Primeira aula de teclado

    Autor Mensagem
    AGCC
    Veterano
    # jun/08


    Falaê gente,
    Vou começar a dar aulas de teclado, toco piano e aprendi tudo que sei sozinho, estou com a música a 6 anos. E amanhã será minha primeira aula... já separei um material e vou dizer mais ou menos como será:

    Vou me apresentar a senhora, vou dizer o que sei, o que não sei, tocar um pouco de cada coisa... na aula vou tentar iniciar mostrando as funços do teclado, "o que é música", "melodia", "harmonia", vou mostrar também umas cifras e umas partituras só para deixá-la familiarizada com a "Interface da música"...

    Acham que é assim mesmo ou devo já ir tacando teoria? Me ajudem!

    Falou pessoal...

    CheshireCat
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Acho que é um bom começo =)

    Na minha primeira aula de piano, o professor começou levantando a tampa do piano pra eu ver como ele funcionava, me ensinou a ler partituras, a posição das mãos e a tocar o Ode à Alegria...

    Quanto à teoria, não sei... É aula particular, né? Eu estudo numa escola, então tenho aula de teoria e aula do instrumento separadas... Acho que é fundamental dar algum ensino teórico, mas com calma... Tenta focar um pouco mais na prática agora no começo pra dar uma estimulada, acho que se você for "tacando teoria", pode ficar meio chato.

    Você pode tentar conciliar a prática e a teoria, tipo quando passar algum exercício de escalas falar sobre elas... Mesma coisa com os acordes...

    Boa sorte ae! =)

    AGCC
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    CheshireCat
    Eu sei que ficar pondo teoria é chato, mas tem como eu fazer a mulher tocar sem saber ler, no mínimo, uma cifra? É valoroso eu já fazê-la memorizar os acordes e fazê-la tocar os acordes antes mesmo dela saber como e o por quê dela está fazendo-os?

    Eu montei um cronograma onde já tem teoria e demonstrações pra ela no teclado... daí vou deixar uma cifra bem simples pra ela e falar pra ela tentar conhecer e tocar pra próxima aula, não como exercício mas como curiosidade... assim ela vai se esforçar mais...

    Que música eu passo pra ela? Ela disse que gosta de tudo, e deu mais ênfase a MPB, mas MPB sem acordes Diminuto não é MPB, daí pensei em dar a música Imagine sem as notas com 7.

    O que acham?

    CheshireCat
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    caio_albertassi
    mas tem como eu fazer a mulher tocar sem saber ler, no mínimo, uma cifra?
    Então, eu toco piano e não manjo muito de teclado, então não sei... No meu caso o essencial foi aprender a ler partitura, meu professor ensinou logo na primeira aula a ler clave de do e de fa... E pra estimular, passou a Ode à Alegria pra eu tocar... (mais simples impossível)

    É valoroso eu já fazê-la memorizar os acordes e fazê-la tocar os acordes antes mesmo dela saber como e o por quê dela está fazendo-os?
    Acho que memorizar não é o ideal, é melhor explicar pra ela. Mas também não precisa ser tão no começo, você pode explicar depois... Mas acho legal um dia ela aprender a montar os acordes e entender isso direitinho.

    Eu montei um cronograma onde já tem teoria e demonstrações pra ela no teclado... daí vou deixar uma cifra bem simples pra ela e falar pra ela tentar conhecer e tocar pra próxima aula, não como exercício mas como curiosidade... assim ela vai se esforçar mais...
    Isso é bem legal =)

    Que música eu passo pra ela? Ela disse que gosta de tudo, e deu mais ênfase a MPB, mas MPB sem acordes Diminuto não é MPB, daí pensei em dar a música Imagine sem as notas com 7.
    Será que não compensa mais você passar umas músicas mais simples pra ela no começo? Tipo musiquinha de criança mesmo, e depois pegar uma que ela goste... Porque eu imagino que essas músicas não sejam muito fáceis, e eu mesma apanhava pra tocar umas coisas tipo do-do-sol-sol-la-la-sol... Sem falar em ritmo...

    A menos que ela já tenha alguma experiência, claro, mas parece que não... Eu também era completamente noob, ainda sou um pouco... Não faz nem dois anos que eu estudo hehe

    Mas espero ter ajudado em alguma coisa =)

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    caio_albertassi
    Acho interessante você descobrir o que ela espera das aulas, quais os objetivos dela, e coisas do tipo.

    Não vejo muito sentido em ensinar mta coisa além do básico de teoria, pra alguém mais simplista, que quer apenas tocar algumas músicas no final de semana...

    natycalvin
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    caio_albertassi

    Eu concordo com o que falaram ai em cima, tens que primeiro conversar com o aluno, ver o que motivou ele a querer aprender teclado e tal. Eu toco piano, mas ja toquei teclado em uma banda. Acho que ela precisa conhcer notas, os nomes e as figuras.

    Sucesso nas aulas!!!

    bjs

    AGCC
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Valeu gente pelos comentários... hoje foi a primeira aula e acho que só não foi tão produtiva porque eu esperei muito dela e ela não correspondeu, e só no fim da aula que vi que ela estava com dificuldades... e acho que errei no quesito ensinar as notas, na partitura. Porque fiz isso de forma rápida e logo depois eu parti pra ensinar escala pra ela e acho que ela não entendeu bulhufas... =/
    Pô gente, foi a primeira aula que eu dei, na próxima aula eu vou tentar dá uma "escapada" e voltar pra notas e mostrar bem como que é a leitura na partitura na clave de Sol, fá vou deixar pra depois, visto que no teclado não se usa.

    Aê gente, valeu pelos comentários! Vou continuar pesquisando pra saber como proceder em aulas!

    Valeu!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    e aprendi tudo que sei sozinho
    o problema é você saber se isso que aprendeu sozinho está correto, se não vai passar pra frente com os mesmos erros

    --------------------------------------------------

    Vou me apresentar a senhora,
    e acho que errei no quesito ensinar as notas, na partitura. Porque fiz isso de forma rápida e logo depois eu parti pra ensinar escala
    quanto a notas vai um pouco de cada vez, não adianta fazer o aluno aprender a pauta inteira se só vai tocar 5 notas
    ensina do Dó até o Sol e "só"
    quando for tocar o Lá e Sí, lá pela 3ª aula então você fala delas

    --------------------------------------

    e você tem que ver o perfil do aluno:
    1- senhoras/senhores que só querem tocar boleros com acompanhamento automatico,
    2- crianças que só querem fazer barulho e ser o pupilo da mamãe
    3- adolecentes ou adultos que sonham em tocar profissionalmente em banda

    o interessante de ensinar é que o aluno conheça tudo, mas você tem que saber jogar as cartas
    nos casos que comentei 1 e 2: escala você começa a passar depois de um ano, quando viu que a pessoa se identificou com o instrumento e que pode seguir com isso, antes disso é só tocar músiquinhas, alguns exercicios basicos, pode até tocar umas escalas, só como exercicio sem entrar nas funções de graus e etc... comentando sobre intervalos de tons e semitons seu aluno foge

    diferente de ensinar o exemplo 3: o cara já tem uma ideia de tocar profissionalmente, lá pelo segundo mês você já manda tocar a escala de Dó... depois passa a de Sol, talvez mais uma, depois disso que você entra explicando o que é escala ordem de tons e semitons e ele vai entender o porque daquele fa# na escala de sol..

    o exemplo 2 pode se tornar um 3 compete a você atiçar o aluno, depois de um certo tempo

    o exemplo 1 tem que ver o que a pessoa quer, se é somente tocar em casa para passar a hora, curtir o instrumento, tocar algum tema de filme ou novela por aquela partitura faltando pedaço
    se ele quer isso, não adianta querer enfiar escala pentatonica guela abaixo, o aluno pega raiva do instrumento, não vai por em pratica o que você passa e cai fora, então teoria é só aquela para que ele aprenda ler partitura
    já tive aluno assim ele me falava: cara só quero tocar pra mim, só quero que você me passe algumas músicas e me tire as duvidas dela

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    fernando tecladista
    Poxa, heheh!

    Comentou tudo o que eu ia falar, e, ainda, de um jeito brilhante! =)

    caio_albertassi
    Como o fernando disse, ensinar a identificar todas as notas da partitura logo na primeira aula é muita coisa... E você ainda exagerou na dose tentando ensinar escalas pra ela!

    Se aprender a ler todas as notas logo de cara fica mais complicada a assimilação, além de correr o risco de não poder exercitar todas (aka "não adianta fazer o aluno aprender a pauta inteira se só vai tocar 5 notas").

    Me lembro que quando comecei a ter aulas, já sabia mais ou menos a ler as notas da partitura, mas mesmo assim não comecei a tocando músicas com todas as notas. Foi do jeito que o fernando comentou, primeiro dó a sol e mais tarde acrescidos lá e si. Depois as notas superiores e inferiores ao pentagrama. Mais adiante aprendi alguns acidentes, depois vi armadura de clave e por último a clave de fá.

    Só MTO mais tarde que vi as primeiras escalas, e de modo bem superficial.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Quer um conselho? Não fique mostrando o que voce sabe fazer ou não, limite-se a ensinar, as pessoas quando procuram aulas é porque querem aprender a tocar o instrumento e não ficar olhando o professor tocar, quanto menos voce querer se mostrar, mais sucesso terá. Muitas vezes, o que voce mostra é difcil, e pra quem está aprendendo é o caos, ela se sente o "cocô" do cavalo branco, aí voce vai ouvir: Nunca vou conseguir fazer isso e etc...Nunca chegue no limite do que voce sabe, continue estudando, não são pouco os casos de alunos que superam o professor.
    SUCESSO

    AGCC
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    Boas palavras Prof. mas eu não faço isso não, desculpe se deixei parecer isso.

    fernando tecladista
    TG Aoshi
    OK, ok... acho que fui longe demais... =/ Mas e agora? Como que faço? É que tipo ela quer tocar por cifra, não quer aprender a tocar nada clássico, então pensei: "Como que vou ensiná-la a fazer acordes se ela não sabe as escalas?" Mas acho que pensei errado, né? Tenho é que fazer isso mesmo né gente? Ensiná-la os acordes, as notas que fazem parte do acorde e pegar logo uma musiquinha besta né? =] Assim vai ser fácil haukhakuha...

    Acho que vou fazer desse jeito:
    Ensinarei os acordes, só alguns, por ex: C, G e F. Daí eu ensino as notas que compõem cada um dos acordes, e ponho na partitura certo? E em paralelo eu vou indo beeeeeeeeeeeeeeeeem devagar com a teoria?!?! O que vai me render muuuuuito mais dinheiro! =]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Primeira aula de teclado