quartifusa

    Autor Mensagem
    the_paranoid
    Veterano
    # out/03


    tinha dado um topico desses em guita, onde os cara ficavam falando nessa nota. falei com meu professor de bateria e ele naum conhecia... essa nota eh apenas uma expressao? no caso alguem usa? eh recente o uso dela? vlw O_o, soh pra t certeza d q li bm hehe

    kava
    Veterano
    # out/03
    · votar


    existe sim... eh uma nota que dura metade de uma semi-fusa, mas nao sei se chama exatamente quartifusa

    yvo
    Veterano
    # out/03
    · votar


    4eh um compasso tocado em fusas ( acho q compasso 4/4, ms ai nao tenho certeza)

    me lembro desse tpico,teve uma discussao sobre se era possivel tocar em quartifusas com andamento rapido

    Toddynho
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Ah sei lah, a musica tem q ser MUITO lenta, msm prum guitarrista fritador, pra conseguir usar quartifusa (tipo uns 30 bpm).

    F.Roseira
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: F.Roseira
    · votar


    Existe sim essa figura. Ela também é conhecida como tremifusa. É uma figura praticamente em desuso, visto sua difícil aplicação em uma música. Ela representa a metade do tempo de uma semifusa (você precisaria de 128 quartifusas para preencher um compasso!).

    Achar um solo formado por semifusas é muito difícil (eu até hoje não vi nenhum, se vocês conhecem algum me informem depois), imagine um formado por quartifusas! Ela só é usada em musicas com um andamento muito lento.

    Essa é a figura "rápida" em desuso. Mas também temos figuras "lentas" (valor maior que a semibreve) que já não são usadas. São a máxima, longa e breve, que pela lógica seriam respectivamente 8, 4 e 2 vezes mais longas que a semibreve.

    Da mesma forma que a quartifusa, essas três figuras eram aplicadas em situações específicas. Então, se essas figuras fossem usadas ainda hoje, a sequência na divisão binária, ou divisão proporcional dos valores seria:

    (ver legenda abaixo para enteder)


    MÁXIMA ( 1 , - )
    LONGA ( 2 , - )
    BREVE ( 4 , - )
    SEMIBREVE ( 8 , 1 )
    MÍNIMA ( 16 , 2 )
    SEMÍNIMA ( 32 , 4 )
    COLCHEIA ( 64 , 8 )
    SEMICOCHEIA ( 128 , 16 )
    FUSA ( 256 , 32 )
    SEMIFUSA ( 512 , 64 )
    QUARTIFUSA (1024 , - )

    Legenda:

    Nome da figura (A, B)

    A = Valor da figura na divisão binária antiga
    B = Valor da figura na divisão binária atual [u][/u]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original