Clarinete é difícil?

    Autor Mensagem
    patti
    Veterano
    # jun/07


    Pessoal,

    Estou pensando em aprender a tocar clarinete. Já toco flauta doce e um pouco de violino, mas quero me aperfeiçoar em um instrumento de sopro (além da flauta). O clarinete é uma boa opção?

    Em qual clave ele é tocado?

    Se alguém souber, por favor, aguardo sua ajuda.

    has4
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: has4
    · votar


    patti

    Nenhum instrumento é tão fácil se não houver dedicação.

    A CLARINETE é um instrumento que possui riqueza de ESCALA, ao contrário do SAXOFONE que tem um som lindo, mas possui apenas pouco mais de 2 oitavas, enquanto a CLARIENTA possui cerca de 4 oitavas, isto, sem falar nas NOTAS HARMÔNICAS, ou seja, fora da extensão.

    Instrumentos de PALETAS são instrumentos que possui um pedaço de BAMBU, e chamamos de EMBOCADURA a preparação para o aprendizado do SOPRO; no inicio do aprendizado soamos como se fóssemos PATOS, o som fica horrível, som de pato rsrsrs, mas é uma FASE, assim como nos instrumentos de CORDAS, que nos fazem criar calos nos dedos e os sons das cordas soam abafados no início do aprendizado pois temos dificuldades para executarmos notas com PESTANA (com o uso do INDICADOR) e alguns outros acordes simples, ou seja,´tudo é uma FASE de aprendizado pela qual não temos como não passar, enfim, são FASES que vamos vencendo paulatinamente e com o auxílio de um PROFESSOR.

    NÃO. NÃO é difícil, como eu disse, depende da DEDICAÇÃO para os estudos. É um ótimo instrumento, tal qual a FLAUTA, que coMparada ao SAXOFONE, possui uma parte da escala muito parecida, IDENTICOS, daí, haver muitos SAXOFONISTAS que também tocam FLAUTA e até CLARINETA, pois de certa forma se assemelham as escalas, ou posições das mãos para executá-los.

    VÁ EM FRENTE. ENCARE. CLARINETA é um lindo instrumento, há muitos chorinhos executados por ele, muito material bacana. BOA SORTE!

    À PROPÓSITO, eu curto uma FLAUTA TRANSVERSAL, e também é bem maneiro estudar FLAUTA. Tenho feito uns 'auês' com a minha TRANSVERSAL:

    http://www.4shared.com/file/18423946/df8529aa/FLUTE__remixada.html

    Mega
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Toque flauta transversal \m/

    pekenamiga
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Eu toquei clarinete durante 2 anos e meio. Só parei por causa da faculdade, se não estaria até hj. Mas, assim como tudo o que se quer aprender desde música até alguma língua estrangeira, depende só de vc, o quanto vc irá estudar, pq exige mta disciplina. Se vc nunca tocou instrumento de sopro, talvez tenha uma dificuldade logo no começo, mas nada q com o tempo e prática não se resolva. E uma dica, se for estudar, depois que conseguir tocar escalas sem grandes dificuldades, entre logo numa orquestra, ou toque com alguém junto (com outro instumento), pq são essas coisas q mais motiva a gente a continuar e querer cada vez mais aprender!!!

    Sou apaixonada por clarinete! Acho q vale mto a pena as dores nos dedos, na boca, a falta de ar (rs*) enfim! Dou todo o apoio! =)

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    olá! não entendo de clarinete, mas tenho um amigo que toca muito bem. ele me mostrou esse site outro dia:
    www.clarinetemania.com
    parece que é o único site mais organizado que tem sobre clarinete no brasil. além de material, tem tambem um forum (concorrencia?) só sobre clarinete.

    espero que ajude.

    ah, a clave não certeza, acho que é sol mesmo, mas ele é todo escrito um tom acima (se tá escrito dó na partitura, o que voce executa na verdade é um si bemol, acho que é isso...). coisas de sopros.

    Nasch
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    has4

    Matou a pau na sua explanação....Legal!!!!

    Abraços...

    Lethicia
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    olha.. sou clarinetista faz 7 anos.. de inicio foi meio complicado, mas nada que vc se dedique aos estudos não resolva esse problema.. te indico, pois é um instrumento lindo. Como has4 disse.. encare.. (um up para aquele post, q ta d+)

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Lethicia

    26/jun/07 10:57

    Pela data do tópico, a criança lá em cima já deve estar tocando clarinete até "discosta". Mas "tá" valendo.

    Um abraço

    Dogs2
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    existem mais difíceis

    xGumAx
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Toco clarinete há muito tempo, não acho q seja difícil...

    É instrumento gratificante, pois se vencer a fase inicial o resto é moleza...


    Creio q difícil seja tocar Fagote!

    Ou um tubax! Aquilo deve ser impossible!

    Nikouku
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Clarinete não é um instrumento tão impossível... na verdade ele pode parecer até bem simples depois que se acostuma ao instrumento...
    Ele é tocado na clave de sol e tem 4 oitavas, o que é bem extenso...
    Além disso ele tem um lindo som que parece passar pelas paredes... ele é sim um instrumento recomendado... (Mas saiba que no começo, a embocadura vai ser meio chatinha kkkk)

    Nikouku
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Clarinete não é um instrumento tão impossível... na verdade ele pode parecer até bem simples depois que se acostuma ao instrumento...
    Ele é tocado na clave de sol e tem 4 oitavas, o que é bem extenso...
    Além disso ele tem um lindo som que parece passar pelas paredes... ele é sim um instrumento recomendado... (Mas saiba que no começo, a embocadura vai ser meio chatinha kkkk)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Clarinete é difícil?