Duvida na nomenclatura do Campo harmonico de G#m na menor harmonica

    Autor Mensagem
    RMafe
    Veterano
    # out/09


    Estou estudando o "Harmonia e Improvisação" do Almir Chediak e estou com uma duvida sobre a nomenclatura:

    G#m(7M) A#m7(b5) B7M(5#) C#m7 D#7 E7M ___?


    Minha duvida é sobre o VII grau: O certo é Fx° ou G°? Qual é a nomenclatura correta?


    Obs.: O x é pra ser o dobrado sustenido. Não encontrei simbolo melhor aqui.

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # out/09
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    Fxº se não não seria sétimo grau

    RMafe
    Veterano
    # out/09
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    E aí mais alguem?

    marcio_zav
    Veterano
    # out/09 · Editado por: marcio_zav
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    F##dim



    ..ou não :s

    renanozzy
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: renanozzy
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    Tenta denovo com Abm.

    Thi_tecladista
    Veterano
    # nov/09
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    Levando-se em conta que toda escala tem do, re, mi, fa, sol, la, si (naturais ou acidentados) e que o sol já consta na escala (1º grau), o certo é Fxº mesmo. Mas eu nunca vi um acorde cifrado assim na prática.

    Intrueland...
    Veterano
    # nov/09
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    RMafe

    Não pense a escala como G#m, mas Abm,
    para evitar o dobrado sustenido

    C
    Db, não C#
    D
    Eb, nunca D#
    E
    F
    Gb, aqui nao tem dobrado sustenido em F# mas toda a galera do jazz usa Gb
    G
    Ab, nada de G#
    A
    Bb, mesma coisa
    B

    Acho que é isso, se estiver errado alguem aí avisa...

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09 · Editado por: LeandroP
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    O bVI° grau de G# é o E

    O VII° grau de G# é o F#, e se o VIIº for maior, é F##, que no acorde você pode optar escrever G mesmo pra não ter que escrever 2 sustenidos. Imagine escrever F##° - fica estranho, né?!

    Na pauta, escreve-se F##, no acorde pode ser G mesmo.

    Com base na escala G# menor harmônica, o bVI° (sexto grau abaixado) é a nota E, e o VI° (sexto grau) é a nota E#.

    RMafe
    Veterano
    # nov/09
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    Intrueland...

    Cara se eu fizer como vc flw, a escala menor natural, q é a levada em conta ,vai ficar assim:

    Ab Bb Cb Db Eb Fb Gb

    Totalmente inviável, vai ter q usar 7 alterações, e usar do e fa bemolizados. É melhor G#m q é relativo a B maior. Em G#m são 5.

    RMafe
    Veterano
    # nov/09
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    LeandroP
    Minha duvida n é qnto ao sexto grau. Mas foi bom vc tocar no assunto. Mas é no C.H. da menor melodica q aparece o E#m7(b5). Mas usa-se isso(E#) em cifra?

    Na pauta, escreve-se F##, no acorde pode ser G mesmo.

    A simbologia é x msm.
    E tem akele detalhe né,a pauta n tem as alterações da menor harmonica nem da melodica, usa-se a da menor natural.

    RMafe
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: RMafe
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    LeandroP
    no acorde pode ser G mesmo.

    É. O q eu vou fazer, é escrever Fx em cima,ou entre [ ] , ou Fx°, pra q n fique errado. Mas isso é asolução q eu encontrei.

    Se alguem souber alguma convenção a respeito disso, me avisem aí.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09
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    RMafe

    Acho que no caso do acorde, pra evitar o uso de ## ou mesmo do X, seria quebrar a regra. Eu mesmo não me lembro de ver alguma cifra FX°... Pode confundir com cifra analítica, que usa algarismo romanos representando os graus.

    RMafe
    Veterano
    # nov/09
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    Em cifra nunca vi Fx, mas vale apena colocar por cima pra saber.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09
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    RMafe

    Não disse que está errado escrever Fx...

    Eu nunca vi escrito. No mais, o que você puder escrever pra falicitar a interpretação é válido.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09
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    Só não entendi porque os meus posts foram negativados.... Se eu estiver errado, por favor, me corrijam.

    RMafe
    Veterano
    # nov/09
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    LeandroP

    putz sei la pq negativaram. Deve ser pq vc flw ## ao inves de x. Foi em quais posts e qntos votos negativos?

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