has4 Veterano |
# mai/07
Leiam esta matéria interessante sobre MÚSICA ELETRÔNICA:
Egípcio fazia música eletrônica nos anos 40
El-Dabh era pianista da corte real e começou seus experimentos com fitas magnéticas em uma rádio do Cairo
28.05.07 12:20
Verdadeiro ícone da cultura ocidental contemporânea, a música eletrônica tem relações muito mais estreitas do que se imagina com a cultura oriental. Prova disto é o trabalho de Halim El-Dabh, músico egípcio de 86 anos que pode ser considerado um dos pioneiros na produção de sonoridades eletrônicas.
Pianista da corte real egípcia na década de 40, Halim foi pioneiro em seu país ao lidar com técnicas de gravação de músicas através de fitas magnéticas quando trabalhava numa rádio do Cairo. O músico passou a fazer uma série de experiências com música concreta, se notabilizando nesta área.
Captando e produzindo os mais variados sons e ruídos para depois mesclá-los em uma única faixa, El-Dabh produziu, entre 1944 e 1959, uma série de faixas com sonoridades que remetem fielmente à música eletrônica moderna: batidas repetitivas, reverberações e efeitos norteados por uma atmosfera hipnótica. À época destas criações, o músico egípcio se mudou para os Estados Unidos, onde estudou e foi pesquisador em diversos institutos musicais, como o Columbia-Princeton Electronic Music Studios.
Boa parte do repertório "eletrônico" de Halim está reunido no álbum Crossing Into The Electric Magnetic. A compilação, que foi regravada em 2001, conta com produções restauradas feitas pelo egípcio há mais de 50 anos no Cairo e em Nova York. Cidadão americano desde 1961, atualmente Halim reside nos Estados Unidos, mas não tem produzido novos trabalhos de música eletrônica.
autor: João Anzolin.
Fonte: http://rraurl.uol.com.br/cena/texto.php?id=3674
|