Levando a sério o Analfabetismo Musical

    Autor Mensagem
    alstar direito
    Veterano
    # mai/08


    Há pessoas que passam a vida inteira presas numa pequena gota de conhecimento e não buscam o gigantesco mar em sua volta e acham que são bons o bastante.Onde quero chegar com isso?
    Existe músicos que precisam se libertar musicalmente , se prendem em um estilo musical e não exploram a variedade que existe , não estou falando de só ouvir músicas diferentes mas sim estuda-las.
    Vejo centenas de guitarristas que não sabem ler uma partitura , eu não me considerava músico antes de ter aprendito a ler partitura , olha que eu toco guitarra e sei que no mundo da guitarra não tem essa de partitura não!!
    Por isso falo de Analfabetismo Músical.
    Cupa dos muitos professores incapacitados , não que não exista guitarristas bons mesmo sem a leitura de partituras , mas estudar a música de verdade é muito mais que você pegar seu instrumento musical e treinar alguns exercícios , você tem que realmente gostar não só do seu estilo musical , tem que viver a música , pois ela completa o homem , quando estou com meu instrumento é só Eu e a Música , é um estado de espírito , algo completamente sobrenatural e únicamente meu.

    Bog
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    alstar direito
    únicamente meu.

    Algumas pessoas levam a sério a sua alfabetização musical...
    Outras levam mais a sério outros tipos de alfabetização.

    Mas uma coisa é certa: é sim algo unicamente seu. E que por isso, não deve ser imposto ou cobrado de ninguém. Se alguém quer estudar a fundo tudo quanto é estilo, partituras, teoria, ótimo. Se alguém quer ser um músico super-especializado neste ou naquele estilo, ótimo também. Se alguém quer só se divertir com os amigos nos churrascos, nada contra. Que cada um se dedique o tanto que quiser, buscando os objetivos que preferir.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    alstar direito
    Levando a sério o Analfabetismo Musical

    Ah tá ... Vc quer dizer Analfabetismo Musical dos Músicos ...

    Qdo li o título pensei que era algo mais abrangente, pelo menos Analfabetismo Musical no Brasil ... Aula de musica nas escolas ... etc ...

    Sim, conheço uns caras que fazem umas coisas legais em seus instrumentos mas qdo vai perguntar o que ele fez, não faz a mínima idéia e tb não querem nem saber pois o "som tá rolando" então não precisa de mais nada .. Mal sabem que um dia eles possam precisar de informações a mais para um determinado trabalho, aí as frases prontas, licks, riffs, etc, mesmo que bem elaborados e executados não vão ser o suficiente ...

    alstar direito
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    O ser humano por estinto busca sempre ser o melhor em tudo que faz , sempre quer mais e se cansa do que tem , é nisso que quero chegar se o ser humano é assim , por existe pessoas que não buscam o conhecimento então?

    alstar direito
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Nós precisamos de algo que nos encha , eu e vc busca isso , então o problema é o título?Na verdade eu estudei muito música e estudo ainda , mas todas a músicas que ja criei não tem nenhuma explicação , vem do além nem consigo explicar.

    alstar direito
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Perdoem-me por , pois sou novato nesse ramo e vejo que não estou falando com criãnças aqui , que bom saber , vou pensar bem antes de fazer um tópico , valêu pelo toque!!!

    alstar direito
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Tive uma idéia!!!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    alstar direito
    O ser humano por estinto busca sempre ser o melhor em tudo que faz , sempre quer mais e se cansa do que tem , é nisso que quero chegar se o ser humano é assim , por existe pessoas que não buscam o conhecimento então?
    Boa pergunta .... Algumas pessoas são estranhas ... O que mais me deixa intrigado é que algumas dessas pessoas que não ralam, as vezes conseguem mais coisas do que os que ralam ...

    Nós precisamos de algo que nos encha , eu e vc busca isso , então o problema é o título?Na verdade eu estudei muito música e estudo ainda , mas todas a músicas que ja criei não tem nenhuma explicação , vem do além nem consigo explicar.
    O título não tem nenhum problema ... É que pode não dar o sentido real que vc quis dar ao tópico ... Gostaria de ouvir uma de suas musicas (de preferencia a mais inexplicável) ...

    Perdoem-me por , pois sou novato nesse ramo e vejo que não estou falando com criãnças aqui , que bom saber , vou pensar bem antes de fazer um tópico , valêu pelo toque!!!
    Não tem nada de errado com o tópico .... ehhehehehheee

    Tive uma idéia!!!
    Qual????

    Bog
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Bog
    · votar


    alstar direito
    por existe pessoas que não buscam o conhecimento então?

    Sem querer dar uma de prof. Pasquale, mas é exatamente pelo mesmo motivo que você escreve coisas como:

    únicamente
    Existe músicos
    não exista guitarristas
    estinto
    por existe pessoas
    criãnças
    valêu

    (editado para maior clareza)

    Não estou reclamando do seu português... Mas acho que o teu jeito de escrever deixa claro que você também não busca muito o conhecimento em algumas coisas. É fácil apontar o dedo para quem busca outras coisas que não aquelas que nós procuramos. E com isso, muitas vezes esquecemos que nós também somos incompletos.

    Ao meu ver, a questão é bem simples. Cada um tem seus objetivos pessoais, e pronto. Se alguém quiser discutir se o caminho que eu trilho vai ou não me levar ao meu objetivo, ótimo, a discussão é bem vinda. Se alguém quiser dizer que o meu objetivo é que está errado, e que eu tenho que estudar isso ou aquilo, para ser isso ou aquilo, vou mandar catar coquinho.

    castanho
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Sem querer dar uma de prof. Pasquale, mas é exatamente pelo mesmo motivo que você escreve coisas como:

    é exatamente isso o que estava perturbando minha mente insana...

    Analfabetismo Musical, e vários outros =D

    Dogs2
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Eu concordo em partes contigo. Tem muito músico profissional que não lê e que não saca bulhufas de teoria, e isso os torna limitados em certo ponto. Da mesma forma, tem gente que só lê e é limitado por não saber improvisar, então tudo depende do ponto de vista.
    Eu também não acho correto o analfabetismo musical EM CERTOS TIPO DE MÚSICOS PROFISSIONAIS, ainda mais nos que ganham dinheiro trabalhando em mais de uma banda. Não é por questão de "ah, ele tem que se interessar" e sim porque supondo que eu o contrate, o cara vai ralar se não tiver noções precisas de ritmo principalmente, o que é difícil sem estudar a "teoria do ritmo". Nesse caso a leitura é quase fundamental pois economiza tempo e dá mais precisão e lucidez ao músico. Mas é como disseram, depende da pretensão do músico. Uma coisa é músico de barzinho, outra é músico de orquestra e assim vai.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/08 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Bom dia!!!

    alstar direito
    Há pessoas que passam a vida inteira presas numa pequena gota de conhecimento e não buscam o gigantesco mar em sua volta e acham que são bons o bastante.
    Cara, eu vou concordar com o nosso camarada Bog e tomar a liberdade de usar vc como exemplo.
    Perceba que é difícil criticar defeitos alheios quando nós mesmos os possuímos em maior ou menor grau.
    Se vc já se encontra no mar de conhecimento musical e critica quem ainda se encontra na gota, considere que o seu mar está cercado pelo gigantesco oceano do conhecimento humano, composto, entre outros, pelo do domínio do idioma.
    Não estou contra o princípio da busca pelo conhecimento, que imagino ser o intuito do seu tópico, mas contra a crítica em si, pois essa busca pelo conhecimento passa obrigatoriamente pelo amadurecimento individual.
    Ou seja, é necessário maturidade para não acabar se afogando neste oceano de conhecimento...
    Valeu!!!

    Gi_Fo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Esse assunto é complicado, o prórpio Ardanuy se considera um guitarrista de rock e não toca jazz de maneira alguma (já viu as respostas que ele da quando alguém pede pra ele tocar?) mesmo assim ele não deixa de ser um excelente guitarrista.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    no país do "jeitinho brasileiro" sempre encontrei músico que se vangloriza porque não sabe partitura, parece que tem uns que fazem questão de não aprender porque acha que da estatus, como se o caso dele fosse um intervensão divina
    não tem problema se toca sem partitura, o problema é que alguns desses esculhambam quem toca, sempre soltam a classica: partitura não está com nada

    classifico isso como "síndrome de uílame" e ignoro

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    Boa tarde!!!

    fernando tecladista
    No país onde o sr presidente da república acha bonito dizer que é semi-analfabeto, parece que não saber ler partitura é o menor dos "analfabetismos"...
    Valeu!!!

    liliane.coimbra
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: liliane.coimbra
    · votar


    Só entrei no tópico pq tb estou intrigada com os aprendizados de hoje e pq "senti" que o teor do tópico é bem filosófico... eu já gosto dessas "viagens" então aqui estou.

    Existem pessoas que dizem: "Já sei o suficiente!" Ora se o que sabem é suficiente para elas, ok! Quer parar de aprender? Pare!
    Existem pessoas que se já dizem: "Ai, toco sempre do mesmo jeito... tenho que mudar isso... o que há de novo pra aprender e melhorar?" Quer estudar estudar estudar ? Estude!

    Mas é bom ter em mente que a música realmente dá uma (talvez) infinidade de possibilidades. Aprender tudo tudo? Talvez quando chegarmos a um ponto assim, vamos ver que ainda tem muito chão pela frente...
    Parar ou achar que o que se sabe é suficiente é um direito de cada um. Limitar-se ou não, tb é.

    alstar direito
    Vc já escolheu o que quer? Vai continuar estudando? Ótimo! Bom pra você e para todos os que de alguma forma disfrutam do seu dom. Parabens!

    Quanto aos outros tipos de analfabetismo, a todos se emprega o mesmo raciocínio.
    Por ex.: Eu sou analfabeta na língua inglesa, e embora eu entenda a importância de aprender algo desta língua, confesso que não gosto dela, não gosto da maneira de pensar dela para construção de frases. Talvez eu tenha tido somente maus professores... Mas escolhi permanecer analfabeta.. rsrs (Embora a osmose diária me ensine algumas coisinhas.)

    Mas falando de músicos que usam a música como instrumento de trabalho, ou de pessoas com dons musicais que empregam esse dom a favor de alguma coisa (igreja etc), este tipo de músicos, ainda que iniciantes, devem ter dentro de si o objetivo de se aperfeiçoar, seja para agradar a si mesmo, aos clientes, ou ao seu Deus.

    Nota: Aperfeiçoar-se não implica necessariamente aprender a ler partituras, mas fazê-lo é uma das formas de se aperfeiçoar. ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Levando a sério o Analfabetismo Musical