| Autor | Mensagem | 
| SertaOehBao Veterano
 | # mai/10 
 
 Queria saber o porque da 3º inversao.
 tomando como exemplo o tom de C
 tambem to tendo duvida de como encaixar o B, na harmonia
 eles falam q soh entra meio diminuto ake,a nao ser quando se ker realmente sair da harmonia.
 mas nas inversoes(maiores)eh assim
 1ª C/E
 2ª C/G
 3ª C/Bb
 
 pela regra,usa-se as notas maiores(terça maior,quinta justa,e era pra se usar a setima maior,mas se usa a setima menor....)
 keria entender melhor isso aih...
 porque o B cabe dentro da harmonia de C,mas agora ,pq Bb????
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # mai/10 · Editado por: LeandroP · votar
 
 SertaOehBao
 
 O Si bemol é a 7a menor do acorde C, por isso ele pode fazer parte da inversão do acorde.
 
 Veja que progressão bacana usando esta inversão:
 
 C - C/Bb - F/A - Fm
 
 No acorde Fm você pode até utilizar a 1a inversão, tocando Fm/Ab, pra dar continuidade à linha melódica descendente do baixo.
 
 
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| SertaOehBao Veterano
 | # mai/10 · Editado por: SertaOehBao · votar
 
 LeandroP
 
 kra vlw pela info,mas tipo vc nao respondeu minha pergunta direito... =/
 e... tem certeza q essa melodia aih eh boa ?pelo menos no meu violao aki deu um som horrivel kkkk...e Fm ja nao eh natural do campo de C,ainda depois de um F maior ,seguido assim ??
 tambem ,acho q nao eh bom q o ultimo acorde da melodia seja um menor
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # mai/10 · votar
 
 SertaOehBao
 
 Você pode em princípio estranhar a sonoridade, mas não é feio não... Talvez tenha interpretado errado a formação dos acordes.
 
 Pra facilitar vou postar o desenho:
 
 
 C      C/Bb  F/A   Fm
 e----------------------------||
 B----1------1-----1-----1----||
 G----0------0-----2-----1----|| repete quantas vezes quiser
 D----2------2-----3-----3----||
 A----3------1-----0----------||
 E-----------------------1----||
 
 
 Nem toda harmonia precisa seguir à risca o campo harmônico maior, senão pode ficar algo monótono e previsível.
 
 A progressão que destaquei é um "clichê harmônico" super manjado, utilizado largamente na música popular, seja nacional e estrangeira.
 
 Quando você toca o Fá menor depois do Fá maior você cria um relaxamento, preparando a repetição da progressão. Este Fm é um "subdominante menor". Tente novamente, toque com o coração e a mente aberta... aposto que vai achar interessante esta harmonia e perceber a importância da inversão e da 7a menor envolvida na inversão, o quanto ela é preciosa.
 
 Boa sorte em suas tentativas ;)
 
 
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