Mickey Mouse IV Veterano |
# abr/07 · Editado por: Mickey Mouse IV
Oi pessoal.
Ja faz um tempo, venho criando uma imensa vontade de voltar à alguns projetos e ideias minhas do passado. Voltar a compor, mas começar a expandir meus horizontes em relação à instrumentos... gostaria aprender 3 outros instrumentos que me fazem muito interesse a muito tempo. Piano, Bateria e Baixo. Porém, não quero aprender apenas a executar músicas. Quero me aprofundar no universo das composições. Criar músicas, arranjos,algo com influencias do clássico, barroco, aplicados em outras vertentes.
Ando a um tempo ja em uma banda. É divertido, mas realmente vejo que não é isso que eu quero. Eu não tenho a liberdade de criar esse estilo, de aprofundar-me. Mas tomei minha decisão de daqui a uns tempos, quando viajar, não formar mais banda por um tempo, e me dedicar bem à essa atividade.
Em função disso, ando pesquisando alguns equipamentos, e alguns métodos.
Sobre os equipamentos, estava tendo algumas dúvidas;
Eu pretendo gravar tudo que for compor. Então estava em dúvida de instrumentos...Andei pensando em instrumentos com captações midi, para transcrever todas minhas composições através de midis. Mas estou tendo algumas dúvidas... como por exemplo:
Se eu quisesse gravar algo "real" mesmo, sem midi, como faria?
A captura do que você toca, é muito precisa? existe algum tipo de atraso?
Antes de ligar à mesa, principalmente o baixo, precisaria atravessar o instrumento por algum pre-amplificador/pedaleira/ o que seja?
Passando para o piano/teclado... bem, minha mãe comprará um piano por la. Mas vejo que parar gravar, seria muito complicado. Então, estava pensando em Yamaha YPG625 Portable Keyboard. O que acham? ele, imagino que posso transcrever o que tocar por midi, e até onde ouvi tem ótimos sons para gravação também.
E sobre a bateria... a mesma questão, mas só que o dilema é entre Bateria eletrônica X Bateria convencional.
E, sobre outros, uma mesa de som, de 16 canais, seria sulficiente?
E para hardware de gravação... uma M-Audio Audigy da conta do recado? E um PC de quanto é recomendado? Não configuração mínima, mas uma BOA.
Bem, na questão de efeitos, também, imagino que só na guitarra gaste. Talvez no baixo, mas não curto muitos efeitos em baixo.
Sobre os livros de teoria e tudo mais... aceito sugestões. Mas gostaria de um material amplo, dentro do que se propõe o estilo que falei. E sobre ritmo também, e alguns para bateria.
Bem, desculpem pela bíblia mas... heheheh
Valeu, um abraço!
|
Rafael do Baixo Veterano |
# abr/07
· votar
Não sou muito bom nesse assunto,mas vou ajudar com o q posso:
Se eu quisesse gravar algo "real" mesmo, sem midi, como faria?
Vc teria q gravar cada instrumento em uma pista diferente,no final junta todas elas e mixa a música.Vc só teria trabalho pra gravar a bateria pq cada peça tem q ser gravada em uma pista diferente,para então juntá-las.
A captura do que você toca, é muito precisa? existe algum tipo de atraso?
A captura é bastante precisa,chegando a mostrar algumas imperfeições q nos normalmente não notamos durante a execução.O atraso depende do hardware q vc está usando,o básico pra se fazer uma boa gravação sem atrasos,é um PC com uma boa placa de som,muita RAM e um processador parrudo.Assim o atraso será nulo ou bem perto disso.
Antes de ligar à mesa, principalmente o baixo, precisaria atravessar o instrumento por algum pre-amplificador/pedaleira/ o que seja
Eu costumo ligar os instrumentos em um DI antes de mandar o sinal pra mesa.Mas creio q não seja necessário.
E para hardware de gravação... uma M-Audio Audigy da conta do recado? E um PC de quanto é recomendado?
Eu não conheço muito bem placas de audio,então não vou falar nada sobre ela.Uma BOA configuração de PC pra gravação seria:
-Processador Intel® Core™2 Extreme QX6800
-4GB RAM
-2X HD 160GB Ultra ATA ou SATA
Tendo isso vc certamente não terá problemas de latência ou lentidão durante as suas gravações e edições.
Se eu falei alguma besteira foi mal cara,tô entrando agora nessa área de gravação tbm.
|