Dogs2 Veterano |
# jul/10 · Editado por: Dogs2
· votar
minha dica é que vc estude, serião tem cadernos com pauta de partitura que vc compra e vem com umas instruções. Tem também o livro de Teoria do Bohumil Med que é um bom beabá. Traz desde instruções mais elementares até coisas que vc realmente não vai se importar de começo, mas como vc vai se apaixonar por isso, é bom ter um livro desse Baixa um programa de partituras fácil de mexer tipo o Encore ou o Guitar Pro, que quando vc se familiarizar vc muda pra outro melhor (aconselho Sibelius) Pra ler especificamente pra violão, tem detalhes de posição de dedos, etc que exige uma literatura especializada que eu não sei te dizer. Qualquer coisa faça bons contatos, busca ajuda com violonistas que sabem Não é difícil, é só meticuloso, vc consegue ;)
|
has4 Veterano |
# jul/10 · Editado por: has4
· votar
Vou reproduzir um texto meu pra você, talvez lhe sirva:
FAMILIARIZANDO-SE COM PARTITURAS
Bom, para iniciar mesmo sugiro que consigam PARTITURAS MUSICAIS das MELODIAS de músicas conhecidas, e também, a mesma música baixada na internet para ser ouvida... assim, você vai observando as (BOLINHAS ou CABEÇA DE NOTAS) que estão na partitura, relacionadas àquela música...
Com isto, você observará que as bolinhas sobem ou descem, sobre as linhas (5 linhas) e sobre os espaços (4 espaços), isto, é quando a bolinhas sobe = a altura da nota ou som subiu... quando as bolinhas descerem = a altura da nota ou som desceu... você então terá primeiramente esta noção.
Depois, você terá de observar o seguinte: existem figurinhas de SOM e de SILÊNCIO (música = som + silêncio), cada figura representa um tempo que durará cada som ou silêncio.
ASSIM, ao menos, você vai se familiarizando com uma PARTITURA
DEPOIS, você vai estudar sobre cada NOTAÇÃO...
PROFESSOR (é bom sim! ProfessorA é muito melhor ainda;) Então, busque ajuda de quem sabe realmente e possa lhe ajudar indicando livros, métodos e outros... além de pessoalmente tirar suas dúvidas.
COMPARO a aprender idiomas... você deve ouvir bastante para acostumar os ouvidos... então, ler partituras = (acompanhar vendo e observando) para acostumar-se com aqueles 'rabiscos' até entender que cada coisa tem um valor e significado.
NÃO SE PREOCUPE ainda em executar INSTRUMENTO ainda, apenas PRATIQUE LEITURA... mais adiante você começará a praticar direto com o instrumento.
NADA É TÃO FÁCIL se não houver dedicação! Instrumentos melódicos são um pouco mais fáceis, pois são soam apenas uma única nota por vez e você verá apenas uma linha 'daquelas bolinhas pretas e brancas descendo ou subindo', já as partituras para instrumentos harmônicos (que soam mais de um som/nota ao mesmo tempo = violão, teclado, etc) você verá várias bolinhas na vertical, subindo e descendo juntas... inicie com partituras p/ instrumento melódicos (ou seja, que tocam uma única nota ou som de uma única vez Ex.: flauta, sax, clarineta,e tc).
PARA O MÚSICO que já toca de ouvido, tudo fica bem mais simples... agora, não pode ser preguiçoso, nada cai do céu na cabeça (kkk a não ser na cabeça de alguns físicos rs e na daquele cara que tava andando na calçada e caiu uma mulher na cabeça dele! Ele ainda virou herói rs) UIIII!
Enfim, estude bastante dedicando-se... com o tempo estará acostumado e entendendo tudo... depois, estará dominando simples divisões e futuramente as mais complexas. BONS ESTUDOS!
PROGRAMAS como o CAKEWALK podem lhe dar uma noção bem legal, vc baixa ele e abre nele mesmo músicas no formato MIDI, este formato lhe propicia ver em STAFF (em partituras) e enquanto toca a música vc vai acompanhando a partitura melódica da música e vai tendo uma noção... é uma janela que enquanto toca a música a partitura vai passando e em cada nota musical soada, a cabeça de nota na pentagrama (cinco linhas ou quatro espaços da patritura) fica numa cor de destaque, e assim você vai acompanhando nota a nota da melodia e vendo como é escrita por partitura. Ah... e vc ainda pode imprimir a partitura só da melodia... Legal, né?
MÚSICOS de ESTÚDIO podem lhe ajudar a baixar o programa free no seu computador, e músicas no formato MIDI vc acha aos montes por aí!
Para gravar os seus auês, se você os executar e gravar as melodias, em midi, com instrumentos em midi (teclado e até violão com tal recurso midi), terá as partituras naturalmente apresentadas nos programas que operam em midi, isto é, em outras palavras, sons escritos digitalmente. Seria mais ou menos isso aí.
Uma das várias vantagens de aprender a escrever e ler partituras:
A vantagem da partitura (escrita na pentagrama = aquelas cinco linhas e espaços cheios de hastes e bolinhas, etc) é que alguém que saiba lê-la e nunca ouviu o que está escrito, poderá executá-la tal qual a mesma se encontra escrita sem nunca antes tê-la ouvido, e esta é uma grande diferença entre aquele cara que só poderia executá-la se tivesse ao menos algumas vezes ouvido aquela mesma música (escrita) soar. A partitura lhe dá condições de tocar o que nunca antes ouviu, já o músico que não lê partituras, não poderia executá-la se não a tivess ouvido ao menos uma vez!!! Em linhas gerais é isso!
Agora, se você quer suas obras em partitura para registrá-las (garantir direitos autorais), aconselho que procure um músico profissional para fazer isso, pois ele escreverá fielmente o que você tiver produzido. Mas, continue estudando que você vencerá todas as barreiras, afinal, você não nasceu andando, e hoje, já quer aprender a ler partituras, viu que desenvolvimento?!? rsrs
|