erico.ascencao Veterano |
# jan/10
O livro trás, em 949 páginas, mini-resenhas de 1001 álbuns que vão desde In The Wee Small Hours (Frank Sinatra, 1955) até Myths of the Near Future (The Klaxons, 2007), divididas em capítulos relativos a cada década (de 1950 a 2000) - o curioso é a página inicial de cada capítulo, que trás uma imagem que traduz o modo pelo qual as pessoas escutavam música em cada época (da vitrola ao iPod). A maior parte das resenhas vem acompanhada com a lista de músicas do disco, e algumas delas vêm com comentários dos próprios músicos envolvidos e fotos da banda em questão. O livro é bastante democrático, listando vários estilos, dentre eles R&B, Soul, Funk (não o funk carioca, o funk de verdade, dos anos 70), MPB (sim, o Brasil marca presença, e de maneira significativa), Rap e Hip Hop. É claro que o Rock e a música Pop em geral dominam boa parte do livro.
O título parece pretensioso, mas depois de ler boa parte do livro esta carga de pretensão cai pela metade. Mas também não se pode apedrejar o autor do livro, já que a coletânea de resenhas foi feita nos Estados Unidos, ou seja, numa realidade musicológica diferente da realidade brasileira. A consequência disto é que muitos álbuns listados sequer fazem parte do conhecimento geral do público brasileiro - destaco os vários álbuns do The Kinks, os muitos álbuns de bandas alternativas dos anos 90 e 00, dentre muitos outros exemplos. Em contrapartida, muitos álbuns passaram desapercebidos, como o clássico Breakfast in America (Supertramp, 1979), Alive! (Kiss, 1975), dentre outros. Outro álbum que chamou a atenção pela falta de destaque foi o Pet Sounds (Beach Boys, 1966), preterido em relação a outro álbum dos Beach Boys.
Mas calma, fiquem tranquilos! Com este livro pode-se, tranquilamente, fazer um top 100 com os discos mais importantes da história da música.
Mais no Álbuns de Cabeceira.
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