Instrumentos de madeira: coisa do passado???

    Autor Mensagem
    nukebass
    Veterano
    # nov/03


    Eu estava analisando...
    Gosto muito de pesquisar novidades pela WEB... com certeza instrumentos feitos com materiais sintéticos não é novidade, mas fica como se fosse algo muito exótico, pois poucos são os que se aventuram... acho que por 2 motivos:

    1. elevados preços e dificuldade de encontrar instrumentos do tipo
    2. tendência natural do homem a rejeitar novas tendências tecnológicas frente a tradição dos instrumentos de madeira

    Eu particularmente nunca toquei num instrumento feito de material sintético(como Fibra de Carbono)... mas acho que seria amor a primeira vista... eu gosto de tudo que é "novidade" ou quebre o tradicional em termos de tecnologia musical.

    Concluindo meu raciocínio, eu acho que a grande maioria dos músicos ainda sofrem com esse paradigma de instrumentos de madeira, ou seja, há um certo temor e desconfiança por nossa parte para com instrumentos muito "modernos" ou "modernizados"... mas acredito que em breve os instrumentos que incorporam tecnologia de ponta(novos materiais, MIDI, recursos eletrônicos...etc...) vão tomar mais e mais espaço frente aos tradicionais... foi assim também quando inventaram o Baixo Elétrico... ninguém queria acreditar... ninguém queria largar o Gigante Acústico... mas alguns corajosos decidiram adotar a novidade e nós sabemos o que aconteceu...

    Bem... gostaria de saber as opiniões e experiências de vcs com instrumentos feitos com materiais sintéticos e se vcs trocariam de vez a madeira por Fibra de Carbono.

    Dieselboy
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    nunca toquei em um instrumento sem ser de madeira. MAs sempre tive vontade de ter uma guita de latão igual a que o Andreas Kisser do Sepultura tocou no TErceiro tempo da record

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # nov/03
    · votar


    Ah, sempre haverá espaço para instrumentos de madeira, apesar de algumas coisas emularem ele, nunca tirará o sentido romantico de se tocar numa viola por exemplo (mas hein? ahaha, fui muito meloso nessa, mas é real)

    HEIL TO THE KING BABY!
    HEIL TO TONANTE!

    jrcintra
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Seila nuke.. tem q v c a qualidade de uma BOOOOOOOOA MADERA.. substitui em termos de timbre , qqr outro tipo de material... alem do q , eu nunca t tido oportunidade de tocah em um assim

    pagode alto astral
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Creio que vai chegar o tempo que a madeira será tão cara(rara) que o homem terá de inovar em materias e os instrumentos musicais entrarão nessa tb.
    Daí vem o papel de materias que no futuro provavelmente vão custar menos.
    Existe o fator relutância natural mas tb existe a influência da madeira sobre o som.Prefiro manter a tradição e ser "madeireiro" até qdo puder.

    pagode alto astral
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Até pq de fibra de carbono já basta a minha Wilson .

    :)

    HignocliuS
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Nah! A menos que eles encontrem um material tão denso quanto a madeira ou com uma ressonância tão boa.

    Também tem a captação ativa que dispensa madeira de qualidade pra dar um bom som, mas tem certas coisas que a captaçãoa atica não faz, por exemplo o "Ronco" do baixo fretless passivo.

    Mogno domina.

    pagode alto astral
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Aproveitando...o que é mais lindo que um braço de maple com escala de ébano?
    Difícil substituir isso.

    meiomundo
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Instrumentos musicais são obras de arte. Violinos, cellos, contrabaixos antigos custam fortunas. Mesmo guitarras, como as da década de 50, são valiosíssimas. Isso quer dizer que estamos falando de uma coisa que funciona de modo muito conservador. O som definitivo de guitarra, por exemplo, foi construído pelos anos 60/70. Então sobra pouco espaço para inovações, e quando elas acontecem demoram muito para cairem no gosto dos músicos.
    Então acho que o que existe é um pouco de preconceito, sim, mas principalmente o fato de que não existe nada melhor do que ligar uma gibson antiga em um valvulado antigo.

    ellmusa
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Eu gosto das coisas da forma mais tradicional, guitarras da madeira mais densa o possivel, captadores passivos e amplificadores valvulados!
    Tb gosto de churrasco, MULHER e cerveja!!!!

    nukebass
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    pagode alto astral: "Creio que vai chegar o tempo que a madeira será tão cara(rara) que o homem terá de inovar em materias e os instrumentos musicais entrarão nessa tb."

    Já pensei nisso também!


    HignocliuS: "Nah! A menos que eles encontrem um material tão denso quanto a madeira ou com uma ressonância tão boa."

    Isso já existe cara... o difícil é convencer os músicos disso! ;-)


    pagode alto astral: "...o que é mais lindo que um braço de maple com escala de ébano?"

    Pô! Vc nunca deve ter visto uma escala de graphite!!! Parece um espelho negro!!! É linda cara!!!


    meiomundo: "...não existe nada melhor do que ligar uma gibson antiga em um valvulado antigo."

    Isso depende do que vc vai tocar... é por isso que eu falo que as coisas são relativas...

    meiomundo
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    nukebass
    Quem não gostar disso - seja lá o que for tocar - deve procurar um psicologo. eheheheh

    Brian May
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    INSTRUMENTOS DE MATERIAIS SINTÉTICOS NÃO TEM O MESMO SUSTAIN DOS DE MADEIRA!
    Digo por experiência própria, ja tokei em guitarras do tipo mais achei q elas soam falsas e obscuras, a madeira proporciona uma timbragem mais agradavél. Mas é lógico q não pode ser qualquer madeira, vai fazer uma guitarra de compensado pra vc ve q lixo q fica o timbre....

    Se bem que gosto é gosto....

    caiohleal
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    nukebass
    o cara, vc ñ conseguiria por uma foto dessa escala de grafite q vc falou?
    eu nunca vi, mas em qual modelo (marca) de guitarra q tem?

    LOW Fl
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Brian May
    INSTRUMENTOS DE MATERIAIS SINTÉTICOS NÃO TEM O MESMO SUSTAIN DOS DE MADEIRA!

    Já toquei em uma Kramer de acrilico que tinha bastante sustain. Isso vai ser sempre, conservadores vs modernos.
    Pedais analogicos vs digitais, Valvulados vs Transistorados, e etc...

    Um cara pode querer usar uma Variax line 6 ou gosta de ta tocando numa Fender e quando quer outro timbre pega a Gibson, gosta de troca a guitarra e não somente escolhe uma opcão na chave seletora.

    meiomundo
    ligar uma gibson antiga em um valvulado antigo.
    Isso ai é tudo. Não tem som mais classico do que uma Gibson Les Paul plugada num Amplicador Marshal. Essa formula já foi usada incansavelmente e continua até hoje.

    Olha só que coisa linda:
    http://images.amazon.com/images/P/0793587875.01.LZZZZZZZ.jpg

    pagode alto astral
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Ronin:

    Cara, já toquei naquele Cort Curbow com corpo de luthite e aquela escala negra aparentemente diferente se bem que lembra ébano e tal.
    Como vc já teve um explica aí pra gente o material desse bass.
    Ele é mais "orgânico" ou "moderno"?
    O som tinha peso pra vc? Eu achei uma baita captação(Bartolini MK1) mas me pareceu que faltava alguma coisa nesse bass.

    Valeu!

    Yuri Harrison
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Pessoal DESENTERREI este post, mas vamos la, quem sabe de materiais que substituam madeira, do tipo:

    Material I, subistitui braco de violao (ex: mesma timbre mogno)

    Material II substitui caixa violao (ex: mesma timbre mogno)

    Material III - Substitui Tampo violao (ex: mesma timbre acer)

    Material IV - Subtitui a escala (ex: mesma timbre rosewood)

    São exemplos...


    Estou pesquisando para um trabalho academico, por isso reabri o post..quem puder contribuir.

    koister
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    tem uma guita do joe perru que é de acrilico,

    é transparentona
    fodaa

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Instrumentos de madeira: coisa do passado???