Autor |
Mensagem |
Swamy Veterano |
# jun/10
Oi gente ! Sou iniciante aqui, e pra começar pensei em discutir um assunto que no meu prisma é pertinente. A Miscigenação da música brasileira . Uso o termo miscigenação, pela influencia q a MPB tem recebido de outras tendencias musicais, principalmente nas ultimas decadas... ( Não que esse " mutualismo" seja em um todo algo...hum...ruim). Mas o centro da reflexão, é até aonde essa mistura de ritmos, vem encobrir as caracteristicas, e as raizes da "individualidade" da musica brasileira.
Gostaria de saber a opinião de vcs...
|
Lucas F Veterano |
# jun/10
· votar
Swamy
Uma vez eu li um artigo que, embora não fosse sobre música, falava sobre essa miscigenação em outras áreas da cultura. O artigo falava que muita gente critica o fato de o Brasil não ter uma característica própria, original: Tudo o que é brasileiro, na verdade, não é brasileiro. Enquanto os japoneses têm o mangá, os africanos têm suas particularidades, os EUA têm o cinema, os quadrinhos e tals, os brasileiros só têm coisas oriundas dessas culturas. Porém - continuava o artigo - é isso que o Brasil tem de original: a capacidade de assimilar e misturar essas culturas todas.
Portanto, eu não temo que a influência de outros ritmos sobre a MPB possa encobrir suas raízes. Acho que enquanto mais mistura houver, mais individual será a nossa música. Até por que, o Brasil não têm raiz nenhuma: é tudo só caule e folhas. rsrs
|
Swamy Veterano |
# jun/10
· votar
Isso é muito questionavel Lucas...
Não sei se tenho uma visão muito de " politicagem" ou " politizada" da coisa em questão... Mas acredito que a capacidade do Brasil " de assimilar e misturar essas culturas todas", nao seja em todo panorama positivo.
A ausencia de Indentidade é Algo Muito Sério ( mas nao qro discutir politica)
E um país que deixa isso acontecer- envolvendo a musicalidade- é um país SurdoOOoo
Valeu seu comentario Obg !
|
Its Fucking Boring To Death Veterano |
# jun/10
· votar
essa miscigenação musical não é positivo quando uma das partes(no caso, a música brasileira) perde suas principais características.
fora isso, não vejo nenhum problema. Bossa nova teve influencia do jazz e da música clássica, mas mesmo assim não soa como musica de gringo tocada por brazucas.
|
kiki Moderador |
# jun/10
· votar
Swamy cara, ach oque ce ta perigando cair num "romantismo":
Mas o centro da reflexão, é até aonde essa mistura de ritmos, vem encobrir as caracteristicas, e as raizes da "individualidade" da musica brasileira. o que seria essa tal individualidade? a musica dos indios? o samba? o candomblé? baião? a bossa nova?
na minha opiniao, o brasil é extremamente influenciado pro varios rimots, por que o pais é formado por varias culturas. tem toda a cultura europeia aqui, somada com muito da cultura africana trazia pelos escravos.
outra coisa: isso nao tem nada a ver com politica. isso é cultura. pode ser antropologia, pode ser saociologia, pode ser artes...
|
Swamy Veterano |
# jun/10
· votar
Essa é a grande questão Funcking.
Lavousier afirma que "Nada se cria e sim tudo se transforma"... (Sabe lá se ele tem razão!?), mas o processo em que se deriva essa transformação é que diferencia Criatividade e Originalidade de Imitação, Clonagem, Plagio e tantos outros adjetivos sinonimos...
Bom exemplo da Bosa Nova
Destaque: Bossa nova teve influencia do jazz e da música clássica, mas mesmo assim não soa como musica de gringo tocada por brazucas.
|
kiki Moderador |
# jun/10
· votar
Swamy por que bossa nova nao é só um jazz brasileiro.
alias, a bossa nova influenciou o jazz depois. é um grande exemplo de como as relações são mais complexas.
frank sinatra pediu pro tom jobim pra gravar suas musicas. wave era uma canção instrumental, que ofi letrada em ingles a pedidos do frank, e depois foi escrita a versao em portugues. frank e tom fizeram shows juntos. ella fitzgerald cantou "só danço samba" e outras.
|
The Root Of All Evil Veterano
|
# jun/10
· votar
Tem que misturar mesmo.
|
Swamy Veterano |
# jun/10 · Editado por: Swamy
· votar
O que tambem pode ser politica
Você tem razão quando diz:perigando cair num "romantismo". Mas também não sejamos parnacianista...
Eu destaco sua ressalva bem colocada sobre a formaçao cultura brasileira...
Mas os Estados Unidos foram colonizados por ingleses, Canada pelos mesmos ingleses e franceses, e nem se fala da A frica ( a grande rede de retalho)
O Brasil foi colonizado pelos portugueses é só mais um fato...
Sim estamos tratando de musica...
|
The Root Of All Evil Veterano
|
# jun/10
· votar
O Brasil foi colonizados pelos portugues é só mas um fato...
Madredeus é bem legal.
|
Swamy Veterano |
# jun/10
· votar
The Root All Evill
Portugueses Valeu... Madredeus
|