Sobre Tim Maia e a ideologia racional

    Autor Mensagem
    NoAlarms
    Veterano
    # fev/09


    Acho que todo mundo sabe d história do Tim Maia e a ideologia racional. Ele tava realmente ligado nessa ideologia e fez um LP duplo (o místico Tim Maia Racional) todo baseado no livro Universo em Desencanto.

    Mas também sabemos que depois ele simplesmente se "desencantou"da idéia.

    Alguém sabe me explicar como e por quê aconteceu essa quebra com essa ideologia tão reverenciada antes pelo mesmo?

    abraços

    BaNdAiD
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    NoAlarms

    Alguém sabe me explicar como e por quê aconteceu essa quebra com essa ideologia tão reverenciada antes pelo mesmo?

    Vai ver que ele arrumou uma mulher e viu o que a vida tem de bom...

    james_the_bronson
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    NoAlarms

    Cara, antes de te perguntar "que diabos é isso?" eu fui olhar rápido no Google. Sem querer, acho que achei parte, ou um indício da sua resposta: http://sociedadeecultura.blogspot.com/2008/11/tim-maia-racional.html

    É o disco mais "careta" de Tim Maia. Anos mais tarde, após sair do culto Racional, Tim Maia afirmou que não transava, não bebia, não fumava, resoveu dseguir sem eles.

    Daí continuei catando no Google e achei que a parada foi fundada aqui no meu bairro, mas numa tenda espírita que nem nunca ouvi falar òÔ ...

    NoAlarms
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    james_the_bronson
    Vou dar uma olhada pra ver se acho algo também, cara.
    Queria ver se alguém aqui sabia mesmo..

    Esse CD, apesar de ser considerado o mais "careta", na minha humilde opnião é o melhor trabalho de Tim Maia. Pode pegar pra dar uma escutada que você vai curtir pra caramba!

    BaNdAiD
    :)

    LeandroP
    Moderador
    # fev/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Por que ele preferia ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

    As pessoas mudam...

    LeandroP
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    Será que agora ele mudou?

    Dizem que quando ele chegou no céu, Deus disse:

    "Seja bem vindo Tim Maia"

    E ele respodeu:

    "Obrigado, mas por que esse reverb todo?!"

    fill.zanchez
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    NoAlarms

    Meu vizinho ouve esse disco todo santo dia!!! Não agüento mais!!!
    Ele parece estar hipnotizado pela música e idéias sem fundamento nelas propostas...

    Alguém sabe me explicar como e por quê aconteceu essa quebra com essa ideologia tão reverenciada antes pelo mesmo?

    Simples, no meu ver ele percebeu que sua ideologia não o levaria a lugar nenhum... E se "desencantou" do "encanto". ;D

    ...A confecção do disco Racional está diretamente ligada à seita Racional Superior, na qual havia se tornado um adepto fanático. As letras encontradas no álbum fazem defesa à obra "Universo em Desencanto", livro no qual a seita é baseada, e traz também uma exaltação ao líder da Seita, Manuel Jacinto Coelho na faixa "O Grão Mestre Varonil"...
    Fonte: Wikipédia

    Agora, tirando as letras... A levada é bem legal.

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    BaNdAiD
    Vai ver que ele arrumou uma mulher e viu o que a vida tem de bom...
    james_the_bronson
    Tim Maia afirmou que não transava, não bebia, não fumava, resoveu dseguir sem eles.

    =)

    Powerslave158
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Powerslave158
    · votar


    NoAlarms
    Tim Maia Vale Tudo, Nelson Mota, Tem tudo!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    NoAlarms
    A tal seita "Universo em Desencanto" nem sequer pode ser considerada uma "Ideologia" (esse é um conceito específico da Sociologia definido por Napoleão, Marx, Lenin e Mannheim). Era picaretagem mesmo; e o Tim Maia, que era doidão e idiossincrático, mas não era burro, derrepente percebeu isso.
    Eu tenho os discos (são 3), e de fato são ótimos musicalmente, mas as letras são muito doidas e doutrinárias.
    Abç

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Até hoje tem uma faixa divulgando a "Bíblia Racional" no meu bairro.

    NoAlarms
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Tou falando da ideologia da Cultura Racional mesmo.

    Muito obrigado pela contribuição, galera!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    NoAlarms
    Cara, lí o "link" que vc postou e discordo totalmente do uso dos termos "ideologia", "metafísica" e 'ética" por parte de quem escreveu o verbete da Wikipédia. Os termos não se aplicam à esta seita e sua doutrina.
    Abç

    NoAlarms
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    hehehe entendo! :)
    valeu!

    Gugarock
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    Tim descobriu que o Manoel Jacinto Coelho (o maior homem do mundo segundo o próprio Tim em uma das canções do disco) era um tremendo salafrário.

    O cara usava o Tim como 'garoto propaganda' da Cultura Racional e enchia os bolsos de dinheiro. Já o 'Síndico'... Estava cada vez mais pobre e ao sair do movimento religioso estava falido, sem amigos e só restava o talento.

    Algumas coisas valeram a pena desta busca dele pela 'imunização racional':
    - lançou dois discos maravilhosos musicalmente falando;
    - ficou longe das drogas e por isso estava com uma voz que movia montanhas;
    - inaugurou o movimento independente (ele bancou o disco inteiro);
    - gravou músicas nas quais se percebe que ele realmente acreditava no que 'pregava', ou seja, gravou trabalhos de verdade e não farças musicais que a gente vê e ouve por aí.

    NoAlarms
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Gugarock
    Muito obrigado pela contribuição, cara!

    MatheusFarage
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ouvi dizer q o escritor do livro ganhou dinheiro e ele nao, ai ele desencantou.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    No livro escrito pelo Nelson Motta tem a estória toda. Eu tenho o livro, que é bom, mas meio "chapa-branca".
    Conhecí algumas pessoas que trabalharam com o Tim Maia, e todos são unânimes em criticá-lo em muitos sentidos.
    Abç

    Drifter
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Já vi em uma entrevista que grande parte desse disco já havia sido feita, mesmo antes dele entrar na "ideologia". Alguém sabe disso?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Drifter
    Sim, é verdade. As bases já estavam gravadas, e ele colocou as letras fazendo a apologia desta seita.
    Cara, como eu expliquei acima, aquilo não é uma "ideologia".
    É uma seita mesmo, com um doutrina confusa e absurda.
    Abç

    Drifter
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Cara, como eu expliquei acima, aquilo não é uma "ideologia".
    É uma seita mesmo, com um doutrina confusa e absurda.


    Eu sei, é que tive que escrever meio rápido e não me veio a palavra "seita" na mente, apenas "ideologia" mesmo...

    Valeu!

    Gugarock
    Moderador
    # fev/09 · Editado por: Gugarock
    · votar


    Drifter

    O próprio pessoal da Cultura Racional denomina a 'coisa' de "conhecimento". Em uma das músicas o Tim pregou isso. Observe o trecho da música 'Quer Queira Quer Não Queira':
    Não é história, não é doutrina
    Não é ciência, ceita ou religião
    É coisa limpa, é coisa pura
    Para o caminho da eterna salvação
    Viva a Cultura Racional
    Linda cultura transcendental


    MatheusFarage
    A intenção do Tim não era ganhar dinheiro com essa viajem racional. Ele tinha sido abandonado por uma mulher e tava numa das fases mais complicadas da vida dele (geralmente é normal pessoas em tal situação buscar refúgio na religião) e num belo dia durante uma visita a um amigo, ele se deparou com o tal do livro e foi 'tocado' pelo 'Racional Superior'. Desde então entrou de corpo e alma e saiu totalmente falido, mas com dois discos maravilhosos.

    Eu sinto vibes místicas quando ouço a fase racional do Tim e também quando ouço Pet Sounds, dos Beach Boys. São discos muito espiritualizado e o mais incrível é que eu não sou adepto de religião nenhuma.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Gugarock
    Não é história, não é doutrina
    Não é ciência, ceita ou religião
    É coisa limpa, é coisa pura
    Para o caminho da eterna salvação
    Viva a Cultura Racional
    Linda cultura transcendental

    Ou seja, não é p..... nenhuma, é pilantragem mesmo!

    Gugarock
    Moderador
    # fev/09 · Editado por: Gugarock
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Com certeza! No vídeo a seguir, por volta de 2'20'', tem uma parte em que ele fala da pilantragem surreal em que ele se envolveu.



    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Gugarock
    Pódiscrê!
    Eu tenho os discos, e são sensacionais musicalmente falando. Já as letras, é para encarar com bom humor, daí, vc vai rir pra caramba.
    Na época (1975, eu tinha 13 anos), era muito comum ver na TV, nas ruas, etc, propagandas dessa seita picareta, muita gente entrou nessa, e o governo militar não fazia nada, até porque era um ótimo fatôr de alienação da população.
    Abç

    Gugarock
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Certeza, cara! As letras são comédia, mas não devemos esquecer que o Tim ali cantou com uma verdade tremenda...Ele realmente acreditou que iria atingir coisas espirituais. E pensar que esses discos ficaram tanto tempo obscuros, hein? De uns tempos pra cá se tornou um lance 'cult' ouvir Tim Maia Racional, mas fico feliz em saber que desde 'sempre' eu sempre respeito e sou fã não só dessa fase sensacional do 'Síndico', mas como de quase toda a obra que ele imortalizou.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre Tim Maia e a ideologia racional