Autor |
Mensagem |
kelao Veterano |
# dez/09
Olá pessoal.
Tenho uma dúvida.
Sei que campo harmonico de escala menor deve seguir a seguinte regra...
1º grau: sempre menor. 2º grau: sempre diminuto ou m(5b). 3º grau: sempre maior. 4º grau: sempre menor. 5º grau: sempre menor. 6º grau: sempre maior. 7º grau: sempre maior.
Vamos exemplificar:
Campo Harmonico de Cm
Escala menor de "C" (tom, semitom, tom, tom, semitom, tom, tom) C, D, Eb, F, G, Ab, Bb, C
Campo Harmonico de Cm Cm, D° ou m(5b), Eb, Fm, Gm, Ab, Bb, C
Certo?
Porém em todos os lugares que estudo campo harmonico da escala de Cm, diz que o ultimo acordo é "B" e não "Bb".
Estou fazendo algo errado? Por favor me ajudem se puderem.
Obrigado.
|
kelao Veterano |
# dez/09
· votar
ninguem?? =,/
|
Bruh_figura Veterano |
# dez/09 · Editado por: Bruh_figura
· votar
kelao Cm Dm(b5) Eb Fm Gm Ab Bb essa é a sequencia correta..onde vc viu q dava B? Vo janta ja venho pra responde..
|
horwatich Veterano |
# dez/09
· votar
O campo harmônico que você citou é Cm ou Eb maior natural. Por motivos didáticos a maioria das notações musicais usam esse campo harmônico como Eb maior natural e usam a nomeclatura Cm harmônico (que tem a sétima aumentada em um semi tom, se transformando em sétima maior, o B do Cm) ou Cm melódico que tem a sexta e a sétima maiores (aumentadas em um semi tom). Então Cm sem alterações é Eb maior natural, com sétima maior é Cm harmônico e com sétima e sexta maiores é Cm melódico... agora é só se divertir com os campos harmônicos.
|
LeandroP Moderador |
# dez/09
· votar
Depende da escala menor que você está harmonizando.
Se a escala de Dó menor tiver a nota Bb, então o acorde só pode ser o Bb. Se tiver o B, então o acorde será B.
Não preciso postar mais nada do que o horwatich já postou... É por aí mesmo ;)
|
Dogs2 Veterano |
# dez/09
· votar
aff
|
kelao Veterano |
# dez/09
· votar
ahhhhhhhhhhhh tá... então é Bb mesmo... um professor que eu tive, me dizia que o B era BEMOL e não NATURAL... =/ rsrsrs
Mas enfim, é Bb mesmo... vlw por esclarecer minha dúvida........
|
rohrfast Membro Novato |
# set/16
· votar
existe 3 tipo de escala menor escala menor natural escala menor harmonica escala menor melodica nesse caso o B o VII grau da na escala de C menor pertence a escala menor Harmonica
|
rohrfast Membro Novato |
# set/16
· votar
Escala de Dó menor Natural 1 2 b3 4 5 b6 b7 1 Dó Ré Mib Fá Sol Láb Sib Dó C D E F G Ab Bb C
Escala de Dó menor harmónico 1 2 b3 4 5 b6 7 1 Dó Ré Mib Fá Sol Láb Si Dó C D E F G Ab B C
Escala de Dó menor melódica forma ascendente 1 2 b3 4 5 6 7 1 Dó Ré Mib Fá Sol Lá Si Dó C D E F G A B C
Escala de Dó menor melódica forma descendente 1 2 b3 4 5 6 7 1 Dó Ré Mib Fá Sol Láb Sib Dó C D E F G Ab Bb C
|
rohrfast Membro Novato |
# set/16
· votar
entao existe sim o B na escala menor de C
|
LeandroP Moderador |
# set/16
· votar
rohrfast
E esse E na escala de Dó menor? Não seria um Eb?!
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# set/16
· votar
rohrfast entao existe sim o B na escala menor de C
Então brother... se for levar ao pé da letra academico, na escala menor não existe não, nela o VII grau é uma sétima.
Na menor harmonica, ou na menor melodica o VII grau é uma sétima maior.
O ponto é, quando se fala ou escreve "escala menor", entende-se menor natural.
|
rohrfast Membro Novato |
# set/16
· votar
todas as escalas menor tem que ter meio tom do II grau para o III grau, meio tom do V grau para VI grau e meio tom do VII grau para o VIII grau se na escala de C menor tiver Bb o VII grau para C VIII grau temos um Tom.
O Correto e B o VII grau para o C VII grau ai temos meio tom
|
rohrfast Membro Novato |
# set/16 · Editado por: rohrfast
· votar
A relativa de Eb maior e C menor se nao mudar o o Bb para B entao escala de C menor vai ficar igual a de Eb maior escala de Eb e Eb, F, G, Ab, Bb, C, D, Eb a escala de C menor com o Bb e C, D, Eb, F, G, Ab, Bb, C ve se nao fica igual a de Eb maior sao as mesma notas se vc troca o Bb por B ai temos o meio tom de VII grau para o VIII que mostra o modo menor da escala
|
rohrfast Membro Novato |
# set/16
· votar
Gente desculpa quaisquer coisa Abraços
|
rohrfast Membro Novato |
# out/16 · Editado por: rohrfast
· votar
Vlw
|
rohrfast Membro Novato |