Como colocar preço numa peça musical ou em um serviço ligado a música?

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/08


    Como colocar preço numa peça musical ou em um serviço ligado a música???

    Eu estava pensando aqui .... Por exemplo se eu projetar um pedal, sei que é só somar os preços dos componentes utilizados + minhas horas de projeto + uma porcentagem e descubro o preço a ser cobrado no pedal ...

    O caso é o seguinte ... Fiz umas partituras para um pessoal ...

    Geralmente cobro um valor de uma peça escrita por tempo de duração (o que determinará qto tempo vou gastar pra fazer 1 partitura) x quantidade de intrumentos (geralmente só cozinha, logo entre 4 e 6 instrumentos) o que fica algo entre uns R$100,00 geralmente (barato na minha opinião visto que tem investimento musico-intelectual ... e depois disso não tenho direto algum na música).

    Mas recebi um orçmento pra escrever para um grupo com vários instrumentos ... e pesquisando soube que esse grupo é bem solicitado em bailes, bares, festas ... enfim o que geralmente eu cobro o pessoal ganha muuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiito mais em cima ...

    Como devo cobrar??? ... tem uma regra de mercado pra isso???

    Grato
    Fernando

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Ah ... faço tb serviços ligados a sonorização ... Como cobrar serviços desse tipo????

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Ninguém sabe sobre o assunto??????????

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Velho, não sou nenhum expert nesse assunto, mas creio que se tratando de uma prestação de serviço, vc tem dois caminhos: Buscar referências no mercado, levando em consideração a qualidade do serviço (sendo honesto com vc mesmo, pq sempre há quem faça melhor, assim como quem faça pior) ou então cobrar o que vc acha que vale, baseando-se em argumentos plausíveis, como prazo, qualidade de transcrição, etc.etc (sendo genérico, não manjo nada do trampo) - e se alguém quiser usar seus serviços, que pague..

    Abs.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Christhian
    Interessante ...

    Vc tem idéia de tipos de serviços e seus preços no Mercado Musical????

    Tipo: composição, arranjos, produção, free lancer numa apresentação ou gravação, consultoria (musical ou equipamentos), etc ...

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    Fernando de almeida

    Pra transcrições e editorações de partituras costumo cobrar por compasso transcrito pra cada instrumento (entre 0,05 e 0,13),e não vejo problemas nesse modo,já que o normal é cobrarem mais que isso até.

    Quando me pedem pra escrever um arranjo eu cobro um valor que condiz com a qualidade de meu trabalho,então fica um valor meio que flutuante,pois não é sempre que o arranjo fica muito bom,mas nesse valor já fica embutido o valor por compasso para cada instrumento que eu tiver que escrever.

    Qualidade de impressão,fonte e prazos eu sempre me garanto,as vezes entrego bem antes até.

    Aqui no RJ tem valores tabelados que os profissionais mesmo cobram,são valores bem legais e honestos até,mas não é todo mundo que aceita pagar esses valores.

    Aqui o link pra SindMusi RJ,aí você encontra a atual tabela dos cachês (que vai ser renovada dia 9/05),os valores já podem te servir como base pra algo:

    http://www.sindmusi.com.br/

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Cara cada um tem seu preço. Acho qeu vc deve aprender a cobrar outros " valores " além dos eu tempo etc... Não cometa o engano de cobrar mais por que os outros cobram mais. Descubra seu preço.
    De qualquerr maneira aí vai uma história de vendas (Fictícia) que lhe dará uma idéia sobre isto.

    Na viagem inaugural de um navio mega cargueiro, eis que surge uma pane imprevista durante a aproximação em um porto. Após o Capitao utilizar todos recursos da mais alta tecnologia disponíveis para o check- up da pane, não há nada que indique uma solução.
    Qualquer hora parado sem previsão representa um prejuízo imenso ao transportador que não tem a menor chance de cumprir os prazos de entrega estando completamente a deriva com o super cargueiro. Acionado o fabricante do navio tenta de todas as maneiras descobrir a eventual pane sem sucesso. Esgotadas as tentativas não resta alternativa senão apelar às soluções alternativas. A esta altura qualquer tentaiva era valida.
    Um dos tripulantes em terra informa ao Capitão de um consertador de barcos muito talentoso que trabalhava com pequenos consertos naquele porto. Ao Capitão não resta dúvida de que valeria a pena tentar.
    Embarcado ao navio o velho mecânico dirige-se a casa de máquinas levando apenas um martelo e pede para que liguem alguns componentes para que ele possa ir testando o equipamento. Meia hora depois solicita ao Capitão que inicie o procedimento de ignição dos motores. Como nada acontecia deu uma pequena martelada numa caixa de componentes que imediatamente fez com que o navio voltasse a funcionar normalmente.
    Espantado o Capitão lhe pergunta sobre o que aconteceu e em quanto ficaria o conserto. O velho mecânico então lhe responde que era apenas um mal contato e que o conserto custaria U$1.000.000,00.
    O capitão não se assutou com o preço, pois precisava de uma solução, apenas pediu uma nota fiscal com a descriminação do serviço, que lhe foi apresentada da seguinte maneira.
    Conserto da caixa de ignição U$1,00.
    Dar a martelada no lugar certo U$999.999,00.

    Acho que é isso.
    Boa sorte para vc.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    jimmt vandrake
    Entendo ...

    Veja se o preço está legal:
    Cobro em torno de R$100.00 para arranjar uma música de até 5 min. somente para a cozinha (guita1+guita2+teclado+Baixo+batera - sendo que os guita1+guita2+teclado pode ser substituído por qq instrumento de harmonia, por exemplo, 3 guitas ou 3 tcs ou 1 guita+ 1 tc +1violão, etc-).
    Para isso a música deve estar pronta com a base simples ... Eu só pego esse material e o desenvolvo para os intrumento ... Se a música for de uns 4min, acrescento + 1 instr sem alteração do preço ...
    Tudo deve ser previamente orçado para acertos de preços e prazos ... Na metade do prazo o cliente pode ver os arranjos e opinar e ver se quer retirar ou acrescentar algum detalhe (opcional)...
    Entrego o resultado em partitura (na clave que o contratante pedir) ou tablatura ou cifras (ou mesclado)...


    Tá bom o preço???

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Acho que está baixo, não sei, mas vc deveria receber pelo menos uns R$400,00. Na minha visão cada músico destes deve pagar R$100,00 pelo seu trabalho, e não todo o grupo. Não conheço nehum outro que faça o que vc faz, ainda mais por este preço.

    Private Pyle
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Não entendo do assunto, mas acho que você sempre deve cobrar o máximo que acha que vão pagar. Não importa se você levou 15 minutos pra fazer, se aceitarem pagar dois mil, cobre.

    Procure pessoas que fazem o mesmo serviço e pergunte quanto cobram. Se você acha que seu produto é melhor, cobre mais, se não, cobre menos pra ser competitivo.

    Faça isso nem que tenha que pedir um orçamento fictício pra alguém.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    jimmt vandrake
    Acho que está baixo, não sei, mas vc deveria receber pelo menos uns R$400,00. Na minha visão cada músico destes deve pagar R$100,00 pelo seu trabalho, e não todo o grupo. Não conheço nehum outro que faça o que vc faz, ainda mais por este preço.

    Sim eu tinha quase certeza que estava bem baixo ... é que a maioria do pessoal que me procura é "pequeno" no mercado ainda ... Tive a dúvida pq agora começou a aparecer um pessoal mais forte no mercado ...

    Private Pyle
    Procure pessoas que fazem o mesmo serviço e pergunte quanto cobram.
    Sim ... por isso eu postei aqui ... próximo de mim não conheço quem faça ...

    Se você acha que seu produto é melhor, cobre mais, se não, cobre menos pra ser competitivo.
    Cara já teve trabalhos que eu mesmo não dava nem 50,00 ... Já teve outros que creio que valia uns 5000,00 ... Tem dia que eu não estou muito inspirado e tem dia que estou inspirado demais ...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Private Pyle
    Faça isso nem que tenha que pedir um orçamento fictício pra alguém.
    Vc teria o contato de alguém que trabalhe com isso ??? Se sim me passe que vou fazer uns testes.

    Lnik
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Sabem como cobrar pela utilização de sua música em um comercial para televisão? Sendo vinculado por dois meses.

    buddy guy
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    jimmy vandrake
    Cara cada um tem seu preço. Acho qeu vc deve aprender a cobrar outros " valores " além dos eu tempo etc... Não cometa o engano de cobrar mais por que os outros cobram mais. Descubra seu preço.
    De qualquerr maneira aí vai uma história de vendas (Fictícia) que lhe dará uma idéia sobre isto.

    Na viagem inaugural de um navio mega cargueiro, eis que surge uma pane imprevista durante a aproximação em um porto. Após o Capitao utilizar todos recursos da mais alta tecnologia disponíveis para o check- up da pane, não há nada que indique uma solução.
    Qualquer hora parado sem previsão representa um prejuízo imenso ao transportador que não tem a menor chance de cumprir os prazos de entrega estando completamente a deriva com o super cargueiro. Acionado o fabricante do navio tenta de todas as maneiras descobrir a eventual pane sem sucesso. Esgotadas as tentativas não resta alternativa senão apelar às soluções alternativas. A esta altura qualquer tentaiva era valida.
    Um dos tripulantes em terra informa ao Capitão de um consertador de barcos muito talentoso que trabalhava com pequenos consertos naquele porto. Ao Capitão não resta dúvida de que valeria a pena tentar.
    Embarcado ao navio o velho mecânico dirige-se a casa de máquinas levando apenas um martelo e pede para que liguem alguns componentes para que ele possa ir testando o equipamento. Meia hora depois solicita ao Capitão que inicie o procedimento de ignição dos motores. Como nada acontecia deu uma pequena martelada numa caixa de componentes que imediatamente fez com que o navio voltasse a funcionar normalmente.
    Espantado o Capitão lhe pergunta sobre o que aconteceu e em quanto ficaria o conserto. O velho mecânico então lhe responde que era apenas um mal contato e que o conserto custaria U$1.000.000,00.
    O capitão não se assutou com o preço, pois precisava de uma solução, apenas pediu uma nota fiscal com a descriminação do serviço, que lhe foi apresentada da seguinte maneira.
    Conserto da caixa de ignição U$1,00.
    Dar a martelada no lugar certo U$999.999,00.

    Acho que é isso.
    Boa sorte para vc.




    Rááá,velho vandrake,rí demais com esta do martelo,ashuashuashuashsu..+1 na conta por minha conta ashuashuahsuahsu.......

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como colocar preço numa peça musical ou em um serviço ligado a música?