Avanço tecnologico ou preguiça ?

    Autor Mensagem
    RickSalve
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: RickSalve


    Galera, primeiramente quero dizer que eu gosto de alguns avanços tecnologias, os pedais por exemplo, os sintetizadores, etc. São equipamentos que quando se tem dinheiro e criatividade se pode criar coisas muito maneiras, porém o cenário musical(digo o que nós é "empurrado" pela grande midia) é muito ruim, e creio que parte disso se deve a tecnologia que não tem limites.

    Vou contar o que aconteceu comigo, estava nos bastidores de um show esses dias atras, conversando com um roadie que já tinha tocado comigo, bem na hora a banda principal, uma bem pop-rock, chegou e estava montando o equipamento, enquanto isso eu e o meu amigo conversando em um canto proximo aos racks. Quando reparo chega um rack de AutoTune, eu fiquei chocado cara, serio mesmo, esperei pra ver o show só pra ver como ia sair, o vocalista todo estilo boy-band, oculos escuros maior que o rosto dele, chegou e foi passar o som, nisso o rack não estava ligado ou algo do genero, e a voz do cara era normal, começou uma musica e o cara semi-tonou a música inteira, continuei lá nos backstage.
    Começa o show, as meninas todas loucas pela aparencia do cara, dai ele começa a cantar e sai das caixas sai uma voz afinada, com uma ambiencia digna de cd e um brilho muito legal.

    Agora, refletindo aqui, será que a tecnologia não está começando a atrapalhar os verdadeiros músicos? É claro que os "genios" superam isso, mas e as bandas medianas porem de qualidade? Isso que fico pensando.

    Procurei na internet agora, e achei algo semelhante:
    Vejam só, o cara faz segunda voz, harmoniza a melodia vocal, coloca tudo que quiser, daqui a pouco a coisa vão estar tão robotica que vai perder toda a magia, seila, eu pelo menos acho que um músico de verdade, não deve adquirir esse tipo de equipamento nem que seja pra "melhorar" sua apresentação, pois eu prefiro dez vezes ver um grande cantor errar sutilmente do que um analfabeto musical ser aclamado.


    Foi mal o "desabafo", queria ouvir a opiniao de vocês.

    _FrEd_
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Agora, refletindo aqui, será que a tecnologia não está começando a atrapalhar os verdadeiros músicos? É claro que os "genios" superam isso, mas e as bandas medianas porem de qualidade? Isso que fico pensando.

    Com certeza esta atrapalhando, mas a imagem (como vc msm disse do vocal em questao) é o que conta mais... Com autotune ligado ou desligado, os fãs, em sua maioria leigos, acham que o vocal ta mandando bem e msm que desafine, "ele eh linduxo".

    Veja bem, n eh soh na musika que a tecnologia atrapalha: veja o mundo td, cada vez mais desemprego, robôs fazendo de td.. Mas pode ter ctz que na musika isso tem limite, ou seja, por mais que tentem "modernizar" a musica, a essência dela vem de nós...

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: RickSalve
    · votar


    _FrEd_

    Exatamente, você pensa parecido comigo, não é só na música não, a internet por exemplo, tem muitas qualidades, porém seus contras são de pensar tambem.
    E como você disse, a essência existe sempre, ainda bem.
    É como eu penso, esses musicos que são fundados em pura imagem e aparência não vão durar, aos poucos vão de afundando, os verdadeiros músicos ficam eternos.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Quando reparo chega um rack de AutoTune,
    oba, eu ainda tenho futuro como cantor!

    brincadeiras à parte, acho que o problema não é só da tecnologia, é de todo o marketing da música. depois que vira um mercado movimentado, aparece de tudo. a tecnologia é aplicada onde há interesse, e há interesse em vender "cantores" bem produzidos.

    é dificil aceitar isso quando se é profissional, mas na minha opinião o grande mercado pop não é para os músicos, é para os empresários e marqueteiros.

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    kiki
    Isso eu concordo, atualmente a grande midia, o grande mercado é pra esse tipo mesmo, os músicos mesmo estão em outras áreas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avanço tecnologico ou preguiça ?