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SertaOehBao Veterano |
# mai/10
Queria saber o porque da 3º inversao. tomando como exemplo o tom de C tambem to tendo duvida de como encaixar o B, na harmonia eles falam q soh entra meio diminuto ake,a nao ser quando se ker realmente sair da harmonia. mas nas inversoes(maiores)eh assim 1ª C/E 2ª C/G 3ª C/Bb
pela regra,usa-se as notas maiores(terça maior,quinta justa,e era pra se usar a setima maior,mas se usa a setima menor....) keria entender melhor isso aih... porque o B cabe dentro da harmonia de C,mas agora ,pq Bb????
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LeandroP Moderador |
# mai/10 · Editado por: LeandroP
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SertaOehBao
O Si bemol é a 7a menor do acorde C, por isso ele pode fazer parte da inversão do acorde.
Veja que progressão bacana usando esta inversão:
C - C/Bb - F/A - Fm
No acorde Fm você pode até utilizar a 1a inversão, tocando Fm/Ab, pra dar continuidade à linha melódica descendente do baixo.
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SertaOehBao Veterano |
# mai/10 · Editado por: SertaOehBao
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LeandroP
kra vlw pela info,mas tipo vc nao respondeu minha pergunta direito... =/ e... tem certeza q essa melodia aih eh boa ?pelo menos no meu violao aki deu um som horrivel kkkk...e Fm ja nao eh natural do campo de C,ainda depois de um F maior ,seguido assim ?? tambem ,acho q nao eh bom q o ultimo acorde da melodia seja um menor
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LeandroP Moderador |
# mai/10
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SertaOehBao
Você pode em princípio estranhar a sonoridade, mas não é feio não... Talvez tenha interpretado errado a formação dos acordes.
Pra facilitar vou postar o desenho:
C C/Bb F/A Fm e----------------------------|| B----1------1-----1-----1----|| G----0------0-----2-----1----|| repete quantas vezes quiser D----2------2-----3-----3----|| A----3------1-----0----------|| E-----------------------1----||
Nem toda harmonia precisa seguir à risca o campo harmônico maior, senão pode ficar algo monótono e previsível.
A progressão que destaquei é um "clichê harmônico" super manjado, utilizado largamente na música popular, seja nacional e estrangeira.
Quando você toca o Fá menor depois do Fá maior você cria um relaxamento, preparando a repetição da progressão. Este Fm é um "subdominante menor". Tente novamente, toque com o coração e a mente aberta... aposto que vai achar interessante esta harmonia e perceber a importância da inversão e da 7a menor envolvida na inversão, o quanto ela é preciosa.
Boa sorte em suas tentativas ;)
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