Duvida sobre baixo invertido-o porque

    Autor Mensagem
    SertaOehBao
    Veterano
    # mai/10


    Queria saber o porque da 3º inversao.
    tomando como exemplo o tom de C
    tambem to tendo duvida de como encaixar o B, na harmonia
    eles falam q soh entra meio diminuto ake,a nao ser quando se ker realmente sair da harmonia.
    mas nas inversoes(maiores)eh assim
    1ª C/E
    2ª C/G
    3ª C/Bb

    pela regra,usa-se as notas maiores(terça maior,quinta justa,e era pra se usar a setima maior,mas se usa a setima menor....)
    keria entender melhor isso aih...
    porque o B cabe dentro da harmonia de C,mas agora ,pq Bb????

    LeandroP
    Moderador
    # mai/10 · Editado por: LeandroP
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    SertaOehBao

    O Si bemol é a 7a menor do acorde C, por isso ele pode fazer parte da inversão do acorde.

    Veja que progressão bacana usando esta inversão:

    C - C/Bb - F/A - Fm

    No acorde Fm você pode até utilizar a 1a inversão, tocando Fm/Ab, pra dar continuidade à linha melódica descendente do baixo.

    SertaOehBao
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: SertaOehBao
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    LeandroP

    kra vlw pela info,mas tipo vc nao respondeu minha pergunta direito... =/
    e... tem certeza q essa melodia aih eh boa ?pelo menos no meu violao aki deu um som horrivel kkkk...e Fm ja nao eh natural do campo de C,ainda depois de um F maior ,seguido assim ??
    tambem ,acho q nao eh bom q o ultimo acorde da melodia seja um menor

    LeandroP
    Moderador
    # mai/10
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    SertaOehBao

    Você pode em princípio estranhar a sonoridade, mas não é feio não... Talvez tenha interpretado errado a formação dos acordes.

    Pra facilitar vou postar o desenho:


    C C/Bb F/A Fm
    e----------------------------||
    B----1------1-----1-----1----||
    G----0------0-----2-----1----|| repete quantas vezes quiser
    D----2------2-----3-----3----||
    A----3------1-----0----------||
    E-----------------------1----||


    Nem toda harmonia precisa seguir à risca o campo harmônico maior, senão pode ficar algo monótono e previsível.

    A progressão que destaquei é um "clichê harmônico" super manjado, utilizado largamente na música popular, seja nacional e estrangeira.

    Quando você toca o Fá menor depois do Fá maior você cria um relaxamento, preparando a repetição da progressão. Este Fm é um "subdominante menor". Tente novamente, toque com o coração e a mente aberta... aposto que vai achar interessante esta harmonia e perceber a importância da inversão e da 7a menor envolvida na inversão, o quanto ela é preciosa.

    Boa sorte em suas tentativas ;)

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