Dúvida sobre subtônica e sensível

    Autor Mensagem
    guitahista
    Veterano
    # jul/09


    Olá ! Estou com uma dúvida sobre essas nomeclaturas de graus, gostaria de saber o certo realmente sobre essa nomeclatura. Pesquisei aqui, mas cada um fala uma coisa, e nunca fica claro o esclarecimento...

    Ví que falaram que a subtônica é um tom antes da tônica, e sensível só é sensível se for meio tom antes da tônica... Gostaria que alguém me explicasse sobre isso !!

    Obrigado !!

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    a subtônica é um tom antes da tônica, e sensível só é sensível se for meio tom antes da tônica..

    especificamente qual a sua duvida?
    a explicação ta ai

    guitahista
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Queria saber se isso é mesmo verdade, pois pela pesquisa que fiz aqui cada um fala diferente.. E vi dizer que existem várias sensíveis no mesmo acorde? Por isso estou confuso !

    james_the_bronson
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    7m ===> Subtônica.
    7M ===> Sensível.

    AndrewGotticus
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Rodrigo_Iron
    a subtônica é um tom antes da tônica, e sensível só é sensível se for meio tom antes da tônica..

    especificamente qual a sua duvida?
    a explicação ta ai

    ---------------------------------------------------------------------- ---------------
    Realmente.
    Subtônica é UM TOM antes, "e sensível só é sensível se for MEIO TOM antes."
    ---------------------------------------------------------------------- ---------------
    Em relação a haver várias sensíveis no mesmo acorde, pois sim, como cada uma retrata apenas meio tom de cada nota logicamente na formação de um acordo existem plurais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre subtônica e sensível