Voz e violão - Opiniões de "ouvintes"

    Autor Mensagem
    NoName89
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: NoName89


    Então, ontem aconteceu algo bem estranho comigo, fui a um bar "famoso" da minha cidade onde sempre rola um voz e violão, já tinha visto no mesmo local músicos que só tocaram covers de MPB sendo aplaudidos e músicos que variaravam entre covers e próprias de POP sendo também bem reconhecidos. Porém ontem a "chapa esquentou", foi um rapaz que aparentava ter uns 17/18 anos com um violão e começou a tocar umas composições bem trabalhados com umas letras poéticas bem legais, porém eu já percebi pela segunda música que a galera já comentava baixinho que tava um "saco". Apesar de ter achado a apresentação bem legal, lá pela quinta música(todas próprias), ele terminou a música e um senhor meio alterado gritou do fundo do bar: "Porra, toca algo conhecido rapá!". O rapaz olhou meio assim e falou; "Ok, um cover pra você", e ele começou pra minha surpresa Blackbird dos Beatles, e mandou muito bem, super afinado o cara, dai ele ficou revesando uma própria e um cover, porém dava pra ver na cara da maioria do pessoal que estavam odiando, só vi eu e meus dois amigos curtindo, tinha mais um velhão no outro lado do bar tambem mas o resto parecia estar em um velório.
    Eu fiquei me perguntando, um cara que fez um repertorio de coisas como: Beatles, Pink Floyd, Deep Purple e apenas 14 Bis como representante nacional, realmente não agrada ou o pessoal do bar que tava virado?
    Eu particularmente achei que o que matou ele foi ter 80% do repertorio cover em inglês, no geral só as composicoes proprias eram em portugues, mas voces, o que achariam se tivessem nesse bar?

    Cocaine_Girl
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    O povo é ignorante, toda vez tem gente fazendo cover de alguma música conhecida e não enjoam... E qdo vai alguém ''dar a cara pra bater'' mostrando suas próprias canções... Aí o bicho pega! O pessoal nem disfarça a cara de q não gostou...
    O fato de ele ter feito o cover de grandes bandas como estas q vc citou, realmente me faz chegar a conclusão q as pessoas do bar estavam ''viradas'' e o problema não era com ele, mas sim com os clientes q em meio a tantos lixos do mundo da música não sabem apreciar o q existe de bom...
    E se eu estivesse neste bar cantaria junto com o carinha!

    NoName89
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Cocaine_Girl

    Pois é, eu achei bem estranho, o cara fez cover de músicas "raras" digamos do Pink Floyd que nunca vi alguém fazer no voz e violão e ficou bem legal.
    Até as do 14 Bis que eu não costumo escutar muito, eu achei bem legais, tanto o arranjo como o vocal do cara.
    O ponto alto pra mim foi quando ele tocou uma versão muito boa de Cymbaline (http://youtube.com/watch?v=mdvza0m5AB4), eu particularmente adoro a música e foi a primeira vez que vi um cover dela ao vivo só no voz e violão, já tinha visto outros bons com banda, mas solo nunca.

    kiki
    Moderador
    # jun/08
    · votar


    NoName89
    isso me lembra aquele topico
    Bandas covers: um mal que assombra o nosso belo país!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/184586/

    foi uma polemica, um quebra pau danado.
    mas tem muito a ver com essa conversa.

    enfim, é dificil agradar a todos, mas em barzinho geralmente o pessoal quer ouvir musica ambiente, como se fosse um radio.
    agora, gritar no meio é sacanagem só se fosse muito ruim mesmo.

    NoName89
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    kiki

    Pois é, eu só consigo acreditar que a "revolta" foi por ser muita música em inglês.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    isso me lembra aquele topico
    Bandas covers: um mal que assombra o nosso belo país!




    vai ser próximo do que comentei lá

    se esse bar que o NoName89 foi só vira música cover todo dia, o cara do violão foi bater na porta errada se a ideia dele foi mostrar suas composições
    vai lá quem quer ganhar uma grana e com isso paga sua contas
    pra mostrar sua obra tem que procurar lugares em que se tenha um público com cabeça aberta

    mas se de cada 100 bares em uma região 99 tocam cover eu não tenho culpa, os músicos que tocam lá também não, isso é o mercado, eu não vou ser besta de dar murro na ponta de faca pra querer mudar essa situação

    o resultado provavel com esse cara do violão é que ele toque mais uma ou duas vezes e se não agradar não toca mais, se acontecer uma revolta dos cantadores autorais de apresentar somente composições próprias o dono do bar manda todo mundo embora e coloca DJ
    --------------------------------------------------
    músico tem que ser músico, não é celebridade, astro, ser divino...

    o bar man faz as bebidas que é mandado, ele não tem um momento de inspiração e: "vou parar de servir batida de amarula porque não é criação minha, daqui em diante somente servirei minhas proprias misturas

    o garçon não tem momentos de divindade onde ele anota o que ele acha que o cidadão quer comer, você pediu batata frita mas hoje algo me diz que tem que ser frango a passarinho

    estão lá pra servir a clientela.... a banda também
    se a clientela pede musica própria... melhor, se não quer danem-se, toque os cover pegue seu cachê, grave uma demo sua e distribua o cd para o povo do bar, quando voltarem pode ser que eles peçam "toca aquela do seu cd"

    Banda Entropia
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Acho que é mais ou menos como o colega aí de cima escreveu...

    Existem bares e bares né...cada bar tem suas caracteristicas e clientela diferenciada...

    Exemplo, se você for tocar numa balada aqui da Vila Olímpia em São Paulo e socar um monte de música própria no povo, ae já era bicho, vc não vai agradar ninguém...Dái você pega um Hangar 110 da vida e o que a galera curte? Música própria!! Pode até tocar cover, tipo 1 ou 2 músicas né...

    É importante conhecer o público do local e ter um bom senso no repertório pra agradar a maioria!!

    flw

    Rodrigo - Banda Entropia
    www.bandaentropia.com.br

    NoName89
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: NoName89
    · votar


    É eu tambem acho que conhecer o bar é o principal, mas o que chamou minha atenção nesse caso foi que o bar é aberto a tudo, como já disse, vai gente de MPB, cover de MPB, POP-Rock proprio e cover, etc.
    A única explicação que achei foi que o rapaz cantou muito em inglês e pouco em português, apesar de eu não ligar pra lingua e sim pra qualidade da música acho que foi isso que causou a "reclamação" da galera do bar, vocês por exemplo também preferem quando é em portugues?

    Banda Entropia
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Cara...depende...se eu for num local pra dançar, agitar, zuar com a galera...prefiro portugues, caso contrario, se for pra conversar com os amigos e tals, seria indiferente...

    As vzs, o pessoal tava com o c*** virado pro mundo nessa noite ou tinha muito bebado chato, ta ligado? rsss...

    Cocaine_Girl
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    NoName89

    Nãooo!!!
    Prefiro músicas em inglês, as nacionais (pra mim é claro) não tem arranjos mto agradáveis... Pelo menos as internacionais a letra pode ser podre e eles jogam uma melodia mto legal e super trabalhada... Porém, creio q as pessoas q estavam nesse bar não concordariam cmg...
    Analisando... A maioria devia ser gente meio velha (ou com um espírito fora do normal), alguns não deviam estar gostando não pelo fato de ser inglês, mas por não conhecerem e ficarem ''boiando'', concluí-se isso pq o velho gritou ''Porra, toca algo conhecido rapá'', outros por gostarem de um estilo totalmente diferente do apresentado pelo garoto, uns poucos por não terem gostado do menino no geral.

    Cocaine_Girl
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    NoName89

    Nãooo!!!
    Prefiro músicas em inglês, as nacionais (pra mim é claro) não tem arranjos mto agradáveis... Pelo menos as internacionais a letra pode ser podre e eles jogam uma melodia mto legal e super trabalhada... Porém, creio q as pessoas q estavam nesse bar não concordariam cmg...
    Analisando... A maioria devia ser gente meio velha (ou com um espírito fora do normal), alguns não deviam estar gostando não pelo fato de ser inglês, mas por não conhecerem e ficarem ''boiando'', concluí-se isso pq o velho gritou ''Porra, toca algo conhecido rapá'', outros por gostarem de um estilo totalmente diferente do apresentado pelo garoto, uns poucos por não terem gostado do menino no geral.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    vocês por exemplo também preferem quando é em portugues?

    eu acho que música é música
    sendo tecladista a letra não é a primeira coisa que presto atenção

    as vezes essa coisa de ter obrigação de cantar mais músicas em portugues parece sistema de cotas

    toquei muito em banda de baile e sempre foi uma mistureba, italiano, inglês, português, francês
    então tinha espaço pra todos

    kiki
    Moderador
    # jun/08
    · votar


    Cocaine_Girl
    Prefiro músicas em inglês, as nacionais (pra mim é claro) não tem arranjos mto agradáveis... Pelo menos as internacionais a letra pode ser podre e eles jogam uma melodia mto legal e super trabalhada... Porém, creio q as pessoas q estavam nesse bar não concordariam cmg...
    bom, isso é um gosto pessoal seu.
    mas discordo quanto aos arranjos. acho que musica brasileira cai muitissimo bem para arranjo de violão e voz.

    NoName89
    vocês por exemplo também preferem quando é em portugues?
    pra mim tanto faz. eu gosto de ouvir musica boa. e musica boa e musica ruim tem em qualquer lingua.

    Pois é, eu só consigo acreditar que a "revolta" foi por ser muita música em inglês.
    não sei, espero que sim. mesmo assim é sacanagem zoar o cara.

    fernando tecladista
    boa a sua comparação com o garçom. eu, particularmente, se for tocar algum dia por grana, acho que seria nesse esquema.
    agora, poucos musicos aceitariam ser equiparados ao garçom.

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    kiki
    boa a sua comparação com o garçom. eu, particularmente, se for tocar algum dia por grana, acho que seria nesse esquema.
    agora, poucos musicos aceitariam ser equiparados ao garçom.


    Em um bar, o garçom é muito mais importante.

    Sem cerveja no way, sem banda, liga um rádio e tá firmeza ^^.

    NoName89
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Pois é, ontem fui no mesmo bar e tudo foi normal, estava um músico mais "velho", aparentava uns 25 anos, tocou vários hits, entre eles: Heart of gold(Neil Young), Wish you were here(Pink Floyd), Mama, Im coming home(Ozzy), entre outros nacionais que a gente tanto conhece.
    E apesar do inglês meia-boca do cara, o pessoal adorou a apresentação, pediram até bis, onde o cara tocou How Can I Tell You(Cat Stevens), em uma versão bem "simples" sem dedilhado e algumas palavras totalmente erradas.
    Sobre o local, eu cheguei a conclusão que apesar desse bar ser aberto a todos estilos, o público só tende a gostar do que toca no rádio, o cara pode até tocar meia-boca e fazer um inglês péssimo que vai dar certo.

    -GUS-
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    se eu estivesse ouvindo, apesar de nao ir em bares por convicçao religiosa, curtiria pra caramba... a julgar pelos covers.

    eh isso, ótimas respostas do pessoal aih...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Voz e violão - Opiniões de "ouvintes"