Jethro Tull: "não somos uma banda de Rock"

    Autor Mensagem
    Johnny Blade
    Veterano
    # abr/07


    Ian Anderson: "Meu compromisso é fazer com que todos sintam-se levemente desconfortáveis"

    O músico afirma que o Jethro Tull não é uma banda de rock e diz que um bom show tem de ter doses de confusão e dúvida

    O Jethro Tull já esteve no Brasil diversas vezes, mas agora a banda traz na bagagem um show batizado de Acoustic/Electric Tull Concerts. Poderia dar mais detalhes sobre este espetáculo e dizer no que ele difere dos demais já apresentados aqui?
    Digo que esta é uma turnê acústica e elétrica porque a banda vem se revezando entre duas turnês, uma totalmente acústica e uma elétrica e acústica. É esta última que estamos levando ao Brasil e que, na verdade, é o que fazemos desde 1969, ou seja, mesclar canções acústicas e elétricas. Não gosto de rotular nosso show como acústico e nem como um show de rock, porque o Jethro Tull não é uma banda de rock, como são Iron Maiden ou Motörhead. Nós usamos instrumentos acústicos e eu sempre fui um músico acústico. Batizamos a turnê desta maneira, porque é a melhor definição que encontramos, afinal de contas, tocamos canções acústicas, algumas totalmente totalmente elétricas e outras que misturam ambas as coisas.

    (...)

    Pode parecer estranho, mas mesmo quando adolescente eu nunca gostei de ouvir rock. Sempre gostei mais de jazz, música clássica e principalmente folk. Todos os dias ouço rock, de bateria estridente e guitarras altas, durante duas horas, que é o tempo em que estou no palco. Fora dele, procuro fugir de instrumentos em volumes intensos e ouço coisas completamente diferentes do que acabei de tocar para acalmar os ânimos após os shows.

    (...)

    Meu compromisso é fazer com que todos sintam-se levemente desconfortáveis (risos).

    O que você quer dizer com isso exatamente? Desconfortáveis em que sentido?
    Acho que o Jethro Tull seria muito mais conhecido se fôssemos uma banda de rock pesado. Se ainda hoje tocássemos como na época das turnês de Aqualung (1971) e Thick as a Brick (1972) seria como uma “quick fix” (dose mínima para atingir o efeito de uma certa droga), como uma picada de heroína ou uma carreira de cocaína, seria como uma forte dose de uma droga poderosa. Mas eu não me interesso por drogas de nenhum tipo. O que quero dizer, é que minha música é desafiadora em certos termos. Quando digo que meu objetivo é deixar as pessoas levemente desconfortáveis, é a mais pura verdade. Eu gosto da tensão que consigo criar no público com algo estranho ou pouco familiar. Acho necessária a existência dos elementos de confusão e dúvida que surgem nas pessoas diante de algo que elas não têm certeza se gostam ou não. E nós temos apenas alguns minutos para tentar convecê-las de que sim, elas poderão gostar daquilo, se ao menos experimentarem. Não gostaria de ser parte daquele tipo de banda que simplesmente entrega a mercadoria na porta do freguês sabendo que ele mesmo poderia ter comprado tudo se tivesse ido ao supermercado. Eu não quero ser como um entregador de mercearia, que vai até a sua casa entregar exatamente o que você deseja comer todos os dias. Quero poder entregar algo que a pessoa nunca tenha comido antes, e que talvez até tenha uma sabor esquisito, mas de que ela talvez goste. É importante experimentar novos ingredientes quando você se senta numa mesa para jantar, assim como quando você se senta num auditório para assistir a um concerto musical.

    Acha então que o experimentalismo presente na sonoridade do Jethro Tull pode ser um dos fatores que atraem novas gerações a mergulhar no universo da banda?
    Acho que as pessoas mais jovens vêm aos nossos shows principalmente porque é o tipo de música que seus pais passaram a vida ouvindo. Se você vai a um show dos Rolling Stones, com certeza não é porque está interessado nas canções do álbum mais recente deles. Você quer mesmo é conferir ao vivo os clássicos dos anos 60, talvez alguns dos anos 70, mas algo além disso, esqueça. Ninguém é a fim de ouvir o que eles fizeram a partir dos anos 80 e acho que esse é o maior problema deles. Mas desde o começo, em 1969, eu sempre busquei me aventurar cada vez mais musicalmente e, talvez por isso, nossos fãs estejam mais acostumados com o fato de o Jethro Tull fazer algo de mais mérito. Os mais novos querem ver qual é o encanto que a nossa música produz, desejam tentar descobrir e entender o porquê de seus pais gostarem mais das nossas canções do que de “Stairway to Heaven” (risos).


    esse foi só um techo da entrevista, que pode ser vista na íntegra neste site: http://canais.rpc.com.br/gazetadopovo/cadernog/conteudo.phtml?id=65584 5

    ------------------------------------------------------------

    interessante essas afirmações do ian anderson, não?

    sobre ian nunca ter gostado de rock acho que, salvo os fãs mais fanáticos (leia-se: de coração \o\), não se esperava ouvir algo assim do líder do Jethro Tull, não é?

    Me Wise Magic
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    por um lado tudo isso é verdade,Jethro tem suas músicas mais calmas e umais mais pesadas,é uma banda única mesmo.

    "porque o Jethro Tull não é uma banda de rock, como são Iron Maiden ou Motörhead"

    Iron Maiden e MotorHead são bandas de Hard Rock/Heavy Metal,ja Jethro Tull,é rock sim,mas um estilo de rock diferente,um rock mais "suave"

    old steel
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Toda a formação de Ian é baseada na musica clássica,e o seu som mesclou isso de forma genial com o R and Blues,imortalizando uma obra que pra quem gosta de música,independentemente de rótulos,tem obrigação de conhecer.
    "Too old to rock'n'Roll,Too young too Die

    PAGEWATERSRAUL999
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Tantos anos de estrada que o Ian se sente à vontade p/ falar o que quiser agora.
    No entanto, seu público (90%) é de Rock.
    Acho que ele só disse isso porque já deve estar de saco cheio de rótulos, essas coisas. Mas acho mais louvável como fez os componentes do Zepp após o lançamento do Led ll em 1969, afirmando que não eram, o que então queriam rotular, uma banda de Heavy Metal. Talvez ganhassem muito mais grana assim, considerando o'mercado promissor' que era (e ainda é) o heavy metal (naquela época).

    O Ian também poderia afirmar isso quando ganhou o prêmio de melhor banda de Rock Heavy Metal em pleno auge do Metallica. Lembro de alguém do Metallica comentar, de forma irônica, no ano seguinte, que iria torcer muito para o JTull não lançar nenhum som naquele ano.

    thor_
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: thor_
    · votar


    soh sei q o show arregaço
    bom demais

    Me Wise Magic
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    thor_

    vc é de onde?

    Rock And Roller
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    vo no show sabado

    asda
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Rock And Roller
    Quer compania?

    thor_
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: thor_
    · votar


    Me Wise Magic
    curitiba
    e vc?

    Me Wise Magic
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    thor_

    tb.

    que cadeira vc tava??

    pegou autógrafo?

    Me Wise Magic
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    ahh,olhem os benefícios de chegar 5 horas antes do show

    http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=11530678468684179453&pid=8

    http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=11530678468684179453&pid=2

    Sim,consegui. \o/

    Sansas
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eles saum fodas , e isso eh indiscutivel

    thigsm
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ae fui onte no show em sp, muito foda \o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jethro Tull: "não somos uma banda de Rock"