Dicas de fotografia para leigos

    Autor Mensagem
    kiki
    Moderador
    # set/07 · Editado por: kiki


    Dicas de fotografia para leigos

    Olá amigos do FCC.

    criei este tópico pra tentar ajudar com dicas simples aqueles que são completamente leigos em fotografia a obterem fotos melhores.
    as fotos são muito úteis para discutir algumas questões, e as câmeras digitais já são muito difundidas. mas uma boa foto depende fundamentalmente do fotografo.

    vou deixar aqui as minhas dicas, e convido outros amantes e profissionais da fotografia a deixarem sua contribuição.

    PROBLEMAS COMUNS

    -foto desfocada
    não confunda com foto tremida. a foto desfocada fica esfumaçada, enevoada. é quando as lentes não se ajustaram à imagem, e os pontos de luz se confundem.
    cameras comuns geralmente tem foco automatico, o que costuma funcionar bem. o problema maior é em fotos de perto (menos de 20cm). para isso, use sempre a função MACRO (geralmente tem uma florzinha), que é para focar de perto.

    -foto tremida
    a foto tremida, ao contrario da desfocada, é culpa sua, e não da câmera. as fotos tremidas sem meio corridas, tudo esticado em alguma direção.
    a gente pode não perceber, mas treme o tempo todo, mesmo que milimetricamente. só que as fotos em geral são muito rápidas (1/200, 1/500, 1/1000 segundos), e a tremida não atrapalha.
    mas em ambientes escuros, as fotos são mais demoradas (1/50, 1/20, 1/2, 1 seg) pra entrar mais luz. aí dá tempo de tremer.

    -foto escura
    foto com pouca luz. nem todas as cameras se ajustam para situações de pouca luz, como eu disse acima. o que resulta em fotos escuras. não dá outra, tem que ter mais luz.
    as vezes mesmo com flash a foto fica escura. se voce estiver longe dos objetos (mais de 5 metros), o flash não chega, não serve pra nada. ou se voce fotografou uma pessoa bem perto (tipo um cantor no palco), ele fica claro e o resto fica preto, pois o flash so atinge a pessoa.

    -foto com reflexo do flash
    se voce vai fotografar reflexivo (vidro, espelho, ou uma guitarra) de frente, não use flash. ou não tire de frente. vai refletir o flash e sumir todo o resto.
    lembre-se, o flash pega mais ou menos de 1m a 5m de distancia. menos que isso ele atrapalha, mais que isso ele não chega.

    DICAS

    -foto é luz!
    foto, pela raiz grega da palvra, é luz. tem que ter luz pra fotografar. e, geralmente, quanto mais, melhor. a não ser que esteja tentando fotografar o sol. mas quanto mais luz, menos chance de tremer a foto. e mais as cores vão aparecer.

    -fotografe durante o dia
    se puder escolher o horario a fotografar, tire de dia. a luz do sol é melhor e mais potente fonte que há.
    claro, voce não vai mudar o show do iron maiden pra de manhã, mas se for fotografar seu instrumento, ou alguma outra coisa pra postar no forum, procure faze-lo durante o dia. não precisa botar em baixo do sol (nem é bom), pode só levar ate perto de uma janela. vale mais que ligar todas as lampadas da sua casa juntas.

    -muita luz!
    se só puder fotografar à noite, ou em abientes escuros, busque muita luz. em casa, por exemplo, alem da luz do teto, traga algum abajur ou luminaria para perto. faça alguns testes. uma vantagem das digitais é que dá pra testar bastante, sem gastos adicionais.

    -os olhos nos enganam
    nosso olho se ajusta melhor às mudanças de luz que a camera. por isso nem sempre percebemos que o ambiente esta mal iluminado. mas a camera percebe, e a foto sai tremida, escura, etc. não se deixe enganar.

    -não use flash
    evite flash. a iluminação não é homogenea, as cores não ficam boas, as pessoas saem brancas. além disso, gasta a sua bateria pelo menos 2x mais.
    prefira luz ambiente, principalmente de dia. de noite, ou em lugares fechados, siga as dicas abaixo.

    -apoie a camera
    se o ambiente é escuro (de noite, ou um lugar fechado), a dica é apoiar a camera, pra foto não tremer. o ideal é ter um tripe. ele apoia a camera no chão, que não treme em relação ao que se vai fotografar. mas nem todo mundo tem um, nem dá pra montar um em determinados lugares.
    voce pode comprar um mini tripe (tem uns de 5 ate uns 30 reais), que da pra levar na bolsa. ai voce apoia ele em outro lugar que nao no chao (na parede, num balcao, etc.). ou apoiar a propria camera direto, na parede, na mesa, num balcão.
    lembre-se: isso evita de a foto inteira sair tremida. mas se a pessoa se mexer durante a foto, ela pode sair esticada, mas o ambiente tem que estar parado na foto. pode ate ser bonito, a mao do musico em movimento.

    -evite zoom
    se for em abientes escuros, sob o sol não tem problema.
    em ambientes escuros, se voce puder enquadrar sem zoom, melhor, pois ele aumenta a possibilidade da foto tremer. se a camera estiver devidamente apoiada, o problema diminui consideravelmente. experimente.

    -atenção ao fundo
    quando for fotografar em casa, cuidado com o fundo. de constraste. coisas claras, use fundo escuro. e vice versa.

    é isso. desculpem o texto gigante. espero que ajude alguem aqui.

    Dogs2
    Veterano
    # set/07
    · votar


    tá brincando, né?

    kojiroh2k
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Ótima iniciativa Kiki! Não sou nenhum mestre mas espero ajudar no que for possível.

    kiki
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Dogs2
    ???

    kojiroh2k
    valeu!

    Minow
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Legal o tópico, mas isso é OT né?

    Dogs2
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Minow
    poi zé

    kiki
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Minow
    Dogs2
    eu sei, eu pensei nisso... mas é que a dica deve servir pra todos os foruns. pelo menos eu pensei assim, pra ajudar em todos os foruns. se ficar no OT, as pessoas não veem, só quem entra lá.

    bom, vejam ai. se achar que deve mudar, falem com algum moderador.

    marcio_zav
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Massa!

    mais é mais OT mesmo

    marcio_zav
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Seria massa tb compartilhar umas fotos true ae /o/
    tiradas pelo povo daqui, obvio ^^

    Dogs2
    Veterano
    # set/07
    · votar


    kiki
    eu sei, eu pensei nisso... mas é que a dica deve servir pra todos os foruns. pelo menos eu pensei assim, pra ajudar em todos os foruns. se ficar no OT, as pessoas não veem, só quem entra lá.

    Afffff

    A intenção foi boa, mas vc fez algo não permitido mesmo sabendo que era pra postar no OT

    kiki
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Dogs2
    a minha idéia tentar ajudar as pessoas a fotografarem coisas pra postar aqui no forum.
    o pessoal posta umas fotos que não dá pra entender nada, e perguntam "isso é compensado?". to tentando melhorar o dialogo aqui no forum.

    eu considero isso como não sendo OT, por que não é o mesmo que postar o jogo do corinthians. se acha que eu cometi um crime, basta denunciar meu tópico.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # set/07
    · votar


    kiki

    Beleza mano, poderia ser em qualquer fórum principalmente no de guitarra.
    Parabéns.

    old steel
    Veterano
    # set/07
    · votar


    E isso aí.Retratrar é uma arte.

    old steel
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Digo retratar.
    huahua

    Mitie
    Veterano
    # set/07
    · votar


    vlw kiki me deu uma revisada das aulas de fotografia =D

    Mitie
    Veterano
    # set/07
    · votar


    eu estou até com vergonha de postar foto aqui
    resolvi clicar por ai dps da primeira aula...nem sabia ajustar o obturador
    e o diafragma direito( deviamos testar numa analogica)... e era para revelar em preto e branco =x
    algumas até q sairam legais mas não tinha AQUELA composição...
    dps de mais algumas tentativas vou ver se acerto.

    kiki
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Mitie
    que isso, nem precisa tanto profissionalismo. to pensando na galera que usa camera automatica mesmo.

    mas é sempre legal saber que tem gente mais entendida aqui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas de fotografia para leigos