

    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Prof. Grosélio
    fernando tecladista
    zugo
    ae brigadao galera que ajudo

    zugo
    ele disse que eh só estudar e ter uma graduação e tal... aí sim pode ser que valha a pena...
    pode cre
    isso com certeza
    vo fazer faculdade de musica ano que vem
    mas enquanto nao me formo tava querendo ver se ja conseguia alguma coisa

    MMI
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eddie Van Hallen

    Eu não tenho aspirações a músico como profissão, sou profissional liberal, música para mim é hobby. Sempre me recusei a receber dinheiro por isso e a ter meu nome relacionado a música.
    Dito isto, vou contar o que aconteceu e acontece comigo. Por conta da minha paixão por música, tenho muito contato com músicos e por conta disso, com gravadoras, estúdios, lojas, importadores até. E isso me levou a passar muito tempo em estúdios com músicos (acho um grande barato), gravações, arranjos, re-harmonizações, coisa e tal. Adoro timbres, harmonias. Nisso acabei por ganhar algum reconhecimento da diretoria de uma grande gravadora e pedidos para que eu esteja junto a projetos. Por mais que eu fale que não quero meu nome associado a isso, que diga que minha hora de trabalho é cara e por isso não é um "trabalho", andaram divulgando meu nome e reconhecimento para alguns projetos.
    Acho que muitos músicos daqui gostariam de estar em meu lugar, mas isso pode servir de caminho para quem está procurando. Faça com tesão, sempre bem feito. Cuidado, sobreviver de música nesse país é um enorme desafio, muito pouco remunerado.
    Abraço

    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    MMI
    legal mano
    valeu
    mas porque voce nao gosta de ter seu nome relacionado a musica??

    bidri
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Olá pessoal, tô me add hj no Cifraclub para pedir uma ajuda. Bem, fui convidado a empresariar uma dupla sertaneja, por sinal mto boa, acredito no potencial deles, mas preciso de orientação do tipo:
    Preciso abrir uma empresa?
    Quais os cuidados devo tomar?
    Que modelo de contrato utilizo com a banda e os contratantes?

    Se alguém tiver dicas, ficarei mto acredecido.

    Abraço!

    zugo
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    bidri
    Vixii velho... vo ter ki ser chato novamente! =/

    "Esse assunto naum tm nada haver com ki o tópico do colega aki está propondo... assim, automaticamente, vc está desviando o assunto e desvirtuando o tópico do colega..."

    Crie um tópico novo para isso... logo, logo sua dúvida será respondida!

    Abç! ;D

    MMI
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eddie Van Hallen

    Porque não tem nada a ver com meu ramo de atividade. Na eventualidade de ser procurado, digamos na net, prefiro que apareça o que eu me dedico profissionalmente. Como disse, música é um hobby. Prefiro dar todos meus créditos aos músicos que batalham por isso, eu não preciso disso.Tudo o que eu faço, prefiro que um músico diga "eu que fiz" e assim, eu fico nos bastidores. Opção de vida, música não quero que se torne profissional para mim, tem que ser diversão, nunca obrigação.

    bidri

    Sua pergunta é exatamente o que se propõe o tópico, "trabalhando com música".
    A sua questão depende de vários fatores. A dupla em questão é sucesso ou é potencial? Porque uma empresa gera custos, só se justifica se já existe renda condizente. Procure um contador e converse com os números da dupla e da banda, ele pode dizer bem mais claramente se existe vantagem em ser pessoa jurídica ou pessoa física no seu caso.
    Todos os cuidados devem ser tomados. De preferência, contrato se assina com aval de seu advogado. Atenção ao contrato com gravadoras, já vi contratos que tinham uma pequena cláusula que os músicos só receberiam após 1 milhão de CDs vendidos. E quem sabe o número de vendas senão a gravadora? Pois é, neste caso citado os músicos nunca receberam nada.
    Portanto, muita atenção!!!

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cuidado, sobreviver de música nesse país é um enorme desafio, muito pouco remunerado.
    Na verdade, não é não. Basta saber onde vai se meter que o dinheiro vem fácil. Na minha área, por exemplo, vê o salário inicial da Osesp e de outras orquestras grandes.

    É como disse o amigo Alvaro Henrique no fórum de música erudita, sobre este mesmo assunto:

    "É como uma profissão qualquer: se você só tem o primeiro grau, a chance de ter um bom emprego é ridículo. Se tiver doutorado, várias portas estarão abertas pra você.

    Muita gente que tenta(ou) viver de música tem uma formação musical equivalente à 1a à 4a série, às vezes menos que isso, já que na 1a série as crianças já sabem ler e escrever. Se você fizer parte dessa turma de analfabetos em música, a chance de ganhar bem é igual a de uma analfabeto em língua portuguesa. E assim por diante.

    Não é difícil, não é impossível, não é inatingível. Provavelmente é mais fácil - certamente mais prazeroso - que viver como qualquer outro profissional liberal (dentista, psicólogo, etc.). A única diferença é que você nunca vai encontrar um dentista que não sabe ler um raio-x, enquanto há músico por aí que não sabe ler uma partitura e depois fica colocando a culpa no seu fracasso na sociedade, no país, na mídia, etc."

    MMI
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ken Himura

    Sim concordo com você, mas em partes. Em toda profissão sempre terá uns 5% que se destacam, que se sobressaem e ganham grana. É como uma grande empresa, tem muitos peões, vários encarregados, alguns diretores, um presidente. O salário acompanha. No seu exemplo, é fácil então fazer um conservatório e tocar na OSESP? Não, de forma nenhuma, são músicos do mundo inteiro que concorrem a uma vaga, apenas os destacadíssimos. Na música popular, a Ivete Sangalo, a banda Calypso, Roberto Carlos, Bruno e Marrone e alguns outros ganham rios de dinheiro, chegam a ganhar mais que a OSESP inteira. Mas são exemplos de extremo sucesso. A realidade, especialmente para quem está começando, é triste. Infelizmente um músico de verdade e de formação vai enfrentar a concorrência dos que não sabem nem se uma partitura está de pé ou de ponta-cabeça. A verdade é que em várias profissões, estar entre os 20-30% dos que se destacam é garantia de sossego. Na música não é.

    Conheço um músico, maestro de orquestra e que já regeu inclusive a OSESP, que teve épocas que quase passou fome (ah, ele tem título de doutor honoris causa). Só conseguiu alguma tranquilidade porque faz turnês na Europa e Asia, mas aqui no Brasil é complicado tirar o sustento.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    MMI
    prefiro que um músico diga "eu que fiz" e assim, eu fico nos bastidores.

    Em um mundo onde o que tem boca maior engole o outro, eu ainda não consegui acreditar nisso. Tomara que seja verdade, porque assim podemos ter um pouco de esperança que nem tudo está perdido.

    Um abraço

    MMI
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Prof. Grosélio

    kkkkkkkkk
    É verdade, mas eu sou assim, "esquisito". huahuahua

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    o seu exemplo, é fácil então fazer um conservatório e tocar na OSESP? Não, de forma nenhuma, são músicos do mundo inteiro que concorrem a uma vaga, apenas os destacadíssimos.
    Não. Neste caso, seria a Berlin Phill. Fácil não é, mas não é difícil beirando o impossível também, como é entrar pra Berliner ou pra Opera Viena.

    Qualquer orquestra brasileira de nível alto dá pra entrar, com muita dedicação e muitos anos de estudo, inclusive a Osesp. O repertório das provas é praticamente igual entre todas; todo mundo que fez um bom bacharelado vê todas estas peças e excertos pedidos durante a faculdade. Por que muitos não passam? N motivos, desde politicagem, mutreta até ter tocado mal na prova.

    A verdade é que em várias profissões, estar entre os 20-30% dos que se destacam é garantia de sossego. Na música não é.
    Na música é, se você estudar bem e fizer boas conexões. Tenho amigos que fazem 10, 15 casamentos por mês e nem tão perto de terminar faculdade. Enquanto tiver alguém casando, alguém fazendo 15 anos, aniversário de casamento, aniversário de loja, alguém querendo ter aulas etc, sempre vai ter trabalho pra músico. Basta ter competência e meter a cara.

    MMI
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ken Himura

    De maneira nenhuma... Conheço razoavelmente a OSESP, a ponto de jantar com diretores de lá. Ali tem alguns brasileiros sim, mas tem vários estrangeiros. Os brasileiros que ali estão são de nível internacional, tem passagem pela Europa, não tem menino saindo de conservatório. Quem toca ali poderia estar em muitas outras orquestras do mundo. Pode não ser a maior orquestra do mundo e a mais desejada pelos músicos, mas sem dúvida é a melhor para se trabalhar no Brasil e quem está lá tem seu destaque sim. A ponto de despontar para o mundo, tem estágios no exterior, estão acima da média. Os brasileiros que estão ali podem não ser os melhores do Brasil, mas são destacados com certeza, destacadíssimos.
    Por analogia, não pense que se vários corredores do mundo nos 100 metros correm bem abaixo de 10 segundos que isso é fácil. Apesar de nunca um brasileiro ter corrido abaixo, vários já foram destacados corredores. Na música é a mesma coisa. Qual a porcentagem de alunos que começam um conservatório chegam numa orquestra como esta?
    Se você acha que bom é o cara que faz 10-15 casamentos por mês, você não entendeu nada. Um dia vai perceber, você é jovem. Vai notar a quantidade de pessoas que fazem 10-15 négocios milionários por mês.
    De qualquer forma, espero que um dia você seja solista da Filarmônica de Berlim e me mande um recado: "viu? Eu falei que era fácil!". Vou ficar contente e acreditar.

    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    MMI
    entendi

    Ken Himura
    acho que voce deu sorte
    mas realmente nao é facil

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    MMI
    De maneira nenhuma... Conheço razoavelmente a OSESP, a ponto de jantar com diretores de lá. Ali tem alguns brasileiros sim, mas tem vários estrangeiros.
    Então, você deve saber que 90% destes estrangeiros tocavam em orquestras B e C falidas da Europa Oriental, e que quando JN subiu ao "poder" na osesp e tentou transformá-la em privada, muita gente ejetou. Como não tinham músicos, ele correu a Europa Oriental atrás de mão-de-obra barata (fim da URSS, orquestras falidas, crise econômica braba etc) e com doses cavalares de marketing "paulista", pimba! Tá feita a OSESP.

    Não que eles sejam músicos ruins, longe disso! Mas não é essa coca toda que pintam aí não.

    De qualquer forma, espero que um dia você seja solista da Filarmônica de Berlim e me mande um recado: "viu? Eu falei que era fácil!". Vou ficar contente e acreditar.
    Isso dificilmente acontecerá. Não quero ser solista. E entrar pra Berliner, eu sinceramente acho impossível pelos próximos 10 anos.

    Se você acha que bom é o cara que faz 10-15 casamentos por mês, você não entendeu nada.
    Onde eu disse isso? Eu só disse que o cara tira uma quase 6mil por mês só pra fazer casamento e nem é formado ainda. E o repertório padrão de casamento nem é difícil. Qualquer um com 3 ou 4 anos de instrumento consegue tocar bem a maioria das músicas.

    Qual a porcentagem de alunos que começam um conservatório chegam numa orquestra como esta?
    Antes disso, tem que fazer uma porcentagem de quantos alunos de conservatório querem tocar em orquestra. Pelo que vejo hoje em dia, são poucos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a trabalhando com musica