Originalidade na música

    Autor Mensagem
    NoAlarms
    Veterano
    # jul/10


    Pra vocês o que definem se uma banda/música é original ou não?

    Quais as barreiras da originalidade x influência (até que ponto uma banda/música pode ser influenciada por outras sem que seja uma mera cópia)?

    Cite alguns artistas que você considera original. Justifique.

    Dexxter Bass
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Pra mim uma banda/música é original quando eu ouço a música e essa música me surpriende e vai "conquistando" meu interesse a cada segundo de execução da mesma (ou não).

    A respeito de originalidade x influência,eu axo que hoje em dia é difícil criar/inventar algo novo dentro da música, porque tudo quanto é ritimo,escala,intervalos etc já foram criados. Só nos resta misturar tudo e ver no que dá.

    Exemplo de originalidade:
    -Mamonas Assassinas (mistura de rock com generos brasileiro - pagode,chote etc).

    Bombastik
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Exemplo de originalidade:
    -Mamonas Assassinas


    meu deus, parei aqui...


    mas se citasse Raimundos, aí eu concordaria...

    eles sim misturaram rock com um som brasileiro, de forma meio caricata é verdade mas que criou uma linguagem musical diferente do rock nacional que estávamos acostumados até então...

    tinham uma pegada e influência forte do punk rock (no início, depois outras influências acabaram transparecendo tb) mas na minha opinião, conseguiam levar seu som pra uma estética bem original.

    Scrutinizer
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Sério? Raimundos e Mamonas Assassinas? Esses são os melhores exemplos de vocês?

    Originalidade é bem simples, é ter algo que nunca foi feito antes. Não significa que tudo tem que ser novo, mas não pode ser tudo igual.

    Um exemplo realmente bom: Satanique Samba Trio

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    pra mim originalidade é qndo a banda/artista chega com alto q ngm nunca viu. Aquela coisa q deixa as pessoas com cara de: "Caralho, q q foi isso?!"

    Eu daria como exemplo o Pink Floyd

    Ronalunático
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    pra mim originalidade é qndo a banda/artista chega com alto q ngm nunca viu. Aquela coisa q deixa as pessoas com cara de: "Caralho, q q foi isso?!"

    Eu daria como exemplo o Pink Floyd
    mais um

    Dexxter Bass
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    [/i]pra mim originalidade é qndo a banda/artista chega com alto q ngm nunca viu. Aquela coisa q deixa as pessoas com cara de: "Caralho, q q foi isso?!"

    Eu daria como exemplo o Pink Floyd mais um[i]


    eu ri

    edinelson
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    originalidade pra min é a musica popular sem muita frescura não tem isso de imitar voce tem que tocar o que vc gosta

    Musicólatra
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Depende, o original pode ser visto por vários ângulos. Originalidade nas letras, nas melodias, na maneira de se comportar, na forma de cantar, de tocar, etc...

    Eu acho que Mamonas Assassinas, de certa forma pode sim ser vista como uma banda original. Eles inovaram nas letras e no figurino, ainda que de forma escrachada. Tinham um comportamento diferente, eram alegres o tempo inteiro e em qualquer lugar que estivessem. Enfim, ainda que alguns não concordem, eu vejo traços de originalidade neles. E eram bons músicos, convenhamos.

    Raul Seixas é um exemplo de originalidade. Pensem bem, o cara era único em alguns aspectos.

    Codinome Jones
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Eu daria como exemplo o Pink Floyd

    NoAlarms
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    E sobre a atualidade?

    Vocês acham que é mais difícil ser original hoje em dia porque muita coisa já foi "mostrada" pelas bandas anteriores, ou falta é espaço na mídia para bandas de verdade?

    crokodilo loko
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    + 1 ponto pra Pink Floyd

    Mas tmbm tem muita banda original q modificaram e criaram uma linguagem e forma d expressão musical bem diferente
    Ex: Ramones, Sonic Yuth, U2.... entre outras

    NoAlarms
    E sobre a atualidade?

    Vocês acham que é mais difícil ser original hoje em dia porque muita coisa já foi "mostrada" pelas bandas anteriores, ou falta é espaço na mídia para bandas de verdade?


    É dificil sim, mas ñ impossivel, e sim falta espaço na mídia para as bandas d verdade... exemplo disso é esse monte d emo lixo brotano sabe la d onde e muita banda lado B ai nos bares e no youtube da vida com uma musica legal porem sem reconhecimento na mídia.

    Powerslave158
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Cite alguns artistas que você considera original. Justifique.

    Mutantes. Eles pegaram a psicodelia e misturaram com os ritmos brasileiros como baião e outros ritmos, fazendo com que todo mundo lá fora pague pau pra eles até hoje, alguns até consideram eles mais importantes que os Beatles (não sou eu quem to falando), isso tem em alguns trechos do documentário Lóki.

    The Who. Uma das primeiras bandas a ter somente um guitarrista e fazer aquela sonzeira loka do caralhoo.

    Jimmy Hendrix. Acho que um dos primeiros Power Trio da história, mas não tenho certeza, sem falar que o cara mudou o jeito de tocar guitarra.

    Tom Zé. Um dos primeiros brasileiros a fazer música experimental e ter a ousadia de em plena ditadura militar lançar um LP que a capa tinha uma bola de gude no meio de um cú. uhahahua. Esse álbum é todos os olhos.

    Sector
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Sector
    · votar


    Ser original é dificil, já inventarem coisa demais, misturar estilos pode ser legal, mas tem q saber fazer isso direito, cara uma coisa pode ter certeza, mesmo que a musica seja comum, se a banda tiver uma atitude diferente, ela já é vista com originalidade, nem que seja só no estilo...

    qew
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Original é o Iron Maiden.

    Its Fucking Boring To Death
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Original é o Iron Maiden

    concordo. Ninguém toca tanto dó ré mi quanto eles.haha

    é possível ser original, desde que vc conheça música profundamente. Não se cria nada novo só sabendo tocar 3 acordes.

    tem que ouvir todo tipo de música, aprender diferentes ritmos, harmonias etc.

    Bombastik
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Nação Zumbi...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Originalidade na música