Dúvidas sobre intervalos e partitura do bach.

    Autor Mensagem
    NaiLaguna-Piano
    Veterano
    # jan/08


    Em primeiro lugar, desculpem por encher, mas minhas aulas de música só voltam depois do carnaval e eu não aguento muito tempo com dúvidas. Agradeço muito se me ajudarem.

    -

    Intervalos Melódicos.

    1 - Li nos sites que intervalos menores diminuídos meio tom tornam-se diminutos, porém me que não faria sentido diminuir um intervalo menor, pq aí já cai em outro intervalo. Por exemplo: 3ª menor = 1 tom e meio, 3ª dim = 1 tom ... o que no caso seria 2ª maior. Poderiam me esclarecer isso?

    2 - Me disseram que intervalos aumentados e diminutos se classificam de acordo com sua ordem de crescente e decrescente.
    por exemplo: se tivermos 4ª aum e 5ª dim (ambos com 3 tons) eu só posso escrever 4ª aum se o intervalo for crescente, pq está aumentando, e só posso escrever 5ª dim se for decrescente, pois está diminuindo.
    Outro exemplo é o caso da 3ª dim e 2ª maior citadas acima, segundo a regra a 3ª dim seria usado para intervalos de 1 tom decrescentes e 2° maior para os crescentes.
    Porém eu vejo em sites e livros que ninguém respeita muito essa regra, ela existe? é necessário usá-la?

    -

    3 - Essa não tem nada haver com intervalos, é sobre a partitura de "Jesus, a alegria dos homens" de J.S.BACH, estou em dúvida no seguinte trecho:

    http://img212.imageshack.us/img212/6727/ahro3.jpg

    3.1 - O segundo compasso é formado de Seminima Seminima Colcheia Seminima Colheia na clave de fá, sendo que a música está em 3/4, o que 4 tempos estariam fazendo dentro do compasso? Seria uma espécie de segunda voz? pois tem uma pausa de semínima em cima.

    3.2 - A semínima em baixo da pausa do segundo compasso, que inicia na primeira nota da ultima tercina da clave de sol ... não deveria soar as 3 notas da tercina? isso ocorre no 3° compasso também, onde a semínima da clave de fá soa apenas 2 notas da tercina. Alguém me dá uma luz?

    -


    quantas dúvidas em minha mente encucada XD.

    agradeço desde já a quem me der uma luz! x)
    help-meee

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Rodrigo_Iron
    · votar


    NaiLaguna-Piano
    1 - Li nos sites que intervalos menores diminuídos meio tom tornam-se diminutos, porém me que não faria sentido diminuir um intervalo menor, pq aí já cai em outro intervalo. Por exemplo: 3ª menor = 1 tom e meio, 3ª dim = 1 tom ... o que no caso seria 2ª maior. Poderiam me esclarecer isso?

    Na verdade depende das notas que você está analisando.Por exemplo:

    Se pegarmos o intervalo Dó>Mi bemol é uma terça bemol pq tivemos que contar 3 notas de dó até mi(Dó Ré Mi)
    Agora se pegarmos o intervalo Dó>Ré# já passamos a ter um intervalo de 2ºAumentada pois contamos apenas 2 notas a partir de Dó (Dó Ré)

    Observe que apesar de Ré # e Mi Bemol serem a mesma nota(enarmônicas) o intervalo é diferente... então tudo depende do jeito que vier escrito na partitura.



    2 - Me disseram que intervalos aumentados e diminutos se classificam de acordo com sua ordem de crescente e decrescente.
    por exemplo: se tivermos 4ª aum e 5ª dim (ambos com 3 tons) eu só posso escrever 4ª aum se o intervalo for crescente, pq está aumentando, e só posso escrever 5ª dim se for decrescente, pois está diminuindo.
    Outro exemplo é o caso da 3ª dim e 2ª maior citadas acima, segundo a regra a 3ª dim seria usado para intervalos de 1 tom decrescentes e 2° maior para os crescentes.
    Porém eu vejo em sites e livros que ninguém respeita muito essa regra, ela existe? é necessário usá-la?


    Se eu entendi direito, essa regra diz que se eu tocar:

    Dó+Fá
    Depois Dó+Fá#, esse segundo acorde será um intervalo de 4ªAum. É isso?

    Se for a regra não faz sentido, pois e nem sempre teremos um acorde antes, e se eu toco Dó+Fá# e pergunto o itnervalo? Qual será?
    Na verdade o que define o intervalo é a nota que está escrito na partitura, se o autor escreve Dó+Fá# é 4ªAum(você começa a contar a partir do Dó incluindo ele e terá 4 notas)... já se o autor escrever Dó+Sol bemol será uma 5ªDim(tem 5 notas:Dó, ré, mi, fa,sol)


    Abç...

    NaiLaguna-Piano
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: NaiLaguna-Piano
    · votar


    Rodrigo_Iron

    obrigada por me ajudar ^^
    num sabia desse lance de contar as notas, eu só via pela quantidade de tons.
    realmente acho que essa regra nem existe, pois segundo me disseram se for um intervalo de dó e fá# crescente seria 4ª aum, mas se fosse fá# e dó descrecente seria uma 5ª dim ... o.o'

    vlw ^^

    makumbator
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    NaiLaguna-Piano

    Em referência a sua dúvida sobre o ritmo na parte do bach:

    Nesse ponto não está escrito, mas na verdade, essa semínima e colcheia da voz grave são em quiáltera(tempos 2 e 3 da voz inferior na clave de fá). Em muito material de música erudita não se escreve essa quiáltera(ou as vezes só no início), deixando a aparência "errada" , mas na verdade é com quiáltera a execução. Acontece a mesma coisa na pauta superior, aonde as quiálteras de colcheias não recebem seu sinal característico. Entendeu?

    NaiLaguna-Piano
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    makumbator

    putzz
    pior que é!
    estou a 2 semanas encucada com isso e nem me passou pela cabeça a hipótese de quiálteras. XD

    obrigada, vc ajudou bastante. \o/

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    NaiLaguna-Piano
    Intervalos Melódicos.
    Simples, você vai sempre ter que analisar friamente o que tá acontecendo. Considerando que Dó# seja igual a Réb:

    A notas de uma escala representam graus. Cada grau exerce uma função específica. Um grau sempre é o mesmo grau, não importa o tamanho do intervalo - a harmonia faz caminhos diferentes aqui.

    Logo, um movimento de Dó pra Mibb (mi dobrado bemol) pode ser igual a Dó - Ré melodicamente, mas harmonicamente é diferente. E em graus também:

    Dó - Ré: I - IIM
    Dó - Mibb: I - IIIb

    Conte sempre por graus, não por tamanho do intervalo.

    3.1 - O segundo compasso é formado de Seminima Seminima Colcheia Seminima Colheia na clave de fá, sendo que a música está em 3/4, o que 4 tempos estariam fazendo dentro do compasso? Seria uma espécie de segunda voz? pois tem uma pausa de semínima em cima.

    3.2 - A semínima em baixo da pausa do segundo compasso, que inicia na primeira nota da ultima tercina da clave de sol ... não deveria soar as 3 notas da tercina? isso ocorre no 3° compasso também, onde a semínima da clave de fá soa apenas 2 notas da tercina. Alguém me dá uma luz?


    Essa música sempre causa essa confusão em quem lê pela primeira vez! :P

    É porque a música, apesar de estar escrita em 3/4, soa em 9/8 desde o início. A divisão de tempo aqui é em 3, não em 2. Veja todas as notas problemáticas com o símbolo de quiáltera de 3 em cima que seus problemas acabam! Hehehe

    Ah e sim, essas semínimas da tenor e da barítono (as vozes de cima da clave de fá) nessa parte valem 1 tempo. O baixo está em quiáltera.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    3.1 - O segundo compasso é formado de Seminima Seminima Colcheia Seminima Colheia na clave de fá, sendo que a música está em 3/4, o que 4 tempos estariam fazendo dentro do compasso?

    são tres tempos, se essa versão da partitura é em 3/4 no primeiro compasso deve ter uma ligadura com numero 3 em cima em cada grupo de 3 colcheias
    são tercinas (quialtera), como é usado na música inteira só se marca no inicio pra não poluir a partitura

    então nesse compasso o primeiro tempo é a seminima sozinha, o segundo tempo é a seminima mais uma colcheia, o terceiro tempo, também é uma semina e uma colcheia

    uma semina e uma colcheia equivale as tgres colcheias juntas que você tem na pauta superior

    3.2 - A semínima em baixo da pausa do segundo compasso, que inicia ....
    não entendi nada mas é dentro do que comentei acima

    NaiLaguna-Piano
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Ken Himura

    eu contava pelo tamanho do intervalo XD, mas agora vou contar por graus mesmo ... vlw ^^



    fernando tecladista

    não há nenhuma referência na partitura indicando que há quiálteras ... por isso que eu não entendi nada quando vi aqueles "4 tempos" na partitura XD, mas agora eu já saquei. vlw ^^


    obrigada a vcs todos \o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre intervalos e partitura do bach.