Tupiniquins X Gringos

    Autor Mensagem
    elciojoe
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: elciojoe


    Por que os jovens guitarristas iniciantes - esses que aprenderam a escutar rock de Metallica para cá - tendem a idolatrar os guitarristas gringos, quando ao mesmo tempo ficam mencionando a universalidade da música?
    Tenho escutado virtuoses brasileiros que não deixam nada a desejar, mas parece que esses "garotos" estão mesmo é a fim de serem uma réplica dos guitarristas estrangeiros, copiando direitinho tudo o que eles fazem e esquecendo de colocarem nos seus trabalhos as "suas próprias almas".

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    conquordo....

    Hélio Delmiro é deus!

    leo2505
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Mas em si o rock não é coisa daqui... eu curto é rock, e se for pra idolatrar alguem do tajiquistão que mande bem, idolatrarei :)
    E todos os guitarristas brasileiros de rock, com certeza tem algum ídolo gringo, porque, em si, guitarra também não foi inventada aqui.

    paulinho pc
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    elciojoe
    Boa noite amigo.

    esses que aprenderam a escutar rock de Metallica para cá

    Do Kill em all pra cá...faz um tempinho bom de heavy metal

    a idolatrar os guitarristas gringos

    concordo com o leo2505:
    e se for pra idolatrar alguem do tajiquistão que mande bem, idolatrarei :)

    mas parece que esses "garotos" estão mesmo é a fim de serem uma réplica dos guitarristas estrangeiros,

    Já ví a molecada apreciando Edu Ardanuy,Kiko Loureiro,Andreas Kisser,e muitos outros aqui no fórum
    Mas quel é o problema em admirar guitarristas que não são brasileiros?
    Que marca é o seu instrumento?
    Set?
    Amp?
    Palheta?
    Tv?
    Dvd?
    Pc?

    e por aí vai....
    Abraços.

    McBonalds
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    tendem a idolatrar os guitarristas gringos, quando ao mesmo tempo ficam mencionando a universalidade da música?

    Há um tempo atrás eu tive uma discussão com um pessoal aqui por causa disso. Em tudo é assim. Todos tendem a copiar os gringos (estadunidenses) em tudo ao mesmo tempo que mascaram tudo com uma fachada ridícula de universalismo barato.

    elciojoe
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ao meu modo de ver, o rock (música), como os outros tipos de artes não foram inventados, mas sim, descobertos. Então não é porque foram os gringos que descobriram que temos sempre de ter como referência os guitarristas gringos. Não tenho nada contra eles, e até admiro muitos MESMO, mas, o que eu não consigo entender é o porquê que os iniciantes de guitarra querem tocam igual aos seus ídolos - que são quase que em unanimidade, os gringos - ao invés de descobrirem os seus próprios estilos. "Fulano toca pra caralho!!!" Mas o que ele faz é justamente o que o Steve Vai e tantos outros fazem. Ninguém menciona um do tipo Paulo Rafael - que por sinal eu já ouvi más críticas em relação a ele - que acompanha o Alceu Valença, mas que é um guitarrista de estilo. Citei esse, como exemplo para vocês tentarem entender o porquê de tantos não buscarem as suas essências ao invés de ficarem copiando os outros. Influências sempre existiram e sempre existiram, qual o músico que não a tem?! Mas ser uma cópia é muita falta de personalidade.

    paulinho pc
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    elciojoe

    apesar do meu comentário,achei mto válido o seu tópico.
    Vê se tú consegue postar uns vídeos de guitarristas tipo esse que vc citou,q acompanha o Alceu Valença.
    Abraços.

    elciojoe
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: elciojoe
    · votar


    Olá, paulinho pc

    Eu não consegui um vídeo do Paulo Rafael, mas aqui segue um link para você saber um pouco sobre ele e ouvir três músicas que estão disponíveis.

    www.myspace.com/paulorafaelguitar

    Este é o link para o vídeo de outro guitarrista, chamado Fred Andrade

    http://www.youtube.com/watch?v=OIBpJ5fLlIU

    e o endereço do site oficial do mesmo

    http://fredandrade.com/index2.html

    Guitarrista Ricardo Marques e a sua banda Kastarara, de Olinda-PE

    http://www.youtube.com/watch?v=96zPGVq4fFg&feature=related

    Todos podem até pensar que eu os idolatro por serem brasileiros, que nada, rsrssrsr, eu raramente os ouço. Esse tópico é apenas para mostrar que "somos" tão bons quanto "eles" e que podemos descobrir os nossos singulares estilos, ao invés de ficarmos buscando fazer as mesmas coisas que eles - gringos ou brasileiros - já fazem a bastante tempo.

    Abraços

    _peixe_
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Os guitarristas brasileiros arrebentam! Tanto quanto os americanos! Sem duvida! Mas a midia americana eh muito mais forte, os americanos aparecem muito mais, tocam mais na radio e assim por diante.

    Um exemplo de um guitarrista barsileiro muito bom tocando fora do Brasil e arrebentando chamdo Sydnei Carvalho e tem muitos mais tem tambem ele tocando com o Fred que foi citado muito legal






    elciojoe
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: elciojoe
    · votar


    _peixe_

    Vejo que você entendeu o tópico perfeitamente.
    Parabéns

    Tem um guitarrista chamado Lucio Maia, da Nação Zumbi, que muitos o criticam por não ser um virtuoso, porém, em certo ano ele foi considerado o melhor guitarrista do Brasil. Realmente, ele não faz o que muitos virtuoses fazem, mas o que ele faz muitos virtuoses não fazem. O Lúcio Maia toca o que sai da alma dele e por isso faz a diferença. Temos que sermos originais, verdadeiros, isso é o que nos faz contribuir para a evolução do que quer que seja.

    Abraços

    elciojoe
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: elciojoe
    · votar


    Pow, esse Sydnei Carvalho... brincadeiraaaaa!!!!
    Eu não o conhecia, o cara arrebenta MESMO

    Valeu _peixe_
    Parabéns mais uma vez XD

    Os guitarristas extrangeiros não são obstáculos, como você citou, o problema está na mídia brasileira que não dá espaço para os nossos "meninos".

    Abraços

    Hawkings
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Hawkings
    · votar


    elciojoe
    (Antes de tudo Metallica é dos anos 80 cara, já não é tão novo assim não O.O)
    Pô cara entendo isso, por que tem muito cara que paga pau pra guitarrista de fora que não toca metade do que alguns brasileiros tocam, mas também existem ótimos lá e esses ótimos serviram e servirão de influência para guitarristas do mundo todo, e foram esses que influênciaram os guitarristas brasileiros e mesmo assim não viraram cópias.

    A mídia brasileira não mostra os guitarristas por que as músicas deles não são modinhas, e por que não falam de sexo ou algo igual.

    elciojoe
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Hawkings

    Mesmo o Metallica sendo uma banda dos anos 80, eu ainda considero coisa nova em relação a preferência de muitos roqueiros - aqueles que começaram a curtir rock nos anos 90 para cá, com o Nirvana, mas que tem como referência as bandas jurassicas só para mostrar que entendem de rock.

    "e foram esses que influênciaram os guitarristas brasileiros e mesmo assim não viraram cópias. "

    Concordo plenamente com você nessa menção.
    Eu já escutei vários que começaram escutando os gringos, se inspiraram neles e nem por isso viraram cópias.

    Complementando, só para zoar, relaxar...

    Quem sabe... Se os nossos heróis da guitarra se integrassem ao Big Bosta Brasil e comessem aquelas gostosonas, com certeza eles alcançariam o ápice na mídia. kkkkkkkkk

    Abraços

    elciojoe
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Esse camarada é fã do Hendrix mas nem por isso virou uma cópia.




    paulinho pc
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    elciojoe
    Mesmo o Metallica sendo uma banda dos anos 80, eu ainda considero coisa nova em relação a preferência de muitos roqueiros - aqueles que começaram a curtir rock nos anos 90 para cá, com o Nirvana, mas que tem como referência as bandas jurassicas só para mostrar que entendem de rock.


    Amigo,pelo amor de DEUS!...não cometa uma sandisse dessas!
    Gosto não se discute.Quem começou a curtir rock nos anos 90,e vc pela sua idade começou a gostar já no século 21,não pode dizer que uma pessoa igual a vc que curte Led Zeppelin,The Purple,Lynard Skynard,The Doors,Rolling Stones,Black Sabbath,Ozzy,Dio,Kiss,Acdc,Iron e o Nirvana tbém,goste dos anteriores somente pra demonstrar que entende de rock...porque,na verdade,uma pessoa que gosta de todas as bandas que citei,com certeza é um cidadão que entende mesmo de rock.
    Essa afirmação sua é equivocada e preconceituosa.
    No meu ponto de vista,claro.Salvo melhor juízo.
    Abs e bom domingo.

    Aletherion
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Por que os jovens guitarristas iniciantes - esses que aprenderam a escutar rock de Metallica para cá - tendem a idolatrar os guitarristas gringos
    A resposta está na própria pergunta, porque aprendem a escutar rock com bandas gringas. Grande parte dos brasileiros começam e começaram a escutar rock com bandas gringas e naturalmente os integrantes dessas bandas tornam-se referencias para todos.
    O fato de idolatrar os gringos não afasta o reconhecimento de termos excelentes músicos aqui no Brasil, só acho que por ser rock naturalmente o músico de fora é mais reconhecido.
    Parece ser algo natural, os profissionais de determinado gênero musical ter maior reconhecimento nos respectivos locais onde se destacam determinados gêneros musicais (Música clássica = Alemanha, Country e Blues = EUA, Reggie = Jamaica, Samba = Brasil, etc)

    allansom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    _peixe_

    Gosto muito do trabalho do Sydnei Carvalho, ja postei topicos a respeito dele, muito bom mesmo e tem carreira internacional.

    Temos muitos outros, que realmente fazem frente a qualquer guitarrista importado, o Brasil precisa reconhecer mais seus talentos.

    elciojoe
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: elciojoe
    · votar


    Aletherion

    Gostei do seu comentário. Mas você não entendeu o que eu quis especificar.

    Quanto ao paulinho pc

    Amigo,pelo amor de DEUS!...não cometa uma sandisse dessas!
    Gosto não se discute.Quem começou a curtir rock nos anos 90,e vc pela sua idade começou a gostar já no século 21,não pode dizer que uma pessoa igual a vc que curte Led Zeppelin,The Purple,Lynard Skynard,The Doors,Rolling Stones,Black Sabbath,Ozzy,Dio,Kiss,Acdc,Iron e o Nirvana tbém,goste dos anteriores somente pra demonstrar que entende de rock...porque,na verdade,uma pessoa que gosta de todas as bandas que citei,com certeza é um cidadão que entende mesmo de rock.



    Só posso te dizer uma coisa: Em certo ponto de vista, que é o seu e de muitos, você tem plena razão, mas quanto a essa resposta a qual você referiu a mim, quem está cometendo uma sandisse é você meu brother. Reflita melhor.

    Eu tenho vários amigos, em especial UM, que curti todas essas bandas que você citou, mas reluta em escutar coisas novas por puro preconceito, mas isso ele admiti. Certa vez, eu quis apresentar a ele uma banda que foge completamente do estilo rock'n'roll. Ele relutou, relutou e relutou a escutar, mas um dia ele cedeu. O que aconteceu???!!! Tchan, tchan, tchan!!! Hoje ele compra todos os CDs que a tal banda lança. Não vou citar o nome da banda só para você ficar na curiodidade.

    Tenha uma ótima semana

    Hawkings
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Seriam os tais guitarristas iniciantes aqueles fedelhos insuportáveis que dão uma de rockeiro só por causa do Guitar Hero? :o

    _peixe_
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    elciojoe

    Valeu elciojoe, estamos para colabrar. O assunto tem muita importancia e que bom que gostou do Sydnei o cara manda muito mesmo.

    elciojoe
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: elciojoe
    · votar


    _peixe_

    O Sydney Carvalho não toca, ele brinca com a guitarra
    O cara é mais um dos fenômenos que o Brasil precisa explicitar

    Só para relaxar, zoar...
    Vamos incentivá-lo a entrar no Big Bosta Brasil, só assim a nação irá colocá-lo acima dos gringos

    kkkkkkkkkkkkkkk

    Abração

    paulinho pc
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    elciojoe
    Não vou citar o nome da banda só para você ficar na curiodidade. kkkkkkkk


    ashuashasuhasuhasuhasuahuahuashuashaushasuh
    Ahh não...agora vc vai ter que falar!
    Não faça isso com um veínho....

    elciojoe
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    paulinho pc

    Eu quis só brincar com você. Agora vou dizer o nome da banda. Só assim você vai se mostrar preconceituoso ou não. Mas deixo logo claro, eu não sou gay. kkkkkkkk

    A banda é essa:



    paulinho pc
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: paulinho pc
    · votar


    elciojoe
    eu não sou gay.

    ah sim,eu gosto dos caras tbém.Escuto The Smiths tbém numa boa e não sou baitolinha.
    Abs.

    Edit - lembrando que nem Depeche nem Smiths são da década de 90...e sim de 80.

    Fast As A Shark
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    De que adianta ter virtuoses brasileiros se estes por motivos de sua sobrevivência, pouco podem mostrar em suas respectivas bandas com músicas chatas.

    elciojoe
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: elciojoe
    · votar


    Agora estamos chegando a um entendimento.

    Acho que posso dizer que conheço 90% das bandas que fizeram sucesso nos anos 80, e são as minhas preferidas. Então, vocês podem perceber que eu não tenho nada contra os gringos, pois eu sempre dei preferência a escutar as bandas estrageiras. Eu criei esse tópico "Tupiniquins X Gringos" com o intúito de debatermos o fato de que muitos camaradas que se dedicam a estudar guitarra, só se baseiam nos virtuoses que a mídia a nós disponibiliza, e procuram reproduzir fielmente tudo o que eles fazem, como quem quer ser uma cópia fiel do ídolo, esquecendo-se de que eles - os estudantes - também podem se tornar ídolos, se descobrirem as suas essências, fazendo soar as suas próprias artes.

    Abraços a todos.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Tupiniquins X Gringos