Defin~ição pra Progressivo!

    Autor Mensagem
    pacman jp
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: pacman jp


    enfim... ontem tava falando com um amigo que 14 Bis é/foi considerada uma banda de progressivo...

    então ele me perguntou:
    _O que é uma banda progressiva???

    pronto! fui rendido!
    dar exemplos de bandas progressivas foi facil, algumas vertentes disso, até que vai, mas eleger parâmetros para definir se uma banda é de rock/metal progressivo ou não.

    algumas caracteristicas de bandas ditas progressivas que eu consegui enumerar são:

    nas letras - os álbuns todos costumam ser conceptuais, contando a mesma história, ou todas as letras voltadas para o mesmo tema.
    nas músicas - variações de tempos, compassos diferenciados, mudanças de ritmos e atonalismos.

    tá.
    mas, existem outros parâmetros para definir isso?

    o album "O Papa é Pop" do Engenheiros, traz elementos desses. logo, é progressivo?
    legião urbana ja foi colocado como progressivo...
    porém está muito longe de rush, mas tem certa similaridade com pink floyd, por exemplo (pouquíssimas coisas, mas tem!). e ai?
    rush e gênessi são totalmente diferentes, mas estão na mesma classificação...

    acho que ja entenderam quais minhas dúvidas, certo?

    então, alguém pode me ajudar?

    O QUE É SER PROGESSIVO, MUSICALMENTE FALANDO???

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: brunohardrocker
    · votar


    do pouco que sei é que tem bastante mudança nas músicas, é dificil ter refrão, e tem muita mudança de tempo nas melodias.

    além da utilização de muitos elementos/recursos fora do habitual para composição. (exemplo: Pink Floyd - sons da maquina registradora em Money)

    makumbator
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    Progressivo em geral tem influência de música erudita(não só do período Barroco, como no metal neo-clássico), e também de Jazz moderno.
    O instrumental costuma ter bastante importância(ao contrário da maioria dos outros estilos de rock, em que o vocal tem mais importância)

    McBonalds
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Na verdade esse problema não é só com o Progressivo, mas com todos os estilos de música. Dar exemplo é fácil, mas definir parâmetros já é mais complicado

    Nasch
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    -Tenho comigo que foram grupos - na frente do seu tempo - que ousaram inserir elementos "diferentes" tanto no arranjo, instrumentos quanto na melodia. Os Sints tinham grande presença na melodia.
    - Yes, Casa de Máquinas, EL@P, Rush e outros considero como progressivos. Gênesis tb naum pode faltar.
    - Na minha ignorante opinião naum temos nenhuma banda atual brasileira representante dessa corrente.


    -Abraços...

    Fahrenheit
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Fahrenheit
    · votar


    Nasch
    - Na minha ignorante opinião naum temos nenhuma banda atual brasileira representante dessa corrente.

    Ouça Khalllice

    Banda do Marcelo Barbosa...é um progmetal...muito boa...meio diferente das que vc citou...mas muito boa!!!
    Abç

    Nasch
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Legal...irei conhece-la!!!

    Abraços....

    Skinwalker
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    o album "O Papa é Pop" do Engenheiros, traz elementos desses. logo, é progressivo?
    eu sou fã de rock nacional e os engenheiros tem coisas bem mais proximas do progressivo do que nesse album(o qual eu tenho inclusive /m/)
    mas um album que tem MTs caracteristicas de progressivo nacional é "Os quatro Coiotes" do RPM que foi o album que comecou a cair com o RPM na midia pq o publico geral esperava outro Radio Pirata e nao gostou =X

    OniKage
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    existem duas definições: a mais clássica e literal é a que o Nasch explicou. Agora se for para o genero musical "rock progressivo" ou "metal progressivo", aí as definições que o brunohardrocker e o makumbator falaram.
    o Fahrenheit citou o Khalllice, que é uma banda que começou como cover de Dream Theater. Na minha opinião, a definição "clássica" diz que Khallice não é nada progressivo, porque (de novo, essa é a MINHA opinião somente!) eu acho que eles tem um som parecido demais com o do DT, e não introduziram muita coisa de novo. Agora de acordo com a 2a definição realmente eles podem ser chamados de "metal progressivo", como o DT.

    No final das contas, são apenas mais rótulos.. acho q num dá prá chamar uma banda de progressiva hj em dia, qd mta gente repete o q já foi feito.. acho mais fácil dizer "essa banda tem umas características progressivas!"

    O Iced Earth já fez uma pá de album conceitual, e nem por isso a banda pde ser chamada de metal progressivo ou algo assim. :)

    Phantom Of Death
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    pacman jp

    Cara, se eu for te dar meu conceito de progressivo vai rolar dizer q DT não eh progressivo...

    para mim eh simplesmente algo q não se repete, que não gira em torno dos proprios passos, como R. Wright do Pink Floyd falou numa entrevista do DVD Live At Pompeii versão do diretor, tipo, movimento progressivo significa que o mesmo não volta a se repetir.

    Logo vc não verá albuns muito semelhantes de uma banda considerada progressiva, eh logico que o q vc citou, mudanças de andamento, e etc... influenciam na classificação, mas o mais importante eh o NÃO SE REPETIR.

    197873
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Fahrenheit
    Khalllice

    Você não quis dizer Cálix, não?


    Só pra ajudar quem for procurar alguma música.
    Valeu!

    james_the_bronson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    legião urbana ja foi colocado como progressivo...

    Ôó !!!

    gênessi

    Tem uma vizinha velha aqui no prédio chamada Geneci òÔ ...

    pacman jp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Phantom Of Death
    Cara, se eu for te dar meu conceito de progressivo vai rolar dizer q DT não eh progressivo...

    para mim eh simplesmente algo q não se repete, que não gira em torno dos proprios passos, como R. Wright do Pink Floyd falou numa entrevista do DVD Live At Pompeii versão do diretor, tipo, movimento progressivo significa que o mesmo não volta a se repetir.

    Logo vc não verá albuns muito semelhantes de uma banda considerada progressiva, eh logico que o q vc citou, mudanças de andamento, e etc... influenciam na classificação, mas o mais importante eh o NÃO SE REPETIR.


    é... em suma, vc ta certo!

    porém, achei num outro tópico algo que ajuda bastante:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_Progressivo
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Metal_progressivo

    o link de rock progressivo fala algo mais amplo.

    -GUS-
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    gostei do link da wikipedia... ms realmente eh mto dificil definir...

    Dogs2
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    197873
    Khalllice

    Você não quis dizer Cálix, não?


    Não, são duas diferentes

    Dogs2
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Nasch
    Casa das Máquinas considero como progressivos
    Na minha ignorante opinião naum temos nenhuma banda atual brasileira representante dessa corrente.

    Ué, mas Casa das Máquinas é brasileira
    Embora eu não considere progressiva nem a pau

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Defin~ição pra Progressivo!