Viagens com Instrumentos

    Autor Mensagem
    Mulder
    Veterano
    # set/07


    Olá, pessoal. estarei viajando com o meu contrabaixo pela Bra nos proximos dias e queria saber o que vocês tem a falar sobre a condição do transporte da carga. Devo me preocupar se o meu baixo não vai chegar tranformado em 2 cavaquinhos? O que vocês me recomendam.

    Abs.
    ;]

    Bog
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Mulder

    Hard case, necessariamente.

    Já fiz 2 viagens com instrumentos. ;)

    luiz_sjrp
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Mulder

    Qual meio de transporte vai usar???
    Hard case, necessariamente. (2)

    Simonetti
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Qual meio de transporte vai usar???
    BRA é uma companhia aérea, Luiz.

    Tb tenho a mesma dúvida do Mulder!


    Me digam uma coisa: geralmente a temperatura nos compartimentos de carga de aviões é extremamente baixa, devido `a altitude (se for voo noturno então, é mais baixa ainda). Esta baixa temperatura não pode afetar o acabamento do instrumento (especialmente baixos e guitarras)?

    Eu sei que acabamentos a base de celulose (como as Gibson) não podem se submetidos a mudanças bruscas de temperaturas (isto está no manual de usuário da Gibson), pois trincam o acabamento superficial.


    Uma coisa que eu faria, Mulder, é colocar adesivos com a palavra "frágil" em todo o hard case do instrumento, ou levá-lo consigo e pedir a uma comissária de bordo para guardá-lo para você na cabine de passageiros.

    maggie
    Veterana
    # out/07
    · votar


    Hard case, necessariamente. (666)
    Além disso, é bom colar aqueles adesivos de "frágil", pra garantir...

    maggie
    Veterana
    # out/07
    · votar


    Simonetti
    Uma coisa que eu faria, Mulder, é colocar adesivos com a palavra "frágil" em todo o hard case do instrumento, ou levá-lo consigo e pedir a uma comissária de bordo para guardá-lo para você na cabine de passageiros.
    Agora que eu li a dica, é isso aí.
    :)

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    vale consultar a companhia. já vi gente embarcando com violão, mas depende da boa ovntade da companhia, e se o voô está muito cheio.
    o procedimento normal é despachar mesmo, e com hard case e tudo mais.

    Simonetti
    põe um ar condicionado no seu hard case.

    brincadeira.
    agora, falando sério, além do acabamento, acho muito mais grave a questão da regulagem, pois a variação da temperatura muda as tensões, e pode desregular o braço.
    acho que o hard case alivia um pouco a variação de temperatura, mas não sei dizer quanto. qualquer coisa, pergunte a algum luthier, talvez eles saibam isso melhor.

    FirebirdVII
    Veterano
    # out/07 · Editado por: FirebirdVII
    · votar


    Use um HARD-CASE
    Pede pra por como FRÁGIL.

    Olha, essas histórias de variações de temperatura, e tudo mais, é tudo mito, não tem nenhum problema com isso, até pq imagina os artistas que fazem turnes mundiais, adeus instrumentos.

    Um problema agora é com viagens de onibus, eles não deixam mais colocar instrumento/eletronicos junto com a bagagem.
    Alguns motoristas deixam, mas outro não.

    O calor não se propaga em vácuo, a não ser por irradiação.
    As bagagens ficam sobre compressão, assim como toda tripulação.
    A temperatura não vai afetar os intrumentos.

    Preocupe-se mais com o risco de roubo, esse sim é preocupante!

    SalgadoSlapper
    Veterano
    # out/07
    · votar


    mais facil q tudo isso eh comprar uma passagem pro baixo e colokar ele do seu lado
    do jeito que eu tenhu ciumes do meu bass axu q eu compraria!!!!

    Simonetti
    Veterano
    # out/07
    · votar


    FirebirdVII
    Olha, essas histórias de variações de temperatura, e tudo mais, é tudo mito,


    Acho que você está mal informado, meu caro. Neste caso, prefiro confiar nas informações da Gibson do que em você:

    http://www.gibson.com/pure/exchange/USA_Owners_Manual.pdf

    Veja o que diz a página 23.

    OniKage
    Veterano
    # out/07
    · votar


    O manual não diz que variações bruscas de temperatura e umidade dentro de um avião são ou não mitos.

    Ninguem disse que a mudança brusca não causa danos, olha o que eu acho que o amigo FirebirdVII quis dizer é que não ocorrem essas mudanças bruscas no compartimento de carga, até porque se isso acontecesse a ponto de causar algum dano ao seu instrumento, então VÁRIOS objetos em bagagens sofreriam os mesmos danos. Existem coisas muito mais frágeis que as pessoas levam em bagagens do que instrumentos musicais.

    Hugo capitalista
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Acho que a variação de temperatura no compartimento de cargas nem é tanta assim, meu amigo viajou pro sul do país com o gato dele no compartimento de cargas, e ficou tudo bem, o gato não empenou, não desafinou, nem rachou o acabamento.
    Mas é sério, se tivesse essa variação toda eles não permitiriam animais junto com as bagagens.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Simonetti

    BRA é uma companhia aérea
    Obrigado cara, eu não tinha lido direito o texto do tópico.
    estarei viajando com o meu contrabaixo pela Bra nos proximos dias

    adesivos com a palavra "frágil" em todo o hard case
    Como se isso fosse valer alguma coisa.
    variações de temperatura, e tudo mais, é tudo mito
    Depende do tipo de aeronave, as de porte menor tem variações sim.
    o gato não empenou, não desafinou, nem rachou o acabamento.
    Huahuahuaauhauhauhaua.

    Na boa, procura informações na companhia aérea eles tem um compartimento para protutos especias, não sei se instrumento conta como especial, ou compra uma passagem para o instrumento, isso é feito por muitos músicos.

    Mari Azeitona ;D
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Não despacha, leva como bagagem de mão.
    Ou pede pra climatizar o bagageiro. Eles fazem isso quando transportam animais.

    play_forfun
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Trabalho com aviação, e as regras para instrumentos musicais são claras:

    Proibidos na cabine (Bin, o compartimento acima das cabeças)

    Responsabilidade em termo de quebra do passageiro.

    Bagageiro comum, podendo ficar embaixo de outras bagagens.

    Pode ser condicionado em qualquer posição.

    Na cabine somente com autorização do Cmte. onde o mesmo é punido as vezes por autorizar.

    Lak Lak
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Lak Lak
    · votar


    cara, HARD CASE.

    com hard case bom pode mandar sobrevoarem o local e atirarem seu instrumento de paraquedas sem medo...

    agora, de bag... tenha medo de leva-lo no seu colo num ônibus que nao passa de 0,5kmph

    1 adesivo escrito FRAGIL intercalado com 1 escrito SENSIVEL À VARIAÇÃO DE TEMPERATURA a cada 0,01cm do HARD CASE

    se nao der pra levar de bagagem de mão, coloca os adesivos numa distancia de 0,0001cm e manda climatizar o bagageiro!!

    ai vc reza uma proporção de 3 pra 1 entre ave maria e pai nosso durante toda a viagem

    axo q dessa maneira eh capaz de chegar inteiro =]

    *traumatizado com uma guitarra q numa viagem de trem xegou em mais de 1 parte...*

    Bog
    Veterano
    # out/07
    · votar


    TODOS

    Quanto a levar na cabine: depende da companhia aérea, do tamanho do overhead bin e do instrumento. Já levei guitarra pequena como bagagem de mão, já tive que mandar para o bagageiro porque não ia caber no overhead bin e já tive que despachar sem nem olhar. Na dúvida, o melhor é um hard case mesmo.

    O instrumento não deve ficar solto no case. Se ele estiver pulando, coloque plástico-bolha, sacolas, pano, o que for, mas deixe o instrumento imóvel lá dentro. Porque ele VAI sacudir.

    Quanto às mudanças de temperatura: sim, o braço pode desregular, e até empenar se a tensão aumentar demais. Na dúvida, o melhor é dar uma afrouxada na afinação.

    E as tagzinhas de frágil você pega na hora do check in, mas mesmo assim não é garantia de nada. Pelo menos eu não tive problemas até hoje com os 3 instrumentos que despachei e nem com a guitarra que levei como bagagem de mão.

    OniKage
    Veterano
    # out/07
    · votar


    os adesivos podem nao significar nada, mas sem adesivo a chance de manusearem a bagagem com cuidado é praticamente 0, com os adesivos pelo menos existe a chance..

    e o exemplo do gato é muito bom: não é incomum transportarem animais engaiolados em aviões

    play_forfun
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Mari Azeitona ;D
    Animais ficam em outro bagageiro, onde não existem malas (que é oxigenado)

    Onde é proibido levar bagagens

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eu já embarquei com meu violão, pela gol, estava no bag, a mulher disse que se estivesse no case tinha que despachar, mas como estava no bag eu podia levar comigo

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/07 · Editado por: MANFREDINI
    · votar


    Trabalho com aviação, e as regras para instrumentos musicais são claras:

    Proibidos na cabine (Bin, o compartimento acima das cabeças)

    Responsabilidade em termo de quebra do passageiro.

    Bagageiro comum, podendo ficar embaixo de outras bagagens.

    Pode ser condicionado em qualquer posição.

    Na cabine somente com autorização do Cmte. onde o mesmo é punido as vezes por autorizar.


    levei meu violão no bag, coloquei ele naquele bagageiro que fica em cima de nossas cabeças, não deu burocracia nenhuma

    a, e lembrando que enaquanto mais acima, mais frio é, então acho que não há risco de empenar

    Richard Guitar
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Eu tb já levei meu violao no bag, botei no bagageiro acima e tb nao teve problemas..

    play_forfun
    Veterano
    # out/07
    · votar


    levei meu violão no bag, coloquei ele naquele bagageiro que fica em cima de nossas cabeças, não deu burocracia nenhuma

    a, e lembrando que enaquanto mais acima, mais frio é, então acho que não há risco de empenar

    Tanto Bag quando Case teoricamente é proibido...como bag ocupa menos espaço pode-se liberar, mais o certo é o despachante avisar antes o Cmte do mesmo (Só que no caso da GOL essa prática não acontece)

    NESCAU
    Veterano
    # out/07
    · votar


    CAra, eu viajo todo o fim de semana com um ou mais instrumentos. Nada acontecerá com eles se estiverem num ÓTIMO HARD CASE.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Passando hoje no balcão de atendimento da GOL perguntei para o atendente se eu poderia embarcar com um instrumento, e o atendente me perguntou qual o instrumento e eu disse que era uma guitarra, então ele chamou outro funcionário que me respondeu da seguinte maneira (mais ou menos):
    - "O Sr. pode embarcar com o instrumento sem problema nenhum, e pode levar no bagageiro acima das poltronas (bin????), a única coisa que recomendamos é que o Sr. solte um pouco as cordas para que a pressurização da cabine não venha estourar alguma corda".
    Eu perguntei para ele se mesmo com o HardCase não seria melhor colocar no compartimento de bagagens, e ele respondeu:
    - "Nós aconselhamos a não colocar no bagageiro do avião, e sim no bagageiro da cabine".
    O cara me pareceu muito convicto do que estava falando.
    Eu só perguntei no balcão da GOL porque no aeroporto da cidade só operam 2 empresas, a GOL e a TAM.
    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Viagens com Instrumentos